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BNCC na Licenciatura em Computação: Formando Professores do Futuro

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma lei obrigatória no Brasil desde 2017 e implementada integralmente a partir de 2020. Ela define os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica.

Para os futuros professores de Computação, a BNCC enfatiza competências essenciais em áreas como robótica, pensamento computacional e coding, preparando alunos para os desafios do século XXI.

Links Oficiais: BNCC - MEC | Complemento: Tecnologia Educacional

Por que a BNCC é Relevante para Nós?

A Licenciatura em Computação forma professores que atuarão na Educação Básica, e a BNCC integra a tecnologia como competência essencial – especialmente a Competência 5: Cultura Digital.

Habilidades como pensamento computacional, programação e robótica são indispensáveis para preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.

Competências Gerais da BNCC e Computação

Competência 5 – Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, ética e reflexiva.

Exemplos Práticos:

  • Criar um jogo simples em Scratch
  • Desenvolver atividades que envolvam o uso crítico de informações
  • Projetos em robótica colaborativa

Tabela de competências

Habilidades Específicas na BNCC

Ensino Fundamental :
(EF02MA10) – Descrever padrões (repetições de formas, cores, movimentos) em sequências e representá-los por meio de desenhos, palavras ou símbolos.
Atividade: Criar padrões visuais usando blocos de programação no Scratch, como sequências de cores ou movimentos.

(EF09MA10) – Identificar regularidades em sequências numéricas ou geométricas e expressar uma regra de formação.
Atividade: Desenvolver um algoritmo em Python ou Blockly para gerar sequências numéricas (como Fibonacci) ou padrões geométricos.

Fonte: Complemento da BNCC – Tecnologia Educacional

Pensamento Computacional na Sala de Aula

Definição: Decomposição, abstração, algoritmos e reconhecimento de padrões.

Atividade Prática: "Jogo do Labirinto": os alunos criam instruções passo a passo para sair de um labirinto desenhado.

Habilidade desenvolvida: Resolução de problemas e lógica sequencial.

Robótica Educacional e a BNCC

A robótica educacional integra tecnologia, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Atividade: Montar e programar um robô para seguir uma linha.

Habilidades trabalhadas: Cultura Digital (Competência 5) e Trabalho Colaborativo (Competência 9).

Coding e Programação Criativa

O coding ensina lógica e criatividade através da programação. Ferramentas como o Scratch permitem que os alunos desenvolvam animações e jogos.

Atividade: Criar uma animação em Scratch sobre preservação ambiental.

Habilidade trabalhada: Explorar tecnologias digitais em produções artísticas (EF15AR26).

Preparando Aulas com a BNCC

Passos para Planejar sua Aula:

  1. Identificar a competência/habilidade da BNCC.
  2. Escolher uma atividade prática (ex.: robótica, coding).
  3. Avaliar o desenvolvimento dos alunos (criatividade, lógica, ética).

Dica: Utilize ferramentas gratuitas como Scratch, Code.org e Tinkercad para enriquecer sua aula.

Quiz: BNCC e Computação na Sala de Aula

Instruções: Escolha a alternativa correta para cada questão.

1. Qual competência da BNCC está diretamente relacionada à tecnologia?

2. Qual habilidade está associada à criação de algoritmos no Ensino Fundamental?

3. Uma atividade de robótica na sala de aula pode desenvolver quais competências?

4. Qual ferramenta é amplamente utilizada para ensinar coding de forma lúdica?

5. Qual o foco do pensamento computacional na BNCC?

6. A BNCC é implementada por qual órgão governamental?

7. Uma atividade prática para desenvolver competências digitais pode ser:

8. Qual a principal meta da BNCC para a área de Computação?

9. Qual o complemento da BNCC que trata de tecnologia educacional?

10. Qual é a importância de integrar atividades de robótica e coding na sala de aula?

Habilidades BNCC em Computação

Estas habilidades, definidas na BNCC, são fundamentais para desenvolver o pensamento computacional, a capacidade de criar algoritmos e o uso consciente da tecnologia. Professores de Computação precisam conhecer e trabalhar essas competências para preparar alunos críticos e tecnologicamente capacitados.

Referência: BNCC – MEC

Habilidades EDUCAÇÃO INFANTIL

  • EI03CO02: Expressar as etapas para a realização de uma tarefa de forma clara e ordenada.
  • EI03CO04: Criar e representar algoritmos para resolver problemas.
  • EI03CO07: Reconhecer dispositivos eletrônicos (e não-eletrônicos), identificando quando estão ligados ou desligados (abertos ou fechados).
  • EI03CO09: Identificar dispositivos computacionais e as diferentes formas de interação.
  • EI03CO10: Utilizar tecnologia digital de maneira segura, consciente e respeitosa.
  • EI03CO11: Adotar hábitos saudáveis de uso de artefatos computacionais, seguindo recomendações de órgãos de saúde competentes.

