Nesta atividade, os alunos irão descobrir que a órbita das estrelas podem sofrer alterações quando estas passam próximas de um buraco negro. O professor pode dividir a turma em grupos e distribuir um kit para cada grupo. O ideal é que cada grupo não tenha muitos componentes e que não haja muitos grupos, para facilitar a movimentação do professor e de seus assistentes.
Materiais (kit para cada grupo)
1 placa de isopor com 100 cm de comprimento, 50 cm de largura e 1 cm de espessura (ou de dimensões semelhantes a esta).
2 ímãs cilíndricos pequenos.
Bolinhas de gude magnéticas ou bolinhas de metal magnéticas.
Cartolina preta nas mesmas dimensões da placa de isopor.
Cola.
Fita adesiva (de preferência não transparente).
Preparação:
Coloque os dois ímãs cilíndricos na parte de trás de cada placa de isopor, fixando-os com fita adesiva. Ou ainda, para uma atuação ainda mais efetiva dos ímas, abra pequenos orifícios na parte de trás do isopor e introduza os ímas, fechando o orifício com a fita adesiva. A fita adesiva não transparente é importante para que os alunos não desconfiem que ali há um íma.
Na parte da frente da placa de isopor, cole a cartolina preta, que nesta atividade representará o próprio universo. (Caso queira, enfeite a cartolina com estrelas auto-colantes ou pinte estrelas da forma que achar melhor.)
Método:
Inicie perguntando aos alunos: onde estão os buracos negros da nossa galáxia? Diga que embora os buracos negros não possam ser observados diretamente com telescópios, é possível perceber a presença deles a partir das órbitas de algumas estrelas.
Distribua os kits entre os grupos e peça que eles ainda não devem usar as bolinhas. Diga que as placas de isopor representam o espaço sideral, o universo. As placas de isopor devem ser colocadas horizontalmente sobre uma mesa com a parte escura para cima.
Explique que as bolinhas são magnéticas e que o magnetismo produz uma força invisível, assim como a gravidade, mas são tipos diferentes de forças. A gravidade é uma força que sempre atrai um objeto para outro objeto. Ímãs às vezes se juntam e às vezes se afastam.
Peça que eles coloquem uma bolinha em algum lugar sobre a placa de isopor. Diga que ela é uma estrela no espaço. O que acontece quando outra estrela se aproxima? Vá em cada grupo e role outra bola próxima à primeira e pergunte novamente: o que acontece quando outra estrela se aproxima?
Explique aos alunos que há outro ímã menor, mas mais poderoso, representando um buraco negro em algum lugar deste campo. Pergunte: vocês podem ver o buraco negro?
Peça para que os alunos rolem algumas bolinhas, de forma organizada, para tentarem detectar onde está o buraco negro. Pergunte aos alunos se eles estão detectando o buraco negro e se as estrelas sofrem algum tipo de mudança em seu movimento quando passam perto dele.
Discussão:
Mostre uma simulação astronômica sobre a mudança de movimento de estrelas no centro de nossa galáxia devido à presença de um super buraco negro. Abaixo, um exemplo de vídeo que pode ser mostrado (créditos: ESO telescope).
Créditos:
A presente atividade é uma adaptação do "Black Holes Manual" da NASA. Ela pode ser encontrada em: https://nightsky.jpl.nasa.gov/docs/BHManual.pdf.