Uma das maneiras de extrair informação de uma imagem é analisando agrupamentos de pixels com características similares e não somente o pixel isolado. O primeiro passo nesta análise é a delimitação de regiões de interesse na imagem, o que pode ser atingido aplicando métodos de segmentação.
Os métodos de segmentação local são geralmente baseados em análise de descontinuidade ou similaridade de valores digitais.
Sendo R a imagem completa, a segmentação e o processo de dividir R em n regiões R1, R2, ....., Rn, tal que:
- A segmentação deve ser completa: toda a imagem deve ser dividida e todos os pixels pertencem a uma região.
- As regiões devem ser conexas, ou seja, não podem ter partes espacialmente separadas. Caso isto ocorra, então se trata de duas regiões diferentes.
- As regiões devem ser disjuntas. Ou seja, não pode ocorrer superposição de regiões. Um pixel pertence a apenas uma região, não pode pertencer a duas ou mais.
- Todos os pixels de uma mesma região têm as mesmas características. Por exemplo, todos os pixels de uma região têm a mesma cor (ou parecida). Caso um pixel não compartilhe esta propriedade com o restante, ele pertence a outra região.
- Duas regiões diferentes e adjacentes devem ter a propriedade em questão (por exemplo a cor) diferente. Se não, são uma única região.
Agora você pode voltar ao menu principal, ou ao menu desta aula ou continuar para o próximo módulo .
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br