Atividade de Programação

Astronauta
Goal 4 Logo

Item: Nenhum

Cor: N/A

Comandos

Aqui estará a explicação do objetivo da fase atual.

mover (ex: mover 50 direita)

Direções disponíveis: cima, baixo, esquerda, direita

repita [n] { instruções }

se [cor] então { instruções }

diga "frase"

PEGAR ITEM

SOLTAR ITEM

As palavras com letra maiúscula são funções.

Aqui estão as habilidades da BNCC atendidas por esta atividade:

Manual do Professor

Atividade de Programação com Robô

Este programa foi desenvolvido para auxiliar professores a ensinarem conceitos de programação, pensamento computacional e robótica para alunos do ensino fundamental e médio.

Como usar o programa em sala de aula

1. Explique os comandos disponíveis e como inseri-los na área de código.

2. Demonstre a execução de um código simples e mostre como o robô responde aos comandos.

3. Deixe os alunos explorarem as diferentes fases e tentarem resolver os desafios propostos.

Habilidades da BNCC atendidas

Dicas para cada fase

Fase 1: Levar o robô até o ponto final. Incentive os alunos a pensarem nos passos necessários para chegar ao ponto final.

Fase 2: Levar o robô até o ponto final com obstáculos. Os alunos devem planejar como evitar os obstáculos.

Fase 3: Levar o robô até o ponto final com mais obstáculos. Mais planejamento será necessário.

Fase 4: Levar o robô através de um labirinto simples até o ponto final.

Fase 5: Levar os itens até os destinos marcados.

Fase 6: Levar os itens até os destinos marcados com obstáculos.

Fase 7: Levar os itens até os destinos marcados, desviando os obstáculos.

Fase 8: Utilizar condicionais de cores para levar os itens aos destinos correspondentes.

Perguntas de feedback para os alunos