UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA
Sensoriamento Remoto
Exercicio No. 02 : RGB-IHS

introdução:

(texto extraído da página do Canada Centre for Remote Sensing )

Term : Intensity, Hue and Saturation Colour Space

Definition : A system of producing colour imagery that is adapted to human vision. Intensity is the colour brightness, hue is the actual colour and saturation defines the purity or "greyness" of the colour.

Explanation : The IHS colour space can be represented by a cone. The intensity is measured along the vertical or height axis where 0% is black, the apex of the cone, and 100% is white, the center of the base of the cone. Hue is measured along the circumference of the base of the colour cone by degree. For example, red is 0°, yellow is 60°, green is 120°, cyan is 180°, and blue is 240°. Saturation is measured along the horizontal axis, the radius of the cone. No colour, 0%, is a point at the center of the cone and full colour, 100%, is a point on the circumference of the base of the cone.

análise visual RGB

software util para esta pratica:

Utilizando o Mulispec, abra a imagem da Ilha do Mel, em composicao colorida 543.

  • imagem Ilha do Mel (543)

    Analise a imagem dando especial atenção às cores das diferentes coberturas do solo. De que cor aprecem as áreas cobertas por vegetação densa (Mata Atlântica), mangue, restinga, água limpa, água com sedimento, areia, solo exposto? agua com sedimento

    bandas 3 4 5

    vegetação densa

    mangue

    restinga

    agua limpa

    agua com sedimento

    solo seco

    solo umido

    IHS

    A imagem foi transformada ao sistema IHS.

    Como você descreveria a aparência de cada uma destas classes em termos de intensidade, saturação e tonalidade? E se for utilizar uma tabela com números inteiros variando de 0 a 255, qual seria a combinação IHS para cada uma destas áreas?

  • imagem Ilha do Mel I
  • imagem Ilha do Mel S
  • imagem Ilha do Mel H
    bandas I H S

    vegetação densa

    mangue

    restinga

    agua limpa

    agua com sedimento

    solo seco

    solo umido


    Intensidade

    Analise a variação de níveis de cinza da imagem Intensidade.

    Quais classes podem ser separadas nesta imagem?

    quais não?

    Por que algumas classes que tinham diferente cor aparecem com a mesma tonalidade?

    Por que a imagem vista parece uma imagem preto e branco?

    Hue - Tonalidade

    Analise a variação de níveis de cinza da imagem Hue (Tonalidade).

    Quais classes podem ser separadas nesta imagem?

    quais não?

    Por que algumas classes (como a vegetação de mata atlântica) aparecem sem textura, como áreas planas?

    Por que a água apresenta duas tonalidades de cinza?

    Quais classes podem ser separadas nesta imagem?

    Saturação

    Analise a variação de níveis de cinza da imagem Saturação.

    Quais classes podem ser separadas nesta imagem? quais não?

    Como seria modificada a imagem origina se a saturacao for aumentada/diminuída?

    Por que aparecem áreas escuras em volta da Ilha do Mel?

    O que são as áreas de vegetação densa que aparecem mais claras/escuras?


    Prof. Jorge Centeno
    centeno@ufpr.br (2013)