Sensoriamento Remoto II, Prof. Dr.Ing. Jorge Centeno - UFPR

Exercício de Fusão de imagens

Aula prática:
Como sabemos que não temos acesso ao laboratório de fotogrametria para fazer o exercício inteiro, aqui estamos disponibilizando as imagens já registradas. Assim, é possível fazer a fusão usando o Multispec.

Material

  • Opção 1: Imagem Landsat OLI com Pancromática e três bandas
  • Opção 2: Imagem Landsat OLI com Pancromática e três bandas .
    parte 1
    Primeiro vamos fazer umas fusões usando o conjunto de dados contendo a Pancromática e três bandas . As bandas espectrais são do sensor OLI a bordo do Landsat 8. Elas cobrem uma região em torno de Joinville, incluindo a Ilha de São Francisco. No arquivo compactado tem uma imagem com quatro bandas, na seguinte ordem: Verde, Vermelho, Infravermelho Próximo e Pancromática. As imagens multiespectrais já foram reamostradas para 15m, a resolução da Pancromática. Normalmente, você faria isso no Envi, no Laboratório.
    Brovey Usando o Multispec, visualize as imagens. A seguir, execute a fusão pelo método de Brovey. Para isto, você vai necessitar se lembrar de como se fazem operações aritméticas entre bandas. R'=R*PAN/(R+G+B)
    G'=G*PAN/(R+G+B)
    B'=B*PAN/(R+G+B)

    Componentes Principais
    Bem, foi bom para se aquecer. agora vamos a algo mais complexo, porém que você já sabe: a fusão por componentes principais. Usando o Multispec, calcule as Componentes Principais, mas não de todas as bandas, apenas das três primeiras bandas (verde, vermelho & IVP). Deve ter, como resultado, uma imagem com as componentes principais com três bandas. Substitua a primeira componente pela imagem pancromática. Aplique a transformação inversa. Perguntas ... Estarei online no horário combinado.


    Para continuar voce pode voltar ao menu principal .


    Copyright © 2020
    Jorge Centeno: centeno@ufpr.br