Consulte os links a seguir para obter dicas quanto à elaboração do TCC. http://www.slideshare.net/rilvalopes/tcc-introduo-reviso-e-objetivos-profa-rilva-ufpb
http://www.slideshare.net/rilvalopes/tcc-mtodos-e-resultados-profa-rilva-muoz
Encontre, no link a seguir, templates do TCC em Word e Latex
https://docs.ufpr.br/~giolo/Lab/Templates/
O trabalho deve ser digitado em cor preta; outras cores podem ser utilizadas somente para as ilustrações.
Recomenda-se fonte de tamanho 12, inclusive capa, excetuando-se notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.
Utilizar espaçamento 1,5 entre as linhas ao longo do texto e parágrafo 1,5 cm da margem esquerda.
Utilizar espaçamento simples nas:
- citações de mais de três linhas;
- notas de rodapé;
- referências;
- legendas das ilustrações e das tabelas;
- nota indicativa do tipo de projeto apresentada na folha de rosto.
As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.
Nomes científicos e expressões estrangeiras devem aparecer no texto em itálico.
Recomenda-se a utilização das fontes arial ou times new roman.
Margem | |
---|---|
Esquerda | 3,0 cm |
Direita | 2,0 cm |
Superior | 3,0 cm |
Inferior | 2,0 cm |
Capa Obrigatório
Folha de Rosto Obrigatório
Ficha Catalográfica (verso da folha de rosto) Opcional
Dedicatória Opcional
Agradecimentos Opcional
Epígrafe Opcional
Resumo em Português Obrigatório
Lista de Ilustrações (Figuras, Fotos, Gravuras) Opcional
Lista de Tabelas e Quadros Opcional
Sumário Obrigatório
Introdução Obrigatório
Revisão de Literatura Obrigatório
Material e Métodos Obrigatório
Resultados e Discussão Obrigatório
Conclusão(ões) ou Considerações Finais Obrigatório
Referências Obrigatório
Apêndices Opcional
Anexos Opcional
NOTA: Nem todos os trabalhos requerem uma seção ou capítulo dedicado exclusivamente à revisão bibliográfica.
Há casos em que os autores preferem incorporá-la à introdução, em particular se a revisão for breve.
DETALHES SOBRE A ESTRUTURA DO TCC
Deve ser específico, objetivo e refletir a ideia central do trabalho com um mínimo de palavras (recomenda-se o máximo de 15 palavras). Deve conter a mensagem que se quer transmitir e atrair a atenção do leitor. Evitar abreviaturas, siglas e acrônimos no título.
Deve constar: nome da Instituição, autoria, título do trabalho e subtítulo quando houver (separado do título por dois pontos (quando for explicativo) ou ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo complementar)), local (cidade da Instituição) e ano. Fonte arial ou times new roman.
Deve constar: nome completo do(s) autor(es); título do trabalho e subtítulo quando houver; nota indicativa do tipo de projeto (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso) e objetivo (aprovação em disciplina, nome da instituição a que é submetido, grau pretendido); nome do orientador; local (cidade da Instituição) e ano. Fonte arial ou times new roman.
Localizada no verso da página de rosto e na parte inferior da mesma. Deverá ser elaborada pelo profissional bibliotecário de sua Unidade ou da Biblioteca Central, objetivando a padronização das entradas de autor, orientador e definição dos cabeçalhos de assunto a partir de índices de assuntos reconhecidos internacionalmente.
Página opcional contendo um texto, geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica o seu trabalho a alguém. Usualmente colocada na parte inferior da página.
Página opcional em que podem ser incluídas referências a Instituições ou pessoas que subvencionaram o trabalho.
Texto em que o autor apresenta uma citação de um pensamento que, de certa forma, embasou ou inspirou o trabalho, seguida de indicação de autoria. A palavra epígrafe deve ser omitida.
O resumo deve ser a síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta. Deve ressaltar o objetivo, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve conter de 150 a 500 palavras. Recomenda-se o uso de parágrafo único e espaço simples. Logo abaixo do resumo devem figurar as palavras-chave antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As palavras-chave devem ser escolhidas cuidadosamente, pois permitem a localização do assunto por quem está interessado na pesquisa de um tema específico.
Na redação do resumo, usar sequência de frases concisas e objetivas; usar o verbo na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa; não usar parágrafos; não incluir referências, abreviaturas, fórmulas ou equações; evitar termos ou frases que não contenham informações relevantes; evitar adjetivos; não emitir julgamentos, críticas ou comentários pessoais.
