NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Baseado
nas Normas ABNT
Referências
normativas ABNT
NBR 15287 → Projeto de Pesquisa ABNT
NBR 6027 →
Sumário ABNT
NBR 6024 →
Numeração progressiva das seções de um documento escrito ABNT NBR 10520 → Citações em documentos ABNT
NBR 6023 → Referências IBGE → Normas de apresentação tabular |
1
Digitação do projeto de pesquisa
1.1 O projeto deve ser digitado em cor
preta; recomenda-se fonte de tamanho 12, inclusive capa, excetuando-se notas
de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e tabelas, que devem
ser em tamanho menor e uniforme. 1.2 Utilizar espaçamento 1,5 entre as
linhas ao longo do texto e parágrafo 1.3 Utilizar espaçamento simples
nas:
- citações de mais de três linhas; - notas de
rodapé; -
referências; - legendas
das ilustrações e das tabelas e; - nota
indicativa do tipo de projeto apresentada na folha de rosto. 1.4 As
referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço
simples em branco. 1.5 Nomes científicos e expressões estrangeiras devem
aparecer no texto em itálico. 1.6 Recomenda-se a utilização das fontes arial ou times new roman. |
2 Impressão do Documento
|
3
Margens do Documento
Margem esquerda |
|
Margem direita |
|
Margem superior |
|
Margem inferior |
|
4 Estrutura do Projeto de Pesquisa
1 -
Parte Externa |
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Capa |
Opcional |
2 - Parte
Interna |
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Elementos Pré-Textuais |
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Folha
de Rosto Sumário |
Obrigatório Obrigatório |
Elementos Textuais |
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Introdução Objetivos Material
e Métodos Cronograma
das Atividades |
Obrigatório Obrigatório Obrigatório Obrigatório |
Elementos Pós-Textuais |
|
Referências
|
Obrigatório |
5
Paginação do Documento
5.1 Opção 1 |
a) Todas as folhas do
trabalho, a partir da folha de rosto, são contadas sequencialmente; porém, a
numeração deve figurar somente a partir da primeira folha da parte textual (Introdução),
em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a b) Havendo
anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos
de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. |
5.2 Opção
2 |
a) As páginas
pré-textuais, a partir da folha de rosto são contadas sequencialmente e
numeradas em algarismos romanos representados por letras minúsculas (i, ii, iii, iv,
etc.). A numeração não deve aparecer na folha de rosto (página i); somente a
partir da página seguinte (página ii). b) Quanto às páginas textuais (Introdução em diante), devem ser numeradas
sequencialmente, em algarismos arábicos, no canto superior direito a c) Havendo anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em
algarismos arábicos de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à
do texto principal. |
6 Indicativo Numérico de Seções e Subseções
6.1 São
empregados algarismos arábicos para indicar a numeração das Seções e
Subseções. 6.2 O indicativo
de seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado
por um espaço. 6.3 Deve-se
limitar a numeração progressiva até a seção quinária. 6.4 O
indicativo das seções primárias deve ser grafado em números inteiros a partir
de 1. 6.5 O indicativo de uma seção secundária é constituído
pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe
for atribuído na seqüência do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo
processo em relação às demais seções. 6.6 Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer
sinal após o indicativo de seção ou de seu título. |
Seção primária
Seção secundária Seção terciária Seção quaternária Seção quinária |
1 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.1.1 2 2.1 2.1.1 2.1.1.1 2.1.1.1.1 3 3.1 3.1.1 3.1.1.1 3.1.1.1.1 ... ... ... ... ... |
6.7 Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando
os recursos de negrito, itálico, caixa alta ou versal e outros. 6.8 Os títulos das seções (primárias, secundárias
etc.) devem ser colocados após sua numeração, dele separado por um espaço. 6.9 Entre os títulos das seções e o texto deve-se
deixar uma linha em branco no mesmo espaçamento do texto (espaço 1,5). |
7 Títulos sem indicativo numérico (devem ser
centralizados)
Sumário |
Referências |
ELEMENTOS
PRÉ-TEXTUAIS
1 Título do Trabalho (obrigatório)
Deve ser específico, objetivo e refletir a ideia central do trabalho com um mínimo de palavras
(recomenda-se o máximo de 15 palavras). Deve conter a mensagem que se quer
transmitir e atrair a atenção do leitor. Evitar abreviaturas, siglas e
acrônimos no título. |
2 Capa
(opcional)
Deve constar: nome da Instituição, autoria, título
do trabalho e subtítulo quando houver (separado do título por dois pontos
(quando for explicativo) ou ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo
complementar)), local (cidade da Instituição) e ano. Fonte arial ou times new roman. |
3 Folha de Rosto
(obrigatório)
Deve constar: nome completo do(s) autor(es); título do trabalho e subtítulo quando houver; nota
indicativa do tipo de projeto (tese, dissertação, trabalho de conclusão de
curso) e objetivo (aprovação em disciplina, nome da instituição a que é
