As linhas de pesquisa atualmente em desenvolvimento no LESC são apresentadas a seguir:

Avaliação de porosidade e descontinuidades de revestimentos
Freqüentemente revestimentos metálicos são testados apenas visualmente para se detectar a existência de poros, porém, faz-se necessário uma confirmação mais precisa a respeito da quantidade e distribuição dos poros e/ou descontinuidades. Esta linha de pesquisa trata da aplicação de técnicas eletroquímicas na determinação da porosidade total (poros e trincas passantes) de revestimentos. Os revestimentos de interesse são: revestimentos eletroquímicos, revestimentos químicos, por conversão de superfícies (fosfatização, cromatização), por aspersão térmica, HVOF e D-Gun.

Desenvolvimento de sensores
Os danos estruturais encontrados em máquinas, equipamento, tubulações ou outros equipamentos utilizados na indústria do petróleo são diretamente influenciados pelo hidrogênio. Esta linha está focada no desenvolvimento de sensores para quantificar, de modo seguro, rápido e economicamente viável, a formação de hidrogênio próximo a uma superfície sujeita à corrosão, de modo a utilizar medidas de controle para evitar os danos severos que podem ser causados. Também engloba o desenvolvimento para monitoração on-line dos processos corrosivos causados por sulfetos e ácidos naftênico.

Sistemas de monitoramento de corrosão
As águas utilizadas em sistemas de resfriamento e de processos industriais são naturalmente agressivas e o controle de seu potencial corrosivo é feito através de apurado plano de condicionamento e tratamento. Esta linha de pesquisa avalia a influência da contaminação nos sistemas de água e/ou fluidos de processo, objetivando o controle on-line do processo corrosivo. As técnicas utilizadas são: resistência de polarização linear, monitoramento por formação de filmes passivantes, monitoramento do fluxo de hidrogênio, etc.

Corrosão por ácidos naftênicos
Ácido Naftênico (NA) é um nome coletivo para ácidos orgânicos presentes em alguns mas não todos óleos crus. Esta linha foca-se na corrosão. A corrosão por ácidos naftênicos ocorre principalmente nas unidades de destilação de cru e a vácuo, e menos freqüentemente nas operações de craqueamento catalítico e térmico. Esta linha de pesquisa estuda os danos causados por ácidos em regime de escoamento no interior de acessórios de tubulação e busca compreender os mecanismos deste tipo de processo corrosivo.