análise visual de imagens
Voltando à aula...
Leia uma imagem e visualize uma composição colorida, como foi explciado na aula anterior.
Você pode listar as bandas disponíveis adicionando estas linhas a seu script.
A imagem tem 12 bandas, mas vamos nos concentrar, por enquanto, nas bandas 2 a 6 (B1, B2, B3, B4, B5, B6), que se localizam nas regiões espectrais mostradas na tabela abaixo. Com base na região espectral especificada em micras, qual seria o nome da região espectral que cada banda cobre? Que nome podemos dar a cada banda?
Com o conjunto de bandas disponível, selecione as três correspondentes à região visível do espectro, vermelho, verde e azul, e utilize essas três bandas para visualizar uma composição colorida visível na tela do computador. Lembre-se de selecionar estas bandas o engine (var vizParams = {bands:...).
Deseja-se elaborar um mapa da região coberta pela imagem. Para isto, devem ser consideradas as seguintes classes:
Exemplo Descrição (pode clicar na imagem para ampliar) vegetação densa (mata Atlântica). A Mata Atlântica é constituída de formações florestais nativas e ecossistemas associados.
Veja mais sobre "Mata Atlântica" em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mata-atlantica.htm Manguezais: Frequentes na interface do ambiente terrestre e marítimo, ou seja, dos rios e dos mares. É um ecossistema bastante úmido frequente nas zonas tropicais e subtropicais (https://www.todamateria.com.br/mangue/)
Restinga:
É um tipo de vegetação que cresce sobre solos arenosos na região da planície costeira, na interface entre os ambientes marinho e continental.
Vegetação rasteira : Esta cobertura vegetal se encontra, nas regiões mais altas, onde o solo é mais rochoso. Por exemplo, em torno do farol da Ilha do Mel.
Areia
Áreas urbanas
Solo descoberto
Água: No caso da água deseja-se também fazer um estudo da carga de sedimentos na água:
Água com sedimentos
Água sem sedimentos
Visualize a imagem no visível (RGB) e analise a cena considerando as classes citadas acima.
Se tudo deu certo, a imagem vegetação deve aparecer em vermelho e a água em tons de azul.
Agora, avalie se houve melhora na discriminação das classes usando esta composição colorida, em comparação com a do visível. Para isto, discuta com um colega as vantagens e desvantagens de cada composição.
Verifique, em qual composição é mais fácil detectar cada classe usando a tabela abaixo.
Objeto RGB NIR-R-G Água pura Água turva Areia Solo descoberto Áreas urbanas Vegetação rasteira Restinga Manguezais Vegetação densa
Finalmente vamos incluir a informação do infravermelho médio. Visualize uma composição onde:
e verifique quais classes podem ser melhor vistas nesta composição.
Repita a análise anterior.
Objeto RGB NIR-R-G MIR-NIR-R Água pura Água turva Areia Solo descoberto Áreas urbanas Vegetação rasteira Restinga Manguezais Vegetação densa
Bem, se tudo deu certo, você teve a oportunidade de ver três composições coloridas da mesma cena e observou que algumas combinações são mais apropriadas para detectar ou mapear determinadas classes ou fenômenos.
Responda:
Visualização - Visível
RGB
Cartografia
NIR -R - G
Agora repita a tarefa acima, mas desta vez usando uma imagem colorida em falsa cor, para isto, faça a seguinte associação na opção display:
MIR-NIR-Red
Resumo
Avaliação:
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br