1 Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Consulte os links a seguir para obter dicas quanto à elaboração do TCC. http://www.slideshare.net/rilvalopes/tcc-introduo-reviso-e-objetivos-profa-rilva-ufpb
http://www.slideshare.net/rilvalopes/tcc-mtodos-e-resultados-profa-rilva-muoz

Encontre, no link a seguir, templates do TCC em Word e Latex
https://docs.ufpr.br/~giolo/Lab/Templates/


2 Formatação do Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho deve ser digitado em cor preta; outras cores podem ser utilizadas somente para as ilustrações.

Recomenda-se fonte de tamanho 12, inclusive capa, excetuando-se notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

Utilizar espaçamento 1,5 entre as linhas ao longo do texto e parágrafo 1,5 cm da margem esquerda.

Utilizar espaçamento simples nas:
- citações de mais de três linhas;
- notas de rodapé;
- referências;
- legendas das ilustrações e das tabelas;
- nota indicativa do tipo de projeto apresentada na folha de rosto.

As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Nomes científicos e expressões estrangeiras devem aparecer no texto em itálico.

Recomenda-se a utilização das fontes arial ou times new roman.


3 Margens do Documento

Margem
Esquerda 3,0 cm
Direita 2,0 cm
Superior 3,0 cm
Inferior 2,0 cm

4 Estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso

1 - Parte Externa

Capa                                                  Obrigatório

2 - Parte Interna

Elementos Pré-Textuais

   Folha de Rosto                                     Obrigatório
   Ficha Catalográfica (verso da folha de rosto)      Opcional
   Dedicatória                                        Opcional
   Agradecimentos                                     Opcional
   Epígrafe                                           Opcional
   Resumo em Português                                Obrigatório
   Lista de Ilustrações (Figuras, Fotos, Gravuras)    Opcional
   Lista de Tabelas e Quadros                         Opcional
   Sumário                                            Obrigatório

Elementos Textuais

   Introdução                                         Obrigatório
   Revisão de Literatura                              Obrigatório 
   Material e Métodos                                 Obrigatório
   Resultados e Discussão                             Obrigatório
   Conclusão(ões) ou Considerações Finais             Obrigatório

Elementos Pós-Textuais

   Referências                                        Obrigatório
   Apêndices                                          Opcional
   Anexos                                             Opcional

NOTA: Nem todos os trabalhos requerem uma seção ou capítulo dedicado exclusivamente à revisão bibliográfica.
Há casos em que os autores preferem incorporá-la à introdução, em particular se a revisão for breve.


DETALHES SOBRE A ESTRUTURA DO TCC


A - Sobre os Elementos Pré-textuais


1 Título do Trabalho (obrigatório)

Deve ser específico, objetivo e refletir a ideia central do trabalho com um mínimo de palavras (recomenda-se o máximo de 15 palavras). Deve conter a mensagem que se quer transmitir e atrair a atenção do leitor. Evitar abreviaturas, siglas e acrônimos no título.

2 Capa (obrigatório)

Deve constar: nome da Instituição, autoria, título do trabalho e subtítulo quando houver (separado do título por dois pontos (quando for explicativo) ou ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo complementar)), local (cidade da Instituição) e ano. Fonte arial ou times new roman.

3 Folha de Rosto (obrigatório)

Deve constar: nome completo do(s) autor(es); título do trabalho e subtítulo quando houver; nota indicativa do tipo de projeto (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso) e objetivo (aprovação em disciplina, nome da instituição a que é submetido, grau pretendido); nome do orientador; local (cidade da Instituição) e ano. Fonte arial ou times new roman.

4 Ficha Catalográfica (opcional)

Localizada no verso da página de rosto e na parte inferior da mesma. Deverá ser elaborada pelo profissional bibliotecário de sua Unidade ou da Biblioteca Central, objetivando a padronização das entradas de autor, orientador e definição dos cabeçalhos de assunto a partir de índices de assuntos reconhecidos internacionalmente.

5 Dedicatória (opcional)

Página opcional contendo um texto, geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica o seu trabalho a alguém. Usualmente colocada na parte inferior da página.

6 Agradecimentos (opcional)

Página opcional em que podem ser incluídas referências a Instituições ou pessoas que subvencionaram o trabalho.

7 Epígrafe (opcional)

Texto em que o autor apresenta uma citação de um pensamento que, de certa forma, embasou ou inspirou o trabalho, seguida de indicação de autoria. A palavra epígrafe deve ser omitida.

8 Resumo em Português (obrigatório)

O resumo deve ser a síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta. Deve ressaltar o objetivo, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve conter de 150 a 500 palavras. Recomenda-se o uso de parágrafo único e espaço simples. Logo abaixo do resumo devem figurar as palavras-chave antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As palavras-chave devem ser escolhidas cuidadosamente, pois permitem a localização do assunto por quem está interessado na pesquisa de um tema específico.

Na redação do resumo, usar sequência de frases concisas e objetivas; usar o verbo na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa; não usar parágrafos; não incluir referências, abreviaturas, fórmulas ou equações; evitar termos ou frases que não contenham informações relevantes; evitar adjetivos; não emitir julgamentos, críticas ou comentários pessoais.

