Aqui estão as habilidades da BNCC atendidas por esta atividade:
EF05MA18: Construir sequências e reconhecer padrões.
EF67MA28: Reconhecer e representar algoritmos simples.
EF67MA29: Compreender e usar laços de repetição em algoritmos.
EF89MA18: Desenvolver soluções para problemas usando programação.
EF05MA15: Compreender o conceito de variável.
EF06MA20: Analisar e resolver problemas utilizando programação.
PC01AB01: Compreender que os computadores não têm inteligência e apenas realizam o que é programado.
PC05AL01: Conhecer e utilizar algoritmos com repetições.
CD04LD03: Usar simuladores educacionais.
EF03CO02: Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples com condição (iterações indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
EF04CO03: Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples e aninhadas (iterações definidas e indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
EF06CO02: Elaborar algoritmos que envolvam instruções sequenciais, de repetição e de seleção usando uma linguagem de programação.
EI03CO02: Expressar as etapas para a realização de uma tarefa de forma clara e ordenada.
EI03CO04: Criar e representar algoritmos para resolver problemas.
EF01CO02: Identificar e seguir sequências de passos aplicados no dia a dia para resolver problemas.
Manual do Professor
Atividade de Programação com Robô
Este programa foi desenvolvido para auxiliar professores a ensinarem conceitos de programação, pensamento computacional e robótica para alunos do ensino fundamental e médio.
Como usar o programa em sala de aula
1. Explique os comandos disponíveis e como inseri-los na área de código.
2. Demonstre a execução de um código simples e mostre como o robô responde aos comandos.
3. Deixe os alunos explorarem as diferentes fases e tentarem resolver os desafios propostos.
Habilidades da BNCC atendidas
EF05MA18: Construir sequências e reconhecer padrões.
EF67MA28: Reconhecer e representar algoritmos simples.
EF67MA29: Compreender e usar laços de repetição em algoritmos.
EF89MA18: Desenvolver soluções para problemas usando programação.
EF05MA15: Compreender o conceito de variável.
EF06MA20: Analisar e resolver problemas utilizando programação.
PC01AB01: Compreender que os computadores não têm inteligência e apenas realizam o que é programado.
PC05AL01: Conhecer e utilizar algoritmos com repetições.
CD04LD03: Usar simuladores educacionais.
EF03CO02: Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples com condição (iterações indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
EF04CO03: Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples e aninhadas (iterações definidas e indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
EF06CO02: Elaborar algoritmos que envolvam instruções sequenciais, de repetição e de seleção usando uma linguagem de programação.
EI03CO02: Expressar as etapas para a realização de uma tarefa de forma clara e ordenada.
EI03CO04: Criar e representar algoritmos para resolver problemas.
EF01CO02: Identificar e seguir sequências de passos aplicados no dia a dia para resolver problemas.
Dicas para cada fase
Fase 1: Levar o robô até o ponto final. Incentive os alunos a pensarem nos passos necessários para chegar ao ponto final.
Fase 2: Levar o robô até o ponto final com obstáculos. Os alunos devem planejar como evitar os obstáculos.
Fase 3: Levar o robô até o ponto final com mais obstáculos. Mais planejamento será necessário.
Fase 4: Levar o robô através de um labirinto simples até o ponto final.
Fase 5: Levar os itens até os destinos marcados.
Fase 6: Levar os itens até os destinos marcados com obstáculos.
Fase 7: Levar os itens até os destinos marcados, desviando os obstáculos.
Fase 8: Utilizar condicionais de cores para levar os itens aos destinos correspondentes.
Perguntas de feedback para os alunos
Quais foram os desafios encontrados durante a programação do robô?
Como você resolveu os problemas que surgiram?
Você conseguiu atingir o objetivo da fase? Se não, o que você acha que deu errado?
Como você usaria os laços de repetição para simplificar seu código?
Como as condicionais podem ser usadas para tomar decisões na programação?