Aulas

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Graduação

Geografia Econômica

Geografia do Brasil

 

Instruções

Roteiro para as resenhas

 

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 Geografia Econômica

 

                          Programa                                                                 

I. Introdução à Economia e às teorias do valor

·       Das origens à fisiocracia: a terra como produtora da mais-valia.

·       A escola clássica e a teoria do valor trabalho: de Adam Smith a David Ricardo.

·       O marxismo: a teoria do valor trabalho como instrumento de crítica ao capitalismo.

·       A escola neoclássica: a teoria do valor utilidade

·       A “revolução keynesiana”: crítica à Lei de Say e ao marxismo

·       A escola regulacionista francesa: da crise do “fordismo” ao “pós-fordismo”

·       A escola institucionalista: o papel da propriedade privada

II. Noções de Macroeconomia: introdução às medidas de desempenho da atividade econômica

·         Conceitos básicos: renda, produto e valor adicionado

·         Outras medidas agregadas: PNB, PNL, PIB

·         Valores reais e valores nominais

·         Desempenho da economia e bem-estar social: uma problematização

·         Comparações internacionais, regionais e locais com base em indicadores de atividade econômica

III. A Geografia Econômica sob o enfoque da Ciência Regional

·       A teoria do Estado isolado ou modelo de Von Thünen

·       O modelo de Christaller

·       A teoria dos polos de crescimento

IV. A Geografia Econômica e a historicidade dos processos sociais

·       Algumas abordagens marxistas: as transferências geográficas de valor

·       A abordagem da “acumulação flexível”: Alan Scott e Michael Storper

·       A abordagem regulacionista: Alain Lipietz e George Benko

Objetivos (Competência do Aluno): Levar o aluno a conhecer as principais correntes de pensamento da Economia e da Geografia Econômica, elaboradas por economistas e geógrafos. Apresentar ao aluno algumas noções básicas para compreender as relações entre variáveis macroeconômicas e as metodologias utilizadas para aferir o desempenho da economia em várias escalas geográficas de análise.

Avaliação: Provas escritas.

 

 

Bibliografia Básica

BENKO, G. Economia, espaço e globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1996.

CAPEL, H. Geografia humana y ciencias sociales. 2. ed. Barcelona: Montesinos, 1989.

CONSTANTINO, R. O valor de Menger. Disponível em: <http://www.imil.org.br/artigos/o-valor-de-menger/> Acesso em: 12 abr. 2009.

COSTA, W. M.; MORAES, A. C. R. A valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1984.

DINIZ FILHO, L. L. Os equívocos da noção de "regiões que exploram regiões": crítica ao conceito de "transferência geográfica de valor" de Edward Soja. Revista do Departamento de Geografia, n. 13, 1999.

SOTO, H. O mistério do Capital. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2000.

HIRSCHMAN, A. Suavidade, poder e fraqueza da sociedade de mercado: interpretações rivais, de Montesquieu a nossos dias. In: ________. A economia como ciência moral e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.

LIPIETZ, A. O capital e seu espaço. São Paulo: Nobel, 1988.

MANKIW, N. G. Introdução à economia. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.

PERROUX, F. O conceito de pólo de crescimento. In: FAISSOL, S. (org.). Urbanização e regionalização: relações com o desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: IBGE, 1975.

SCOTT, A. J.; STORPER, M. Indústria de alta tecnologia e desenvolvimento regional: uma crítica e reconstrução teórica. Espaço & Debates, São Paulo, Ano VIII, n. 25, 1988.

SHOSTAK, F. A utilidade marginal não é nenhuma astronáutica. Texto adaptado por Luis Lopes Diniz Filho.

 

Bibliografia complementar

ABRAMOVAY, R. O mercado na sociedade e a sociedade no mercado. Valor Econômico, 21 nov. 2006. Disponível em: <http://www.e-agora.org.br/conteudo.php?id=4641_0_3_0_C17> Acesso em: 17 jun. 2009.

BARROS, N. C. C. A geografia humana: uma introdução às suas ideias. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1993.

 

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Geografia do Brasil

 

Programa                                               Métodos Didáticos

I. O Brasil no “concerto das nações”

·       Introdução: interpretações clássicas sobre a “originalidade brasileira”

·      Alberto Carlos Almeida: "A Cabeça do Brasileiro"

·      Becker e Egler: potência regional na semi-periferia da economia-mundo

 

Aulas Expositivas

II. Perspectivas da geografia crítica sobre o território brasileiro

·       Vesentini versus Santos: geografia das lutas sociais ou teoria do espaço?