Elaboradas de acordo com a sequência apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (figuras, quadros, desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros). As margens são as mesmas definidas para o documento.
Consiste na enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a página inicial de cada capítulo. Os capítulos devem ser numerados em algarismos arábicos, a partir da Introdução até as Referências Bibliográficas. Havendo subdivisão nos capítulos, deve ser adotada a numeração progressiva, sempre em número arábico, de acordo com a Norma ABNT NBR-6024. Não devem ser usados algarismos romanos, nem letra. As margens são as mesmas definidas para o documento. Consulte ABNT NBR-6027.
Como todo trabalho científico, a organização do texto deve obedecer a uma sequência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se em capítulos conforme a natureza do assunto.
Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir:
- apresentação geral do assunto do trabalho;
- definição sucinta e objetiva do tema abordado;
- justificativa sobre a escolha do tema e métodos empregados;
- delimitação precisa das fronteiras da pesquisa em relação ao campo e períodos abrangidos;
- esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado;
- relacionamento do trabalho com outros da mesma área;
- objetivos e finalidades da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão ou não abordados.
É a apresentação do histórico e evolução científica do aspecto do trabalho por meio da citação e de comentários sobre a literatura considerada relevante e que serviu de base à investigação. Todos os autores citados na revisão de literatura ou em qualquer das partes do trabalho deverão constar da listagem final das Referências Bibliográficas.
NOTA: nem todos os trabalhos requerem uma seção/capítulo dedicado exclusivamente à revisão bibliográfica. Há casos em que os autores preferem incorporá-la à introdução, em particular se a revisão for breve.
É a descrição precisa dos métodos, materiais e equipamentos utilizados. Tratando-se de trabalho experimental, deve-se descrever o seu desenho experimental, o que foi feito com o material utilizado na pesquisa e relatar em ordem cronológica detalhada, como foram tratados, de modo a permitir a repetição dos ensaios por outros pesquisadores. Técnicas e equipamentos novos devem ser descritos com detalhes; entretanto, se os métodos empregados já forem conhecidos, será suficiente a citação de seu autor. Os métodos e testes estatísticos empregados e o nível de significância adotado devem ser descritos neste capítulo. Na redação dos métodos, deve-se utilizar o verbo no passado.
É a apresentação, em ordem lógica, dos resultados obtidos, sem interpretações pessoais. Podem ser acompanhados por gráficos, tabelas, mapas e figuras. Neste capítulo, os resultados da pesquisa são analisados e comparados com os já existentes sobre o assunto na literatura citada. São discutidas suas possíveis implicações, significados e razões para concordância ou discordância com outros autores. A discussão deve fornecer elementos para as conclusões. Em termos gerais, esta seção deve responder às perguntas: O que foi observado? O que se pode concluir dos resultados?
É a recapitulação sintética dos resultados e da discussão do estudo ou da pesquisa. Pode apresentar deduções lógicas e correspondentes aos objetivos propostos, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições. Pode conter a indicação de problemas dignos de novos estudos, além de recomendações, quando for o caso. A conclusão deve ser breve, baseada em dados comprovados. Se o trabalho não for conclusivo recomenda-se intitular esta seção de Considerações Finais em vez de Conclusões.
As referências bibliográficas caracterizam um conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. A palavra Referências deve ser centralizada e na mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias. Não deve ser numerada. As referências são apresentadas em forma de listagem de acordo com um sistema de chamada adotado. Consulte ABNT NBR 6023.
Apêndice: texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto.
Anexo: texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Quando existe a necessidade de vários anexos ou apêndices, cada um deles deve ter no alto da página a indicação em letras maiúsculas, seguido do número correspondente em algarismo arábico. No texto devem ser citados entre parênteses. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as letras do alfabeto.
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, são contadas sequencialmente; porém, a numeração deve figurar somente a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.
Havendo anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.
As páginas pré-textuais, a partir da folha de rosto são contadas sequencialmente e numeradas em algarismos romanos representados por letras minúsculas (i, ii, iii, iv etc.). A numeração não deve aparecer na folha de rosto (página i); somente a partir da página seguinte (página ii).
Quanto às páginas textuais (Introdução em diante), devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, no canto superior direito a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. A primeira página da Introdução recebe o algarismo arábico 1.
Havendo anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.
ANEXOS
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS
A apresentação de quadros e tabelas está regida pelas “Normas de Apresentação Tabular” (IBGE, 1979) e Normas de Apresentação Tabular (Conselho Nacional de Estatística, 1958). http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/normastabular.pdf
A finalidade básica de um quadro é a apresentação de dados de forma organizada, para cuja compreensão não seria necessária qualquer elaboração matemático-estatística.
