Sensoriamento Remoto II, Prof. Dr.Ing. Jorge Centeno - UFPR

Transformação Tasseled Cap

Transformação Tasseled Cap: A transformação tasseled cap foi originalmente desenvolvida para o estudo de campos de agricultura. Analisando a variação espectral de campos agrícolas em imagens do antigo MSS foram constatadas algumas propriedades que variam em função do crescimento da vegetação.
Considerando a variação espectral nas bandas vermelho e infravermelho próximo IVP notou-se que os campos agrícolas, sem vegetação, tendem a formar uma linha. Solos escuros no vermelho também são escuros no IVP. Solos claros no vermelho são também claros no IVP. Ou seja, nestas bandas R-IVP os pixels de solos são altamente correlacionados, independentemente do tipo ou cor de solo.

Linha de solos nas bandas Red-IVP


Crescimento da vegetação

Na medida em que a vegetação cresce ela ocupa maior área do pixel. Isto tem duas consequências: o valor medido no vermelho diminui, devido à absorção da clorofila. Por outro lado, a vegetação é conhecida por ter alta reflexão no IVP, o que origina aumento dos valores medidos nesta banda. Assim sendo, da combinação destes dois fatores ocorre um deslocamento "para esquerda" e "para cima" em relação à posição original do solo nu. Quando o pixel está totalmente coberto por vegetação e solo não é mais visível, os valores na imagem dependem apenas da cultura. Neste ponto, o solo não influência mais e, independentemente da cor do solo, os pixels convergem para um ponto. O caminho entre a linha de solos e o ponto de vegetação plena não é igual, sendo descritas curvas suaves.
É interessante incluir o verde, pois a vegetação madura ou seca tende a amarelar. Não esquecer que amarelo é a soma de vermelho e verde. Quando se inclui a banda do verde na análise é verificado que a linha de solos não é uma linha neste espaço tridimensional (G-R-IVP), mas forma uma elipse. Assim sendo, pode-se falar de "plano de solos" quando se inclui o verde. Quando a folha se torna amarela, a resposta espectral no vermelho diminui, porque cai a produção de clorofila, e cresce no verde. Isto causa uma leve inclinação na direção do verde para a vegetação madura ou amarela.
Combinando as três bandas e acompanhando o desenvolvimento da vegetação em solos diferentes, é possível ver que se forma um cone inclinado, que tem a aparência de um gorro com borlas, do que deriva o nome inglês tasseled cap.
Estes fatos sugeriram a criação de um sistema, apropriado para descrever a evolução da vegetação em campos agrícolas, com os seguintes eixos: Primeiro eixo paralelo à linha de solos nas bandas RED e NIR, chamado de solos; Segundo eixo paralelo à direção de crescimento da vegetação, chamado de verde Terceiro eixo na direção do amarelamento da folha, chamado de amarelo; Um quarto eixo que não foi passível de interpretação, denominado de outras coisas.


Para continuar voce pode voltar ao menu principal.


Copyright © 2020
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br