·       Santos e Silveira: “fazer falar a nação pelo território”

·       Santos e Vesentini: país subdesenvolvido industrializado

 

Aulas Expositivas

III. A dimensão espacial da economia e da sociedade brasileiras

·      Crescimento econômico, pobreza e desigualdade

·      Concentração e desconcentração da atividade econômica

·     Do Brasil rural ao Brasil urbano

 

Aulas Expositivas

IV. Que país é esse?

·     O “complexo de vira-latas”

·     Qual é o “modelo brasileiro” de desenvolvimento?

·      Desigualdade e discriminação: existe uma questão racial brasileira?

 

Aulas Expositivas

Objetivos (Competência do Aluno): Levar o aluno a conhecer algumas das principais abordagens geográficas sobre o território brasileiro e os problemas sociais do país, bem como os instrumentos estatísticos utilizados para o estudo dos problemas sócio-econômicos e sua manifestação espacial.

Avaliação: Provas escritas e seminários.

Bibliografia básica

ALBUQUERQUE, E. S. (org.). Que país é esse ? : pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005.

ALMEIDA, A. C. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007.

ALMEIDA, A. C. O Brasil no final do século XX: um caso de sucesso. Dados, v. 41, n. 4, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581998000400004> Acesso em: 11 set. 2010.

*BECKER, B. K.;  EGLER, C. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

DINIZ FILHO, L. L. Do ufanismo ao complexo de vira-latas: a doutrinação no ensino de geografia do Brasil. Curitiba: Departamento de Geografia da UFPR, set. 2010.

IBGE. Pesquisa industrial anual empresa 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.

HOFFMANN, R. Distribuição de renda no Brasil, de 1995-2005, e delimitação dos relativamente ricos em 2005. In: BARROS, R. P. et al (org.). Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. vol. 1. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/default.jsp> Acesso em: 02 jul. 2009.

*KAMEL. A. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

NARLOCH, L. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. 1. ed. São Paulo: Leya, 2009.

*SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

VELLOSO, J. P. R. (coord.). Brasil: 500 anos: futuro, presente e passado. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

* Disponível também na biblioteca do Politécnico.

Textos complementares

DAMATTA, R. Coluna em pedaços: o problema da pessoa comum no Brasil. Disponível em: <http://www.imil.org.br/artigos/coluna-em-pedacos-o-problema-da-pessoa-comum-no-brasil/> Acesso em: 25 jun. 2009.

DAMATTA, R. Da ideologia ao personalismo. Disponível em: <http://www.imil.org.br/artigos/da-ideologia-ao-personalismo/> Acesso em: 07 set. 2010.

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Roteiro para elaboração de resenhas

 

1. Referência bibliográfica do texto

Artigo de revista:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Nome da Revista, Local de Publicação, n. X, ano X.

 

Capítulo de Livro:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano.

 

OBSERVAÇÃO: se houver mais de um autor, separar os nomes com ponto e vírgula.

 

2. Autor (es) (instituição/formação, se constar a informação do texto)

Exemplos:

 1)      Antonio Carlos Robert de Moraes: geógrafo, professor do Departamento de Geografia da USP.

2)      Wanderley Messias da Costa: geógrafo, professor do Departamento de Geografia da USP.

3. Estrutura do texto

Descrição do que trata e como trata, em no máximo uma página.

4. Objetivo(s) do texto

Resumir em um parágrafo.

5. Conclusão ou hipótese principal

Resumir em um parágrafo.

6. Conceito(s) mais importante(s)

Resumir em uma página, no máximo.

7. Referenciais teóricos e metodológicos utilizados no texto

Indicar, se possível, a(s) corrente(s) de pensamento que influencia(m) mais diretamente o texto. Por exemplo: marxismo, teoria geral de sistemas, etc.

8. Fontes e indicadores utilizados no texto

Cite os indicadores estatísticos utilizados no texto, se houver, suas fontes e as conclusões que o autor extrai da análise desses dados.

Exemplo:

Indicadores: Taxas de natalidade, de fertilidade e de mortalidade no Brasil; Esperança de vida ao nascer

Fonte: IBGE. Censos Demográficos de 1970, 1980, 1991 e 2000.

Com base nesses indicadores, o autor conclui ser errônea a idéia, amplamente difundida, de que o Brasil é um “país de jovens”.

 9. Possíveis contribuições para a dissertação ou tese do aluno

Faça uma avaliação sobre a possível utilidade do artigo resenhado para o desenvolvimento de sua dissertação o tese.

10. Comentários ao texto

Faça um comentário sobre artigo resenhado.

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