NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

                   Baseado nas Normas ABNT

 

Referências normativas

 

ABNT NBR 15287         Projeto de Pesquisa

ABNT NBR   6027         Sumário

ABNT NBR   6024         Numeração progressiva das seções de um documento escrito

ABNT NBR 10520         Citações em documentos

ABNT NBR   6023         Referências

IBGE                              Normas de apresentação tabular

 

 1 Digitação do projeto de pesquisa

 

1.1  O projeto deve ser digitado em cor preta; recomenda-se fonte de tamanho 12, inclusive capa, excetuando-se notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

1.2   Utilizar espaçamento 1,5 entre as linhas ao longo do texto e parágrafo 1,5 cm da margem esquerda.

1.3   Utilizar espaçamento simples nas:

       - citações de mais de três linhas;

       - notas de rodapé;

       - referências;

       - legendas das  ilustrações e das tabelas e;

       - nota indicativa do tipo de projeto apresentada na folha de rosto.

1.4  As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

1.5  Nomes científicos e expressões estrangeiras devem aparecer no texto em itálico.

1.6  Recomenda-se a utilização das fontes arial ou times new roman.

 

 2 Impressão do Documento

 

 

2.1 A impressão deve ser feita em papel branco, formato A4, de boa qualidade.

2.2 A impressão deve ser feita apenas no anverso (frente) do papel.

 

 

 

 3 Margens do Documento

 

Margem esquerda

3,0 cm

Margem direita

2,0 cm

Margem superior

3,0 cm

Margem inferior

2,0 cm

 

 4 Estrutura do Projeto de Pesquisa

1 - Parte Externa

 

Capa

Opcional

2 - Parte Interna

 

Elementos Pré-Textuais

 

Folha de Rosto

Sumário

Obrigatório

Obrigatório

Elementos Textuais

 

Introdução

Objetivos

Material e Métodos

Cronograma das Atividades

Obrigatório

Obrigatório

Obrigatório

Obrigatório

Elementos Pós-Textuais

 

Referências

Obrigatório

     

  

 5 Paginação do Documento

5.1 Opção 1

a) Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, são contadas sequencialmente; porém, a numeração deve figurar somente a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

b) Havendo anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

 

5.2 Opção 2

a) As páginas pré-textuais, a partir da folha de rosto são contadas sequencialmente e numeradas em algarismos romanos representados por letras minúsculas (i, ii, iii, iv, etc.). A numeração não deve aparecer na folha de rosto (página i); somente a partir da página seguinte (página ii). 

b) Quanto às páginas textuais (Introdução em diante), devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, no canto superior direito a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. A primeira página da Introdução recebe o algarismo arábico 1.

c) Havendo anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

 

 

6 Indicativo Numérico de Seções e Subseções

 

6.1  São empregados algarismos arábicos para indicar a numeração das Seções e Subseções.

6.2  O indicativo de seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço.

6.3  Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária.

6.4  O indicativo das seções primárias deve ser grafado em números inteiros a partir de 1.

6.5 O indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na seqüência do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relação às demais seções.

6.6 Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título.

 

Seção primária        Seção secundária          Seção terciária       Seção quaternária       Seção quinária

      1                                       1.1                              1.1.1                           1.1.1.1                            1.1.1.1.1

      2                                       2.1                              2.1.1                           2.1.1.1                            2.1.1.1.1

      3                                       3.1                              3.1.1                           3.1.1.1                            3.1.1.1.1

      ...                                      ...                                   ...                                  ...                                        ...

 

6.7 Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de negrito, itálico, caixa alta ou versal e outros.

6.8 Os títulos das seções (primárias, secundárias etc.) devem ser colocados após sua numeração, dele separado por um espaço.

6.9 Entre os títulos das seções e o texto deve-se deixar uma linha em branco no mesmo espaçamento do texto (espaço 1,5). 

 

 

7 Títulos sem indicativo numérico (devem ser centralizados)

                              Sumário

 

           Referências

 

 

                               ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

1 Título do Trabalho (obrigatório)

Deve ser específico, objetivo e refletir a ideia central do trabalho com um mínimo de palavras (recomenda-se o máximo de 15 palavras). Deve conter a mensagem que se quer transmitir e atrair a atenção do leitor. Evitar abreviaturas, siglas e acrônimos no título.

 

 2 Capa (opcional)

Deve constar: nome da Instituição, autoria, título do trabalho e subtítulo quando houver (separado do título por dois pontos (quando for explicativo) ou ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo complementar)), local (cidade da Instituição) e ano. Fonte arial ou times new roman.