submetido, grau pretendido); nome do orientador; local (cidade da
Instituição) e ano. Fonte arial ou times new roman. |
4 Sumário (obrigatório)
Consiste na enumeração dos capítulos do trabalho,
na ordem em que aparecem no texto, com a página inicial de cada capítulo. Os capítulos
devem ser numerados em algarismos arábicos, a partir da Introdução até as
Referências Bibliográficas. Havendo subdivisão nos capítulos, deve ser
adotada a numeração progressiva, sempre em número arábico, de acordo com a
Norma ABNT/NBR-6024. Não devem ser usados algarismos romanos, nem letra. As
margens são as mesmas definidas para o documento. |
Extraído da Norma ABNT/NBR-6027 |
3 Os elementos
pré-textuais não devem constar no sumário. 4.1 Os indicativos das seções que compõem o sumário, se
houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT/NBR 6024). 4.2 Os títulos, e os subtítulos, se houver, sucedem os
indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do
título do indicativo mais extenso. a) número da primeira página (exemplo:
27); b) números das páginas
inicial e final separados por hífen (exemplo: 91-143). |
SUMÁRIO 1
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................... 2 OBJETIVOS .............................................................................................................................
3 MATERIAL
E MÉTODOS....................................................................................................... 3.1 MATERIAL................................................................................................................................. 3.2 MÉTODOS................................................................................................................................. 4
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ...................................................................................... REFERÊNCIAS............................................................................................................................... |
1 2 3 3 4 6 7 |
OU
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO............................................................................................................................ 2 OBJETIVOS ...............................................................................................................................
3 MATERIAL E MÉTODOS........................................................................................................ 3.1 MATERIAL................................................................................................................................ 3.2 MÉTODOS............................................................................................................................... 4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ....................................................................................... REFERÊNCIAS............................................................................................................................ |
1 2 3 3 4 6 7 |
ELEMENTOS
TEXTUAIS
A
organização do texto deve obedecer a uma sequência,
dividindo-se em seções/capítulos conforme a natureza do assunto.
|
1 Introdução
O autor deve incluir: apresentação geral do assunto
do projeto; definição sucinta e objetiva do tema a ser abordado; justificativa
sobre a escolha do tema; esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o
assunto será tratado. |
2 Objetivos
Apresentar os objetivos (gerais e específicos). A
ação é definida por um verbo no infinitivo. - Realizar análise descritiva dos dados para ... - Ajustar modelos de regressão logística para .... - Comparar os resultados dos modelos a fim de ... |
3 Material e Métodos
Descrever brevemente o que será feito e como será feito
para se obter os resultados esperados e atingir os objetivos propostos. Ou
seja, descrever: o conjunto de dados, os métodos estatísticos e os recursos
computacionais os quais se pretende utilizar para alcançar os objetivos
propostos. Obs.: Ao elaborar um projeto, lembre-se que está sendo
planejado algo que será desenvolvido. Logo, utilize expressões tais como:
pretende-se utilizar; será utilizado; ... |
4
Cronograma das Atividades
Apresentar uma lista de atividades (por ordem e prazos)
para execução do projeto de pesquisa. |
ELEMENTOS
PÓS-TEXTUAIS
Referências
Bibliográficas (ou Bibliografia)
Referências Bibliográficas: são as obras (livros, artigos, dentre outros)
consultadas e citadas no texto. Bibliografia: são as obras consultadas, porém não necessariamente citadas no
texto. As referências bibliográficas caracterizam um
conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de
documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. A palavra
Referências Bibliográficas deve ser centralizada e na mesma tipologia da
fonte utilizada para as seções primárias. Não deve ser numerada. As
referências bibliográficas são apresentadas em forma de listagem de acordo
com um sistema de chamada adotado (ABNT NBR 6023). |
ORIENTAÇÕES
TÉCNICAS
Consulte o link
Sobre a Redação do TCC para
informações relacionadas à: a) citações no texto; b) tabelas e quadros; c) fórmulas; dentre outros. |