Licenciatura em Computação

UFPR - Setor Palotina

SOBRE O CURSO


O Curso de Licenciatura em Computação vem ao encontro das demandas regionais e nacionais por profissionais com formação na área. Tem como objetivo principal formar o professor e profissional cidadão com domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos alicerçado em uma sólida base humanista. A formação do professor de Computação incluiu o pensamento computacional e algorítmico na educação básica, de forma a favorecer os recursos cognitivos dos alunos, necessários para a resolução de problemas, que é transversal a todas as áreas do conhecimento.


As competências gerais a serem desenvolvidas ao longo do processo de formação do licenciando incluem a identificação de problemas que tenham solução algorítmica; conhecimento dos limites da computação; resolução de problemas usando ambientes de programação; compreensão e explicação das dimensões quantitativas de um problema; entre outros.

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Mercado de Trabalho


O Licenciado em Computação terá sólidos conhecimentos em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando o ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Ensino Técnico.

O Licenciado em Computação poderá atuar em escolas públicas e particulares da Educação Básica, sendo professor em escolas técnicas de computação e áreas afins. Entretanto, sua formação não o limita apenas a profissão de Professor. O Licenciado em Computação também poderá atual como:

  • Programador ou desenvolvedor de software;
  • Analista de sistemas;
  • Analista de suporte;
  • Analista de redes;
  • Engenheiro de software;
  • Arquiteto de software;
  • Gerente de TI;
  • Pesquisador nas áreas de computação e/ou educação;
  • Empreendedor.

O curso de Licenciatura em Computação da UFPR atende Diretrizes Curriculares Nacionais para área da Computação.


Linguagens de Programação

UFPR TV - Lic. Computação

Linguagens de Programação

Conheça o Curso

Vídeo Institucional - Paulo Barros

MATRIZ CURRICULAR

Conteúdos Interdisciplinares




Projetos


Trabalhos e Publicações

Projeto Arduineiros.

Investigação do Currículo Bootstrap no Ensino de Matemática por meio da Programação de Computadores.

A Utilização de Role Playing Games Digitais como Ferramenta Complementar no Processo de Aprendizagem de Crianças Deficientes Visuais.

Desenvolvimento de um Ambiente de Robótica Educacional para o Ensino de Programação com Hardware Livre.

Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a Interdisciplinaridade.

Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação - 2018.

Ingresso


 

 


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