Oferta | Programa da disciplina | Referências Bibliográficas | Aulas Práticas | Programa Computacional | Links |
Clique para ver as notas das avaliações.
BANZATTO D. A.; KRONKA, S. do N. Experimentação agrícola. Jaboticabal: UNESP, 1989.
BOX, G. E. P.; HUNTER, W. G.; HUNTER, J. S. Statistics for experiments: an introduction to design, data analysis and model building, John Wiley & Sons, 1978.
COCHRAN, W. G.; COX, G. M. Experimental designs. 2ed. New York: John Wiley & Sons, 1957.
COX, D. R. Planning of experiments. New York: John Wiley & Sons, 1992.
FEDERER, W. T. Statistical design and analysis for intercroping experiments, v.1: two crops, New York: Springer-Verlag, 1993.
HINKELMANN, K.; KEMPTHORNE, O. Design and analysis of experiments. Volume I: introduction to experimental design. John Wiley & Sons, 1994.
MEAD, R. The design the experiments: statistical principles for pratical aplications. Cambridge University Press, 1988.
MILLIKEN, G. A.; JOHNSON, D. E. Analysis of messy data. Volume I: designed experiments. New York: Chapman & Hall, 1992.
MONTGOMERY, D. C. Design and analysis of experiments. 3ed. New York: John Wiley & Sons, 1991.
PEARCE, S. C. The agricultural field experiments: a statistical examination of theory and practice. New York: John Wiley & Sons, 1983.
PIMENTEL GOMES, F. Curso de estatística experimental. 13ed. Piracicaba: ESALQ-USP, 1990.
STEEL, R. G. D.; TORRIE, J. H. Principles and procedures of statistics: a biometrical approach. 2 ed. New York: McGraw-hill, 1980.
VIEIRA, S. Estatística experimental. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
WERKEMA, M. C. C.; AGUIAR, S. Planejamento e análise de experimentos: como identificar as principais variáveis influentes em um processo. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.
As aulas práticas serão no estilo tutorial e estão disponívies para download e/ou para acesso via web-browser:
ATENÇÃO: estes arquivos/página poderão ser atualizados regularmente.
Nas aulas práticas do curso será utilizado o programa estatístico R que é gratuito e de código aberto.
Siga os links abaixo para mais informações sobre programas computacionais a serem utilizados no curso.
![]() |
|
R
dentro do editor Xemacs
Este procedimento permite um uso ágil do programa R
com facilidades para gravar o arquivo texto com os comandos de uma
sessão e uso das facilidades programadas no pacote ESS
(Emacs Speaks Statistics)
que é um complemento do editor
XEMACS
.
Para utilizar esta funcionalidade deve-se seguir os passos descritos
na página que descreve como fazer a instalação
do ESS
para Windows.
Trata-se de uma tese, propondo procedimentos alternativos, simples e eficientes, que se utilizem de técnicas de planejamentos experimentais e otimização, na melhoria da qualidade de produdos e/ou serviços e que contemple todos os três tipos de características de qualidade: maior é melhor, menor é melhor e nominal é melhor, em substituição às técnicas de Taguchi.
Com objetivo de determinar a influência de parâmetros de pulso na potência elétrica média dissipada durante uma soldagem realizada pelo processo TIG pulsado, foi utilizado o planejamento fatorial.
Apresenta o uso da ANOVA em dois experimentos fatoriais:
· Estudo do ganho mensal de peso em quatro grupos de borregos sujeitos a regimes alimentares diferentes.
· Estudo efetuado em quatro raças diferentes de galináceos, pintos de engorda que avalia os resultados dos ganhos médios de peso vivo durante oito semanas.
Estudo da influência Bioenergética Antrópica na tensão superficial da água. Utilizou Anova para um experimento fatorial.
Analisou-se a variabilidade existente entre cinco espécies e entre 13 famílias de Sesbania Scop., com relação ao grau de dormência das sementes. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições de 50 sementes cada repetição. Para análise dos dados foi realizada a ANOVA. (experimento hierárquico)
Conseqüências da Fragmentação da Floresta na Comunidade de Palmeiras na Amazônia Central. Há um trabalho minucioso de planejamento (págs 3 e 4). Foi utilizado um método para definir o nº de Amostras e Anova com Blocos Aleatórios Incompletos. Os testes de Anova foram usados para testar Riqueza e Diversidade, Continuidade e Fragmentação entre outros.
Um estudo sobre o estabelecimento de sistema monitorial de treino de corrida de curto percurso para os jovens atletas de Macau Apresenta um planejamento simples. A análise da ANOVA foi realizada com o software SPSS 8.0, para testar condições físicas bioquímicas e fisiológicas. Faz também testes de comparações múltiplas.
Estudo do comportamento da pressão intra-ocular em pacientes diabéticos, hipertensos e normais (Projeto Glaucoma) Apresenta um planejamento bem definido, foi testado em Curitiba. A Anova foi usada para testar correlação entre um grupo com o grupo controle. Apresenta os resultados dos testes com explicações no p-valor.
Há um exemplo de ANOVA onde uma bioquímica está interessada em estudar a extração de pigmentos naturais, com aplicação como corante em alimentos. Numa primeira etapa tem-se a necessidade de escolher o melhor solvente extrator. A escolha do(s) melhor(es) solventes foi realizada através da medida da absorbância de um pigmento natural do fruto de baguaçú.
Experimento avalia o efeito da ingestão alimentar sobre o comportamento de músculos cardíacos de ratos (hipertensos). Utilizou-se ANOVA para experimento inteiramente casualizado e teste de Tukey.
Vários artigos aplicados à área agrícola.
Aplicação das técnicas de planejamento e análise de experimentos no processo de fabricação de produtos plásticos.
Aplicação de ANOVA em estudos da área de Psicologia.