Idades indicadas:
maiores que 6 anos
Buracos Negros e suas Atividades
 -  Lista de atividades
carlos.coimbra

Atividade: Buracos negros no café da manhã  

Essa atividade permitirá que alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (ou até mesmo do jardim da infância) entendam com que se parecem os buracos negros reais que habitam o universo. A presente atividade, além de científica, é ao mesmo tempo gastronômica. O objetivo é construir um buraco negro que habita o centro de galáxias, formando as chamadas "galáxias de núcleo ativo" (AGNs). As AGNs são compostas pelo buraco negro central que se alimenta do gás quente que cai a partir de um disco de plasma ao seu redor (chamado "disco de acreção"). Ao redor do disco de acreção há um toro de poeira e saindo perpendicularmente do buraco negro (para cima e para baixo) há jatos (jets) de partículas (veja o modelo de AGN na figura abaixo).

Materiais

A classe pode se dividir em grupos, mas se ela for pequena, os alunos podem fazer a atividade individualmente (o que é melhor, pois o aluno terá a oportunidade de vivenciar individualmente a experiência gastronômica). Cada grupo (ou indivíduo) precisará de:

  • 2 casquinhas de sorvete (pequenas).
  • 1 pão do tipo bagel cortado pela metade (use a parte de cima do pão em um grupo e a parte de baixo em outro). Caso não tenha o bagel, faça um furo central em um pão de hamburguer, corte-o ao meio e use a parte de cima do pão para um grupo e a de baixo para outro.
  • 1 brigadeiro de chocolate.
  • Creme de avelã (do tipo Nutella). Tente usar um pote ou mais potes distribuídos para toda a classe. Um pote será suficiente para a produção de 10 "buracos negros".
  • Granulado de chocolate (ou granulado colorido).
  • Espátula para manteiga ou faca para manteiga.

Preparação:

  1. Verifique a higienização do ambiente e distribua todos os ingredientes sobre a mesa de trabalho de cada grupo (ou de cada indivíduo).
  2. Coloque o brigadeiro no furo do bagel (ou do pão de hamburguer furado). O bagel (ou o pão de hamburguer) representa o disco de acreção ao redor do buraco negro. Durante a montagem, vá explicando isso.
  3. Enfie com cuidado as pontas das casquinhas de sorvete no brigadeiro (uma na parte de cima do brigadeiro e outra na parte de baixo), de modo que elas fiquem fixadas.
  4. Coloque um pouco de creme de avelã na boca dos cones de sorvete e espalhe granulado (preferencialmente colorido) por cima. Isso representa a massa de partículas de altas energias que serão os raios cósmicos.
  5. Espalhe o creme de avelã nas bordas do bagel (ou do pão de hamburguer), criando a área relacionada ao toro de poeira.
  6. Peça aos alunos para comer o buraco negro junto com o disco, os jatos e o toro de poeira antes que ele as engula (escolha como fazer caso a classe esteja dividida em grupos: por exemplo, os alunos podem dividir o buraco negro em pedaços).
agn

Discussão:

  • O que um buraco negro come? A resposta é: qualquer coisa que chegue perto demais! No universo, isso significa gás interestelar (e às vezes estrelas desafortunadas que se aproximaram muito). À medida que o gás cai em direção ao buraco negro, ele é transformado em um disco giratório chamado disco de acreção que, devido à fricção entre os átomos, aquece a milhões de graus. Nessa temperatura, os átomos foram banidos da maioria de seus elétrons e são deixados carregados positivamente. Esse gás é chamado de plasma. O buraco negro e seu disco de acreção giratório atuam como um dínamo gigante capaz de criar poderosos campos magnéticos. A maior parte do gás entrará em espiral no buraco negro, mas alguns são capturados no vórtice magnético e lançados de volta ao espaço em dois jatos a partir dos pólos do buraco negro. Esses jatos de partículas carregadas viajam quase à velocidade da luz e podem abranger toda a galáxia hospedeira (a AGN). Lembre-se de que os jatos não vêm de dentro do buraco negro (nada pode emergir de um buraco negro), mas se originam logo acima de sua superfície.

Créditos:

A presente atividade é uma adaptação da atividade "Black Holes for Breakfast" do manual "Inside Einstein's Universe", que pode ser encontrado em: https://www.cfa.harvard.edu/seuforum/einstein/resources/JourneyBlackHole/JourneyBlackHoleManual.pdf.