
Desenvolvimento de Atividades Educacionais para a BNCC Acelerado por Inteligência Artificial
BNCC + IA: Atividades Educacionais Interativas
Jéfer Benedett Dörr (UFPR) — Tecnologias educacionais, IA, gamificação, RA e metodologias ativas para competências digitais.
12+
Atividades Interativas
BNCC
Alinhamento por habilidade
Web
HTML • CSS • JS
Resumo: proposta que integra IA, visão computacional, RA e metodologias ativas para ampliar engajamento e compreensão de conceitos complexos, com acesso via navegador.
alinhar objetivos e combinar demonstrações ao vivo. Tempo-alvo total: 12–15 min.
1. Introdução — Por quê agora?
- Transformação digital e aprendizagens ativas (Moran, 2015).
- BNCC (2024) e Referencial de Computação (MEC, 2022): competências digitais & PC.
- ODS 4: educação inclusiva e de qualidade.
- Desafio: recursos acessíveis e focados em aprendizagem significativa.
2. Fundamentação Teórica
Competências e metodologias
- Letramento digital (BNCC, 2024).
- Pensamento Computacional (Wing, 2006).
- Metodologias ativas (Moran; Papert).
- Aprendizagem significativa (Ausubel).
Tecnologias pedagógicas
- RA/3D (Three.js).
- IA no navegador (TF.js; MediaPipe).
- Gamificação com feedback.
3. Metodologia
- Planejamento alinhado à BNCC.
- Prototipagem (HTML/CSS/JS).
- Testes informais com professores/alunos.
- Iterações contínuas (UI/UX + didática).
- Implantação web + documentação.
“Web-first”: sem instalação, multiplataforma, baixo atrito.
4. Ferramentas utilizadas
JavaScript
lógica & interatividade
HTML5
estrutura semântica
CSS
layout responsivo
- TensorFlow.js, MediaPipe, face-api.js
- Three.js, Expo Snack
5. Números Binários
Visão Binária, Contador Binário, Dominó Binário
- Quiz + gestos (câmera) para comparar decimal x binário.
- Raciocínio lógico, coordenação motora e PC.
- BNCC Matemática: EF05MA18, EF06MA01, EF06MA12–13, EF06MA14.
5. IA no Navegador
- Detecção de objetos/emoções/gestos com YOLO, MobileNet, MediaPipe.
- Introdução prática à visão computacional/IA.
5. Realidade Aumentada & QR
- Modelos 3D e cartões/QR para química e visualização.
- Aprendizagem visual e contextualizada.
5. Pixel Art Interativa
- Padrões em grade (mouse/teclado), simetria e sequência.
- BNCC: EF12MA01, EF69AR20, EF69MA14, EF69AR26, EM13CHS205.
5. Lógica e Orientação Espacial
- Labirinto de Blocos, Blockly, LOGO.
- Lógica sequencial e plano cartesiano.
Futebol de Robôs com IA
- Estratégia, rotas, tomada de decisão.
- Robótica e colaboração.
5. Banco de Questões + Microcredenciais
- Trilhas com badges; autogestão e motivação.
5. Ocean (FLL Submerged)
- Drone aquático: coleta de resíduos.
- ODS 4 e 14; competências socioambientais.
5. Robótica Colaborativa & Enxame
- Coordenação descentralizada e comportamento emergente.
6. Discussão
- IA + metodologias ativas → engajamento e significado.
- Gamificação com feedback e objetivo claro.
- Competências digitais e cidadania.
7. Validação & Desafios Encontrados
- Testes pontuais e ajustes rápidos.
- Bloqueios/redes + hardware heterogêneo → apps Web leves.
- Formação docente contínua.
8. Conclusões & Próximos Passos
- Promissor para BNCC/ODS com baixo atrito tecnológico.
- Avançar em IA adaptativa e learning analytics.
- Expandir RA/VR.
- Permitir que professores criem seu próprio conteúdo.
9. Referências
- BNCC (Brasil, 2024).
- Referencial Computação (MEC, 2022).
- ODS 4 (ONU, 2024).
- Moran (2015); Papert (1994); Ausubel (1980).
- Wing (2006).
- Fraser et al. (2023).
- Three.js; TensorFlow.js; MediaPipe; face-api.js.
- YOLO (2016); MobileNet (2017); Mitchell (1997).

Obrigado!
Perguntas, colaborações e usos em sala — vamos construir juntos.
- Prof. Jéfer Benedett Dörr — UFPR
- E-mail: jefer@ufpr.br (ajuste aqui)
- Docs: docs.ufpr.br/~jefer/