Sensoriamento Remoto II, Prof. Dr.Ing. Jorge Centeno - UFPR

Exemplo
Na figura ao lado são apresentados dois resultados de segmentação. No primeiro caso apenas a cor foi levada em consideração. Por este motivo, o algoritmo formou regiões com alto grau de uniformidade interna, sem se importar com a forma dos segmentos.

No segundo exemplo, é apresentado o produto de uma segmentação considerando também o aspecto espacial. Nota-se que o resultado apresenta agrupações mais "compactas", com contornos mais suaves. Algumas regiões podem não ser tão uniformes, como no resultado anterior. Note, também, que muitas regiões passaram a ter uma forma um tanto "quadrada" em função do peso dados ao critério espacial.

Qual destas duas abordagens você escolheria para:

  • a) segmentar feições artificiais, como campos agrícolas?
  • a) segmentar feições naturais, como a mata galeria em torno dos rios?

    Se mudarmos o fator de escala, muitas regiões serão novamente fundidas, gerando uma quantidade menor de regiões, porém, menos uniformes em termos espectrais. Isto é controlado pelo critério de heterogeneidade, que é escolhido pelo usuário.

    As seguintes duas segmentações são um claro exemplo de como a correta escolha do parâmetro espacial permite delimitar bem as parcelas de uma lavoura e os prédios, que tem forma regular.

    Fonte: Kersting, 2006. Mapeamento de obstáculos sob a faixa de domínio de linhas de transmissão usando uma abordagem orientada a objeto, tecnologia lidar e câmara digital de pequeno formato. Dissertação de Mestrado UFPR.


    Agora você pode voltar ao menu principal, ou ao menu desta aula ou continuar para o Exercício prático .
    Copyright © 2020
    Jorge Centeno: centeno@ufpr.br