QuantaHistória

                  ARQUIVOS DIGITAIS
Nesta sessão trazemos informações sobre sites que disponibilizam arquivos digitalizados, os quais podem auxiliar em pesquisas em História por parte de alunos, professores e outros interessados na História do Brasil e do mundo.
Nome do site Onde ir Descrição
ARQUIVO NACIONAL DO BRASIL http://www.an.gov.br/sian/inicial.asp O Arquivo Nacional disponibiliza o SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional que possibilita pesquisa e acesso a documentos sobre a administração pública brasileira e os demais fundos do arquivo. O site permite a consulta à documentação existente e se a mesma está digitalizada.

ALINARI ARCHIVES http://www.edu.alinari.it/

O site Photolibrary educational 24 ORE é uma área do Alinari Archives destina a estudantes e pesquisadores e fornece acesso gratuito a diversas imagens ligadas à arte italiana. A seleção das imagens foi realizada por professores universitários italianos e de outros países da Europa.(fonte: RHBN, 74, nov- 2011)

ARQUIVO NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS

http://www.archives.gov/

http://www.archives.gov/research/search/
O Arquivo Nacional dos Estados Unidos disponibiliza a consulta on-line de diversos documentos (base Online Public Access), inclusive referentes ao Brasil. Um dos arquivos digitais mais  comentados  é o arquivo digital do censo de 1940. (http://1940census.archives.gov/)

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO http://antt.dgarq.gov.pt/pesquisar-na-torre-do-tombo/tt-online/

O site divulga e disponibiliza, na Internet, as principais fontes arquivísticas da Torre do Tombo, decisivas para a compreensão histórica de Portugal e do Mundo. O Arquivo Nacional da Torre do Tombo custodia um universo diversificado de património arquivístico, incluindo documentos originais desde o séc. IX até aos dias de hoje. (fonte: site da Biblioteca Nacional de Portugal)

ARQUIVO PÚBLICO DE SÃO PAULO http://www.arquivoestado.sp.gov.br/a_acervo.php?digital=1 O Arquivo Público de São Paulo disponibiliza uma infinidade de informações on-line. Dentre estas temos cartas da Revolução de 1924, fotos, jornais, etc.

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/
O acervo do Arquivo Público Mineiro é constituído por documentos produzidos e acumulados por órgãos da Administração Pública de Minas Gerais e por arquivos privados, abrangendo desde o século XVIII até o século XX. Além de manuscritos e impressos, reúne mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos.
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL BRASIL http://bndigital.bn.br/

Este arquivo disponibiliza o material já digitalizado do acervo da Biblioteca Nacional. É um vasto material que auxiliará de diversas formas os estudantes e pesquisadores da História.
Traz ainda uma relação de links das principais bibliotecas digitais do mundo. http://bndigital.bn.br/bibliotecasdigitais.htm

BN-TESOUROS http://purl.pt/369/1/index.html O site da Biblioteca Nacional de Portugal – Tesouros é um projeto que busca promover o conhecimento e a fruição de algumas das mais representativas obras do patrimônio sob guarda da Biblioteca Nacional - os "tesouros".
BRASILIANA DIGITAL http://www.brasiliana.usp.br/

O site Brasiliana é uma biblioteca digital desenvolvida pela USP a partir do seu acervo bibliográfico e documental. O objetivo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda. São livros, manuscritos, mapas, periódicos e mapas que podem ser consultados por assunto, autor, ano e título. (fonte: Prof. Luiz Geraldo da  Silva)

BRASIL: MEMÓRIA DAS ARTES http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/

A Funarte (Fundação Nacional das Artes) disponibiliza neste site diversos acervos digitalizadas que tratam da memória das artes cênicas, da música e das artes plásticas do Brasil. O site disponibiliza fotos, arquivos sonoros, textos e documentos. Como divulgado no site, a missão que o site se propõe é de compartilhar a memória cultural brasileira preservada pela Funarte, tornando-a acessível a todo e qualquer cidadão que se interessar por aquilo que nos é caro e nos constitui como brasileiros. (fonte: RHBN, 76, jan-2012)