Este simulador permite criar e interagir com um robô seguidor de linha. Utilize as peças do menu para configurar o ambiente. Arraste e solte as peças no campo de simulação para criar obstáculos e objetivos para o robô. Use o sensor ultrassônico para desviar de obstáculos e o seguidor de linha para seguir os trajetos desenhados.
BNCC
As habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que essa atividade de robótica educativa pode atender, segundo os componentes curriculares relacionados às áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias, são:
Ciências da Natureza
Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano):
EF06CI05: Planejar e executar, individualmente ou em grupo, experimentos ou práticas investigativas, utilizando materiais variados, procedimentos seguros e registros precisos, a fim de obter conclusões.
EF06CI06: Utilizar instrumentos e tecnologias diversas, inclusive digitais, de maneira responsável e crítica, para coletar dados, fazer medições e realizar experimentos em Ciências.
Matemática
Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano):
EF06MA17: Resolver e elaborar problemas, envolvendo diferentes unidades de medida de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo, utilizando as relações entre essas unidades.
Tecnologias
Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano):
EF06TE03: Utilizar dispositivos eletrônicos e recursos digitais de forma ética e responsável para resolver problemas cotidianos e realizar atividades escolares.
EF06TE04: Desenvolver projetos simples que utilizem programação básica, para a resolução de problemas, criação de jogos, simulações e animações.