Idades indicadas:
maiores que 11 anos
Buracos Negros e suas Atividades
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carlos.coimbra

Atividade: Modelo em escala do buraco negro central da Via Láctea  

Nesta atividade, alunos dos últimos anos do ensino fundamental poderão visualizar (ou mesmo montar ou projetar) um modelo em escala da Via Láctea, com suas estrelas, disco de gás e seu gigantesco buraco negro central. O professor pode fazer uma exposição mostrando slides com as comparações aqui propostas ou dividir a sala em grupos para propor esta atividade para que alunos a projetem como trabalho de casa. Aqui são propostos materiais simples como sugestão para uma montagem em atividade de sala de aula para visualização do sistema solar.

Materiais (para cada grupo):

  • 1 bolacha recheada (qualquer uma com cerca de 5 cm de diâmetro).
  • Punhado de alpiste.
  • 1 semente de pimenta do reino.
  • CD com um chumaço de algodão no centro.

Procedimento:

Siga os passos abaixo para representar um modelo em escala da nossa galáxia (Via Láctea) para um sistema solar de 5 cm de diâmetro. A atividade inclui várias partes: definir a escala, preencher o modelo e fazer previsões.

  • Escala do Sistema Solar:
    • Um pré-requisito para essa atividade é que os alunos tenham consciência da estrutura do nosso sistema solar. O Sol e sua família de planetas é o reino do universo familiar, e embora seja quase impossível entender o tamanho e a escala do Sistema Solar real, a maioria das pessoas está ciente de que o Sol e alguns planetas são enormes e que os planetas são separados por grandes distâncias.
    • Vamos reduzir o tamanho do Sistema Solar até o tamanho de uma bolacha recheada. Observe que o Sol nessa escala é uma mancha quase microscópica de açúcar no centro do biscoito - seu diâmetro é de aproximadamente 1/10.000 do diâmetro do Sistema Solar até Plutão. O biscoito em si define o plano das órbitas dos planetas ao redor do Sol. Plutão, o objeto planetário mais externo, rola ao redor da borda da bolacha.
  • Escala da Via Láctea:
    • A luz leva cerca de 11 horas para atravessar a órbita do planeta anão Plutão de um lado a outro. A luz leva 100.000 anos para cruzar a Via Láctea. Qual é a escala da Via Láctea em relação à nossa bolacha recheada? Dependendo dos estudos, isso pode ser feito quantitativamente ou qualitativamente.
    • Seja o Sistema Solar do tamanho de uma bolacha recheada. O raio da bolacha: 5,5 horas-luz, ou seja, cerca de 6 bilhões de km. Nessa escala, sendo o Sistema Solar uma bolacha recheada, o tamanho da Via Láctea (100 mil anos-luz) equivale a cerca de 4 mil km. Ou seja, nessa escala, a Via Láctea caberia dentro do Brasil.
    • A nossa galáxia é uma galáxia espiral. Use o CD com o chumaço de algodão no centro para ilustrar para os alunos como seria um modelo simplificado de uma galáxia espiral. O chumaço de algodão representa o bojo da galáxia (no bojo central está concentrada a maior parte das estrelas da galáxia).
  • As estrelas da Via Láctea:
    • Nossa galáxia contém de 200 a 300 bilhões de estrelas. Nós podemos usar alpiste para representar a escala média dessas estrelas. Note que ao usar semente de alpiste, nós exageramos severamente o tamanho das estrelas, que são mais como pequenos cristais de açúcar do que sementes de alpiste. No entanto, o alpiste tem uma qualidade tátil e é grande o suficiente para ser facilmente visto individualmente pelos alunos.
    • Podemos imaginar 200 bilhões de sementes de alpiste? Trabalhe a seguinte visualização com os alunos: imagine um aquário do tamanho de um campo de futebol; a altura das paredes desse aquário é de 1 metro. Preencha totalmente o aquário com alpiste. Isso dará aproximadamente 200 bilhões de sementes de alpiste.
    • O alpiste agora precisa ser distribuído dentro do nosso modelo. Aproximadamente 1/3 de todas as estrelas em nossa galáxia residem em uma protuberância galáctica central. Como a Via Láctea, no modelo, tem o tamanho de todo o Brasil, então 1/3 do alpiste deve ser descarregado ao longo da fronteira entre os Estados de Mato Grosso e Tocantins. Os 2/3 restantes precisam estar espalhados por todo o resto do país.
  • Outros objetos da Via Láctea:
    • Mostre alguns slides para os alunos ilustrando as diversas nebulosas e aglomerados que estão na Via Láctea. Alguns exemplos são a Nebulosa de Órion e a Nebulosa do Caranguejo.
    • Há mais em uma galáxia do que estrelas. Ela está cheia de gás, poeira, regiões de formação de estrelas e possui um buraco negro gigantesco em seu centro.
    • Com base em informações astronômicas que você pode fornecer aos alunos, peça a eles para localizarem no mapa do Brasil o Sol e algumas nebulosas. Nesse nosso modelo, 1 km equivale a 25 anos-luz.
  • O buraco negro central da Via Láctea:
    • A Via Láctea, como a maioria das outras grandes galáxias, provavelmente contém um milhão ou mais de buracos negros estelares em todo o seu disco e um buraco negro supermassivo no seu centro.
    • Sagitário A*, o buraco negro gigante no centro da nossa galáxia, seria do tamanho de um grão de pimenta bem no meio da fronteira entre Mato Grosso e Tocantins.
    • Os buracos negros de massa estelar seriam pontos invisíveis, pequenos demais para serem representados fisicamente neste modelo. O buraco negro descoberto mais próximo da Terra está a aproximadamente 1.600 anos-luz de distância (cerca de 65 km no nosso modelo).

Créditos:

A presente atividade foi adaptada do guia "Black Holes - Space Warps and Time Twists" e pode ser vista aqui: http://www.astc.org/exhibitions/blackholes/BH_TeacherEdGuide.pdf.