A
Cidade das Mulheres
A Cidade das Mulheres é um filme documentário
produzido e dirigido por Lázaro Faria. O argumento e roteiro e
trilha sonora (interpretada por Elza Soares) são da escritora
paulistana Cléo Martins, a Agbeni Xangô do Ilê
Axé Opô Afonjá. O filme, que tem como protagonista
Mãe Stella de Oxóssi, a ialorixá do Ilê
Axé Opô Afonjá, é uma homenagem à
antropóloga americana judia Ruth Landes (falecida em 1991)
autora de "The city of women" (A Cidade das Mulheres), escrito em 1939,
pontuando a vida digna e verdadeira das mulheres de terreiro da Bahia
conhecidas por mulheres do partido alto. Foi vencedor, em 2005, do
prêmio "Tatu de ouro" e do prêmio BNB.
Barravento
Barravento é o primeiro longa-metragem dirigido por Glauber
Rocha. É um filme de 1962, do gênero drama. A
história acompanha um negro educado que volta à
aldeiazinha de pescadores em que foi criado para tentar livrar o povo
do domínio da religião. Filmagens na praia do Buraquinho
em Itapuã na Bahia.
O termo "Barravento", conforme explicado no início do
filme, "é o momento de violência, quando as coisas de
terra e mar se transformam, quando no amor, na vida e no meio social
ocorrem súbitas mudanças."
Besouro
Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro
Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920 a
quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários.
Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009. Huen Chiu
Ku, coreógrafo de Kill Bill, é o responsável pelas
cenas de luta do filme.
Sinopse:
Os escravos foram abolidos. Mas o preconceito fez com que eles
fossem tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para
sobreviver. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o
velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração
pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manoel
Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os
segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da
Purificação, sendo batizado com Besouro Mangangá
por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a
hora era para tal. Mestre Alípio foi jurado de morte por ensinar
capoeira. Mas Besouro tinha a responsabilidade de protegê-lo. Um
dia, quando Besouro estava em uma roda de capoeira, um policial matou o
mestre Alípio. Em uma feira onde escravos trabalhavam, Besouro
começou vê uma entidade que o manda ajoelhar. Na tentativa
de lutar capoeira com a entidade, besouro destroi toda a feira. O
feitor e seus homens perseguem Besouro que pula na água. Dona
Zulmira sua mentora espiritual e conselheira, entrega-lhe um
colar(patuá) para fechar o corpo protegendo-o dos ataques
inimigos Ou seja. a única coisa que pode matá-lo à
a faca de ticum. Besouro começa a incendiar as
platações do coronel. Quero Quero, amigo de
infância de Besouro começa a se voltar contra ele
já que ele estava destruindo tudo que os escravos estavam
fazendo. A namorada de Quero Quero, Dinorá então termina
o namoro com ele. Dinorá então se encontra com Besouro e
faz amor com ele. Quero Quero, revoltado, luta com Besouro na mata.
Besouro vence. Quero Quero então mata o feitor e o coloca na
frente da casa grande incriminando o Besouro. Os homens do coronel
caçam Besouro. Besouro elimina todos. Mas o coronel o mata com a
faca de ticum. O coronel tenta estuprar Dinorá que o massacra
com capoeira. O filho de Besouro com Dinorá também recebe
o nome de Besouro. O filme acaba com Besouro Jr. sorrindo com cara de
mal para o coronel que passa de cavalo.
Cafundó
Cafundó é um filme brasileiro de 2005, do
gênero drama, dirigido por Clóvis Bueno e Paulo Betti. O
filme foi rodado no ano de 2003, em quatro cidades do Paraná,
todas na região de Ponta Grossa. O filme é uma obra de
ficção inspirada em um personagem real saído das
senzalas do século XIX, um ex-escravo e "milagreiro" de
Sorocaba, João de Camargo, que criou uma igreja e hoje é
cultuado nos terreiros de Umbanda como o "Preto Velho".
Dança das
cabaças - Exu no Brasil
Dança das Cabaças - Exu no Brasil é um
documentário poético que investiga a divindade africana
Exu no imaginário popular brasileiro dirigido por Kiko
Dinucci.
Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba,
Exu foi colocado à margem e passou por um processo de
demonização que se inicia na missão
católica na África e se estende no período
colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados. Exu
que na África era caracterizado como o princípio da vida,
a força que move os corpos, a dinâmica, o senhor dos
caminhos e das encruzilhadas, a principal ponte entre os mortais e as
divindades que habitam o além, passa a ser visto como a
personificação do mal perante o modelo cristão,
devido ao seu seu símbolo fálico e seu comportamento
astucioso.
Dirigido por Kiko Dinucci, o filme passa pelas diversas vertentes
das religiões afro-descendentes, dos candomblés (de
tradição Nagô, Gege, Bantu), Tambor de Mina,
passando pela Umbanda e Quimbanda. Dança das Cabaças-Exu
no Brasil conta com participações de Sacerdotes e
estudiosos.
Fé
Fé
é um filme documentário de longa-metragem
enfocando a religião e a fé no Brasil de hoje.
O poder da fé. As grandes festas religiosas e os
rituais marcantes.
Para Ver a Umbanda Passar
O documentário "Pra Ver a Umbanda Passar" foi realizado
pelo Projeto Olho Vivo, com direção de Luciano Coelho e
Marcelo Munhoz.
Baseado na pesquisa da socióloga Luciana Patrícia de
Morais, "Pra ver a Umbanda passar: do esquecimento a lembrança
– Levantamento e mapeamento dos terreiros umbandistas em
Curitiba, como elementos constitutivos da memória cultural da
cidade ", este documentário acompanha o trabalho de oito centros
umbandistas de Curitiba, retratando suas diferenças, identidades
e um pouco da historia de vida dos seus lideres.
Pierre fatumbi verger
Documentário sobre a vida e obra do fotógrafo e
etnógrafo francês Pierre Verger, narrado e apresentado por
Gilberto Gil e dirigido por Lula Buarque de Hollanda. Após
viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger
radicou-se em Salvador da Bahia em 1946 onde passou a estudar as
relações e as influências culturais mútuas
entre Brasil e o Golfo do Benin na África.
Jardim das folhas sagradas
Jardim das Folhas Sagradas é um longa de
ficção construído a partir de Bonfim, um
bancário bem sucedido, negro e bissexual, casado com uma mulher
branca e de crença evangélica. Ele vive na Salvador
contemporânea e recebe a incumbência de montar um terreiro
de candomblé no espaço urbano. Para isto,
enfrentará a especulação imobiliária numa
cidade de crescimento vertiginoso, o preconceito racial e a
intolerância religiosa. Este homem, embora questione a
tradição da própria religião, tem a
missão de montar um ambiente sagrado e de respeito à
natureza, superando as contradições e conflitos trazidos
pela modernidade.
Mãe
Meninha de Gantois
Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, além de
Gerônimo, Márcia Short e Marienne de Castro, se reuniram
na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, para
homenagear os 113 anos de nascimento de Mãe Menininha do
Gantois, se estivesse viva.