A identificação se fará com a palavra Quadro, seguido do número de ordem em algarismo arábico, travessão e do respectivo título (Quadro 1 - Título).
Todo quadro deve ser citado no texto e inserido o mais próximo possível do trecho a que se refere. Exemplo:
No Quadro 1 são apresentados os [...]
A finalidade básica de uma tabela é resumir ou sintetizar dados de maneira a fornecer o máximo de informação num mínimo de espaço.
Toda tabela deve ter significado próprio, dispensando consultas ao texto.
Deve ser colocada em posição vertical, para facilitar a leitura dos dados. No caso em que isso seja impossível, deve ser colocada em posição horizontal, com o título voltado para a margem esquerda da folha. Se a tabela ou quadro não couber em uma página, deve ser continuado na página seguinte. Neste caso o final não será delimitado por traço horizontal na parte inferior e o cabeçalho será repetido na página seguinte.
Não devem ser apresentadas tabelas na qual a maior parte dos casos indiquem inexistência do fenômeno.
A identificação se faz com a palavra Tabela, seguida do número de ordem em algarismos arábicos (Tabela 1, Tabela 2 etc.), obedecendo a uma sequência para cada capítulo ou uma única sequência para todo o volume (quando se tratar de tabela única é facultativa a numeração). O número deve preceder o título, na mesma linha deste, separado por um hífen colocado entre espaços correspondentes a uma letra. Se a numeração for feita por capítulo, o número de ordem deve ser precedido do numero do capítulo, separado deste por um ponto.
O título aparece sempre na parte superior da tabela devendo sempre ser o mais claro e completo possível. Indica a designação do fato observado, o local de ocorrência e o período de abrangência dos dados.
A fonte, indicando a entidade responsável pelo levantamento dos dados deve ser colocada no rodapé da tabela. Esse procedimento garante a honestidade cientifica e serve como indicativo para posteriores consultas.
Toda tabela deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Exemplo:
A partir da Tabela 1, pode-se observar que [...]
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, mapa, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, organograma, planta, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Figura 1 - Título).
Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).
Toda ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Exemplo:
A partir da Figura 1, pode-se observar que [...]
Para facilitar a leitura, as equações e fórmulas devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas sequencialmente com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.
Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros).
Devem ser numeradas somente as equações e fórmulas que forem citadas no texto.
Citação Direta: é a cópia exata ou transcrição literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, fórmulas científicas, palavras ou trechos de outro autor). O tamanho de uma citação determina sua localização no texto da seguinte forma:
Até três linhas deve ser incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas. Exemplo:
"Se existe alguém de quem não aceitamos um 'não', é porque, na verdade, entregamos o
controle de nossa vida a essa pessoa" (CLOUD, 1999, p. 129).
Citação mais longa deve figurar abaixo do texto, em bloco recuado (4 cm da margem esquerda). Exemplo:
O principal objetivo da terceirização é a redução de custos com pessoal e equipamentos,
entre outros, através da transferência de serviços.
A terceirização é uma técnica moderna de administração e que se
baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais
da empresa, mudanças de cultura, procedimentos, sistemas e con-
troles, capilarizando a organização com o objetivo único quando
adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os es-
forços e energia da empresa para sua atividade principal.(GIOSA,
1993, p. 11).
Citação Indireta: é a expressão da ideia contida na fonte citada, sem transcrição, dispensando o uso de aspas duplas. Exemplo:
Segundo Severino (1984), citações são elementos extraídos do material consultado, que
denotaram importância para o desenvolvimento do trabalho do autor.
Citar o(s) autor(es) em letras MAIÚSCULAS quando estiver dentro de parênteses, seguido da data. Até três autores citar o último sobrenome dos três. Mais de três autores, citar o sobrenome do primeiro seguido de et al. Exemplos:
(CHRISTOFOLETTI, 1999)
(JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997)
(GARCIA; CARMO; ANDRADE-FERRAZ, 2002)
(SILVA et al., 1999)
Citar o(s) autor(es) em letras minúsculas quando estiver fora dos parênteses e somente a data dentro dos parênteses. Exemplos:
Dudley (1984)
Specht e Williams (1983)
Charnet et al. (2008)
Quanto às entidades coletivas, estas podem ser citadas pelas respectivas siglas, desde que na primeira vez em que forem mencionadas apareçam por extenso. Exemplo:
World Health Organization - WHO (1985)
NOTA: Consulte ABNT NBR 10520 para mais detalhes.