 

 3 Folha de Rosto (obrigatório)

Deve constar: nome completo do(s) autor(es); título do trabalho e subtítulo quando houver; nota indicativa do tipo de projeto (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso) e objetivo (aprovação em disciplina, nome da instituição a que é submetido, grau pretendido); nome do orientador; local (cidade da Instituição)  e ano. Fonte arial ou times new roman.

 

 4 Sumário (obrigatório)

Consiste na enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a página inicial de cada capítulo. Os capítulos devem ser numerados em algarismos arábicos, a partir da Introdução até as Referências Bibliográficas. Havendo subdivisão nos capítulos, deve ser adotada a numeração progressiva, sempre em número arábico, de acordo com a Norma ABNT/NBR-6024. Não devem ser usados algarismos romanos, nem letra. As margens são as mesmas definidas para o documento.

 

Extraído da Norma ABNT/NBR-6027

1 A palavra sumário deve ser centralizada e na mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias.

2 A subordinação dos itens do sumário deve ser destacada pela apresentação tipográfica utilizada no texto.

3 Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário.

4 A ordem dos elementos do sumário deve ser conforme 4.1 a 4.3.

4.1 Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT/NBR 6024).

4.2 Os títulos, e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso.

4.3 A paginação deve ser apresentada sob uma das formas a seguir.

     a) número da primeira página (exemplo: 27);

     b) números das páginas inicial e final separados por hífen (exemplo: 91-143).

 

SUMÁRIO

 

1    INTRODUÇÃO..........................................................................................................................

2    OBJETIVOS .............................................................................................................................

3    MATERIAL E MÉTODOS.......................................................................................................

3.1 MATERIAL.................................................................................................................................

3.2 MÉTODOS.................................................................................................................................

4    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ......................................................................................

REFERÊNCIAS...............................................................................................................................

 

 

1

2

3

3

4

6

7

 

                                                                                                                             OU

 

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................................

2 OBJETIVOS ...............................................................................................................................

3 MATERIAL E MÉTODOS........................................................................................................

3.1 MATERIAL................................................................................................................................

3.2 MÉTODOS...............................................................................................................................

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES .......................................................................................

REFERÊNCIAS............................................................................................................................

 

 

 

1

2

3

3

4

6

7

 

 

                        ELEMENTOS TEXTUAIS

A organização do texto deve obedecer a uma sequência, dividindo-se em seções/capítulos conforme a natureza do assunto.

 

Textos auxiliares:    http://www.slideshare.net/rilvalopes/projeto-de-pesquisa-18435149

                                   http://www.slideshare.net/ValescaL/pg-projeto-depesquisa20121

 

 

 

 1 Introdução

O autor deve incluir: apresentação geral do assunto do projeto; definição sucinta e objetiva do tema a ser abordado; justificativa sobre a escolha do tema; esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado.

 

 2 Objetivos

Apresentar os objetivos (gerais e específicos). A ação é definida por um verbo no infinitivo.

- Realizar análise descritiva dos dados para ...

- Ajustar modelos de regressão logística para  ....

- Comparar os resultados dos modelos a fim de ...

 

 

 3 Material e Métodos

Descrever brevemente o que será feito e como será feito para se obter os resultados esperados e atingir os objetivos propostos. Ou seja, descrever: o conjunto de dados, os métodos estatísticos e os recursos computacionais os quais se pretende utilizar para alcançar os objetivos propostos.

Obs.: Ao elaborar um projeto, lembre-se que está sendo planejado algo que será desenvolvido. Logo, utilize expressões tais como: pretende-se utilizar; será utilizado; ...

 

 4 Cronograma das Atividades

Apresentar uma lista de atividades (por ordem e prazos) para execução do projeto de pesquisa.

 

 

                  ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

 

 Referências Bibliográficas  (ou Bibliografia)

Referências Bibliográficas: são as obras (livros, artigos, dentre outros) consultadas e citadas no texto.

Bibliografia: são as obras consultadas, porém não necessariamente citadas no texto.

 

As referências bibliográficas caracterizam um conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. A palavra Referências Bibliográficas deve ser centralizada e na mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias. Não deve ser numerada. As referências bibliográficas são apresentadas em forma de listagem de acordo com um sistema de chamada adotado (ABNT NBR 6023).

        

                  ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

Consulte o link  Sobre a Redação do TCC para informações relacionadas à:

a) citações no texto;

b) tabelas e quadros;

c) fórmulas; dentre outros.