GESTÃO DE RESÍDUOS NA UFPR

TEM O RECONHECIMENTO DO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

 

 

 

A UFPR foi elogiada ontem, em 04/05/2013, pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Margaret Matos de Carvalho, durante o Fórum Lixo e Cidadania. Disse que a UFPR é um exemplo na área de Gerenciamento de Resíduos para outros órgãos públicos, sobretudo no cumprimento do Decreto Federal 5940.

 

 

O Gerenciamento de Resíduos permite a coleta de Resíduos Perigosos, bem como de Resíduos de Serviços de Saúde, de diversas Unidades e são encaminhados para tratamento e destinação final adequada.

 

 

Os Resíduos Recicláveis são separados e doados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, a CAT@MARE, gerando benefício e renda para diversas famílias. No período de 2009 a 2012, foi gerado um peso aproximado de 696 ton, contribuído com uma receita aproximada de R$ 288.700,00 para os Catadores.

 

 

Este reconhecimento se deve a um trabalho conjunto, da Divisão de Gestão Ambiental, da Prefeitura da Cidade Universitária, da Pró-Reitoria de Administração, da Pró-Reitoria de Planejamento, da Reitoria, bem como das demais unidades que apoiam nosso trabalho, como a Imprensa Universitária, dentre outros. Aos Projetos de alunos que vem contribuir com a DGA, através de uma Gestão participativa, aonde Boas Idéias são transformadas em Ações. Ao trabalho do Pessoal de manutenção e as Serventes de limpeza, pois sem o empenho destes, o gerenciamento de resíduos não seria possível. E também aos Catadores que recolhem os materiais recicláveis na Universidade. Enfim...a Gestão Ambiental depende de diferentes atores, para que ela funcione. É um trabalho em rede que envolve o comprometimento de todos.