9 Listas (opcional)

Elaboradas de acordo com a sequência apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (figuras, quadros, desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros). As margens são as mesmas definidas para o documento.

10 Sumário (obrigatório)

Consiste na enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a página inicial de cada capítulo. Os capítulos devem ser numerados em algarismos arábicos, a partir da Introdução até as Referências Bibliográficas. Havendo subdivisão nos capítulos, deve ser adotada a numeração progressiva, sempre em número arábico, de acordo com a Norma ABNT NBR-6024. Não devem ser usados algarismos romanos, nem letra. As margens são as mesmas definidas para o documento. Consulte ABNT NBR-6027.


B - Sobre os Elementos Textuais


Como todo trabalho científico, a organização do texto deve obedecer a uma sequência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se em capítulos conforme a natureza do assunto.

1 Introdução

Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir:
- apresentação geral do assunto do trabalho;
- definição sucinta e objetiva do tema abordado;
- justificativa sobre a escolha do tema e métodos empregados;
- delimitação precisa das fronteiras da pesquisa em relação ao campo e períodos abrangidos;
- esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado;
- relacionamento do trabalho com outros da mesma área;
- objetivos e finalidades da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão ou não abordados.

2 Revisão de Literatura

É a apresentação do histórico e evolução científica do aspecto do trabalho por meio da citação e de comentários sobre a literatura considerada relevante e que serviu de base à investigação. Todos os autores citados na revisão de literatura ou em qualquer das partes do trabalho deverão constar da listagem final das Referências Bibliográficas.

NOTA: nem todos os trabalhos requerem uma seção/capítulo dedicado exclusivamente à revisão bibliográfica. Há casos em que os autores preferem incorporá-la à introdução, em particular se a revisão for breve.

3 Material e Métodos

É a descrição precisa dos métodos, materiais e equipamentos utilizados. Tratando-se de trabalho experimental, deve-se descrever o seu desenho experimental, o que foi feito com o material utilizado na pesquisa e relatar em ordem cronológica detalhada, como foram tratados, de modo a permitir a repetição dos ensaios por outros pesquisadores. Técnicas e equipamentos novos devem ser descritos com detalhes; entretanto, se os métodos empregados já forem conhecidos, será suficiente a citação de seu autor. Os métodos e testes estatísticos empregados e o nível de significância adotado devem ser descritos neste capítulo. Na redação dos métodos, deve-se utilizar o verbo no passado.

4 Resultados e Discussão

É a apresentação, em ordem lógica, dos resultados obtidos, sem interpretações pessoais. Podem ser acompanhados por gráficos, tabelas, mapas e figuras. Neste capítulo, os resultados da pesquisa são analisados e comparados com os já existentes sobre o assunto na literatura citada. São discutidas suas possíveis implicações, significados e razões para concordância ou discordância com outros autores. A discussão deve fornecer elementos para as conclusões. Em termos gerais, esta seção deve responder às perguntas: O que foi observado? O que se pode concluir dos resultados?

5 Conclusões ou Considerações Finais

É a recapitulação sintética dos resultados e da discussão do estudo ou da pesquisa. Pode apresentar deduções lógicas e correspondentes aos objetivos propostos, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições. Pode conter a indicação de problemas dignos de novos estudos, além de recomendações, quando for o caso. A conclusão deve ser breve, baseada em dados comprovados. Se o trabalho não for conclusivo recomenda-se intitular esta seção de Considerações Finais em vez de Conclusões.


C - Sobre os Elementos Pré-textuais


Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas caracterizam um conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. A palavra Referências deve ser centralizada e na mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias. Não deve ser numerada. As referências são apresentadas em forma de listagem de acordo com um sistema de chamada adotado. Consulte ABNT NBR 6023.

Apêndices e Anexos

Apêndice: texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto.

Anexo: texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Quando existe a necessidade de vários anexos ou apêndices, cada um deles deve ter no alto da página a indicação em letras maiúsculas, seguido do número correspondente em algarismo arábico. No texto devem ser citados entre parênteses. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as letras do alfabeto.


D - Paginação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


OPÇÃO 1
  • Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, são contadas sequencialmente; porém, a numeração deve figurar somente a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

  • Havendo anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.


OPÇÃO 2
  • As páginas pré-textuais, a partir da folha de rosto são contadas sequencialmente e numeradas em algarismos romanos representados por letras minúsculas (i, ii, iii, iv etc.). A numeração não deve aparecer na folha de rosto (página i); somente a partir da página seguinte (página ii).

  • Quanto às páginas textuais (Introdução em diante), devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, no canto superior direito a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. A primeira página da Introdução recebe o algarismo arábico 1.

  • Havendo anexos e apêndices, suas páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.


E - Indicativo numérico de Seções e Subseções


F - Títulos sem indicativo numérico devem ser centralizados

SUMÁRIO
REFERÊNCIAS
APÊNDICES

ANEXOS


G - Elementos sem título e sem indicativo numérico


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS


Quadros

A apresentação de quadros e tabelas está regida pelas “Normas de Apresentação Tabular” (IBGE, 1979) e Normas de Apresentação Tabular (Conselho Nacional de Estatística, 1958). http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/normastabular.pdf


Tabelas


Ilustrações


Equações e Fórmulas


Citações no Texto



Regras Gerais