LiDAR: Sensoriamento Remoto II, Prof. Dr.Ing. Jorge Centeno - UFPR

LiDAR - Laser scanner aerotransportado - padrões de varredura


Como a aeronave se desloca para frente e a varredura é na direção transversal ao deslocamento da aeronave, o laser é projetado na superfície do terreno seguindo um padrão de Zig-Zag. Porém, esta não é a única alternativa de varredura. A seguir são mostrados três sistemas de varredura junto com o padrão que eles produzem na superfície do terreno:
  • Espelho oscilante: Como o espelho vai e volta, o padrão no terreno é zig-zag.
  • Polígono rotatório: Este tipo de espelho gira constantemente em uma direção, o que lhe confere maior continuidade, e cada face produz uma linha no terreno. Assim, o padrão resultante é de linhas paralelas.
  • Palmer: O espelho tipo "Palmer" é um espelho que gira fora de seu eixo. O eixo de rotação, neste caso, é inclinado em relação à superfície do espelho. Isto produz um padrão circular no terreno. Junto com o movimento da aeronave, o padrão resultante é helicoidal.


    Existe ainda sistemas que usam fibras ópticas para efetuar uma varredura mais uniforme, pois o uso de espelhos sempre pode trazer inconstância no movimento, porém não são tão comuns no Brasil.


    consulte Airborne laser scanning—an introduction and overview, Wehr & Lohr (1999). ISPRS Journal of Photogrammetry & Remote Sensing 54 1999 68–82.

    Agora você pode voltar ao menu principal, ou ao menu desta aula ou continuar para o próximo módulo .


    Copyright © 2020
    Jorge Centeno: centeno@ufpr.br