UFPR Licenciatura em Computação
Prof. Jéfer

Gen-AI na Educação

Soluções Web para Acelerar a Produtividade

"O estagIÁrio Plus" — automação de tarefas repetitivas para liberar tempo de ensino.

Prof. Jéfer Benedett Dörr

Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) — Setor Palotina. Doutor em Computação, atua nas áreas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Segurança Digital e Tecnologias Imersivas.

Coordenador de projetos educacionais com foco em inovação, gamificação e metaverso, como DroneVerse e SpatialVerse. Desenvolve recursos interativos abertos para ensino de Computação na UFPR.

O Problema

  • Professores gastam horas com planilhas, registros e relatórios.
  • Tempo de ensino é consumido por burocracia.
  • Alunos têm menos atividades práticas.

"E se você pudesse agilizar e amplificar os resultados?"

A Solução

Gen-AI e ferramentas web-first permitem:

  • Automatizar criação de formulários, dashboards e relatórios.
  • Criar simulações interativas com pouco código.
  • Integrar IA ao ensino para otimizar o trabalho do professor.
-> Desenvolver a habilidade de reduzir o tempo entre ideia e execução.

IA no Dia a Dia

Para turbinar estudos, pesquisa e produção de código no cotidiano acadêmico.

IA -> Estatística

ChatGPT ChatGPT Claude Claude Grok Grok DeepSeek DeepSeek Gemini Gemini Copilot Copilot

“IA não substitui repertório. Quem pergunta precisa avaliar a resposta”. — Arthur Igreja

Como funciona uma Large Language Model

Um LLM é um modelo de IA treinado para prever a próxima palavra em uma sequência de texto. Ele aprende padrões e contextos linguísticos a partir de bilhões de exemplos.

O gato subiu no telhado → 0.82 sofá → 0.10 carro → 0.05 Maior probabilidade → "telhado"

O modelo calcula probabilidades para cada palavra possível e escolhe a mais provável. Adiciona essa palavra à frase e repete o processo — uma predição por vez.

Limites e Arquitetura das LLMs

Esse mecanismo é baseado na arquitetura Transformer, que analisa todas as palavras anteriores para entender o contexto antes de gerar a próxima.

⚠️ Atenção: As LLMs avaliam apenas a probabilidade local da próxima palavra, não a veracidade global do texto gerado.
Isso significa que uma frase pode soar coerente, mas ainda assim conter informações FALSAS — as chamadas alucinações de modelo.

Em outras palavras, as LLMs funcionam como um “autocompletar inteligente”: combinam estatística e contexto para produzir frases coerentes, mas não compreendem o mundo nem garantem que o conteúdo seja verdadeiro.

Gen-AI + Web

Exemplos:

  • HTML + CSS + JS para simulações rápidas (CodePen).
  • Apps Script para automação do Google.
  • Expo Snack para apps mobile/web com React Native.

Exemplo: HTML

<h1>Título da Página</h1>
<p>Um parágrafo de texto simples.</p>

Exemplo: CSS

body {
  background:#0e0f1a;
  color:#fff;
  font-family:Inter, sans-serif;
}

Exemplo: JavaScript

function saudacao(nome) {
  alert("Olá, " + nome + "!");}
saudacao("Jéfer");

Demo: Expo Snack

Demo: Google Apps Script

Google Apps Script

Como o Apps Script Funciona

O código percorre automaticamente todas as abas da planilha e cria um formulário para cada:

  1. Identifica as abas com o padrão Aula 1, Aula 2, ...
  2. Cria um novo Google Form para cada aba detectada.
  3. Ativa o modo de Questionário com correção automática.
  4. cada linha da planilha (perguntas e alternativas).
  5. Adiciona as questões ao formulário com as alternativas e a resposta correta.
  6. Inclui feedback personalizado conforme a justificativa registrada na planilha.

Resultado da Automação

Ao executar o script, cada aba Aula 1..15 gera automaticamente um novo Google Form completo, com perguntas, respostas e feedback configurados.

Formulário automático gerado pelo Apps Script

Formulário criado automaticamente (modo quiz ativado)

Questões com autocorreção e feedback

Questões com autocorreção e feedback configurados

🚀 Todos os formulários são criados em poucos segundos, prontos para uso no Google Classroom.

Demo: Coordenação

Demo: Grade Curricular

Demo: Formativas

Demo: LCP Disciplinas - WP (Elementor)

Demo: Visão Emotiva

Demo: Drone 3D

Demo: Robo Duino

Demo: Disciplina DEE344

Demo: Simulador DEE344

Demo: Packet-Jef

Demo: DuoJef

Demo: MK Solver

UFPR Licenciatura em Computação
Prof. Jéfer

Conclusão

Potencializar resultados significa liberar tempo para ensinar.

A IA não substitui, ela POTENCIALIZA ESPECIALISTAS!

Entre a luz que a tecnologia projeta e as sombras que ela cria, há um abismo silencioso: o dos que fazem dela um espelho para pensar melhor — e o dos que nela buscam apenas um refúgio para não pensar. Nesse vazio, a mente pode tanto se expandir quanto se apagar.
Mafalda

Prof. Jéfer Benedett Dörr

Universidade Federal do Paraná — Licenciatura em Computação

“Potencializar resultados é liberar tempo para o que só um professor pode fazer: ENSINAR.”
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