Exemplos de atividades: Jogos de sequenciamento, desenho de fluxogramas simples e atividades de classificação de dispositivos.

Habilidades EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – Parte 1

  • EF01CO02: Identificar e seguir sequências de passos aplicados no dia a dia para resolver problemas.
  • EF02CO05: Reconhecer as características e usos das tecnologias computacionais no cotidiano dentro e fora da escola.
  • EF03CO01: Associar os valores 'verdadeiro' e 'falso' às sentenças lógicas que dizem respeito a situações do dia a dia, utilizando termos de negação.
  • EF03CO02: Criar e simular algoritmos (linguagem oral, escrita ou pictográfica) que incluam sequências e repetições simples com condição (iterações indefinidas) para resolver problemas de forma independente e colaborativa.
  • EF04CO03: Criar e simular algoritmos que incluam sequências e repetições simples e aninhadas (iterações definidas e indefinidas) para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
  • EF05CO01: Reconhecer objetos do mundo real ou digital que podem ser organizados em listas, e realizar manipulações simples sobre essas representações.

Habilidades EF – Parte 2

  • EF06CO02: Elaborar algoritmos que envolvam instruções sequenciais, de repetição e de seleção usando uma linguagem de programação.
  • EF07CO06: Compreender o papel de protocolos para a transmissão de dados.
  • EF08CO03: Utilizar algoritmos clássicos de manipulação sobre listas.
  • EF15CO03: Realizar operações de negação, conjunção e disjunção sobre sentenças lógicas e valores 'verdadeiro' e 'falso'.

Quiz: Habilidades BNCC em Computação

Instruções: Escolha a alternativa correta para cada questão.

1. Qual habilidade EI permite criar e representar algoritmos para resolver problemas?

2. Qual habilidade EI está relacionada ao uso seguro, consciente e respeitoso da tecnologia digital?

3. Em qual habilidade EF os alunos devem identificar e seguir sequências de passos para resolver problemas cotidianos?

4. Qual habilidade EF envolve a criação de algoritmos com repetições simples com condição?

5. Qual habilidade EF aborda a criação de algoritmos com repetições aninhadas?

6. Qual habilidade EF exige a elaboração de algoritmos utilizando estruturas de repetição e seleção?

7. Qual habilidade EF destaca a compreensão dos protocolos de transmissão de dados?

8. Em qual habilidade EF os alunos devem reconhecer e manipular listas de objetos?

9. Qual habilidade EF está relacionada à realização de operações lógicas sobre sentenças?

10. Qual habilidade é essencial para elaborar algoritmos que resolvam problemas complexos em programação?

Pensamento Computacional e Reconhecimento de Padrões

  • EF05MA24: Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos, sintetizando conclusões sobre contextos como saúde e trânsito.

Atividade sugerida: Analisar gráficos reais e identificar padrões, relacionando-os a contextos como saúde ou trânsito.

Visual: Gráficos, tabelas e uma lupa para reforçar a ideia de “reconhecimento de padrões”.

Algoritmos e Programação Avançada

Atividade sugerida: Desenvolver um algoritmo em pseudocódigo para resolver um desafio prático.

Visual: Ícones de código e uma tela de computador.

Uso Seguro e Ético das Tecnologias

Atividade sugerida: Realizar um debate ou roda de conversa sobre privacidade e segurança digital.

Visual: Ícones de cadeado e ética.

Colaboração e Resolução de Problemas

Atividade sugerida: Projetos em grupo que investiguem questões locais e proponham soluções utilizando tecnologias digitais.

Visual: Ícones de pessoas colaborando e gráficos de trabalho em grupo.

Visão Computacional

Atividade sugerida: Uso de software de processamento de imagens para identificar padrões ou diagnosticar situações.

Visual: Imagem de uma câmera digital ou de processamento de imagens.

Criptografia e Reconhecimento Facial

Atividade sugerida: Realizar uma atividade de decodificação simples e discutir as implicações éticas do reconhecimento facial.

Visual: Ícones de cadeado e de um rosto com contornos digitais.

Dispositivos de Entrada

Atividade sugerida: Comparar e testar diferentes dispositivos (teclado, mouse, touchscreen) em atividades práticas.

Visual: Imagem de uma variedade de dispositivos de entrada.

  • EF09MA28:Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

Atividade sugerida: Debate sobre segurança em transações bancárias online e análise de casos reais.

Visual: Ícones de banco e representações de transações online.

Fake News e Desinformação

Atividade sugerida: Atividade prática de checagem de informações e debate sobre as consequências das fake news.

Visual: Ícone de alerta, lupa e representações de notícias.

BNCC: Nosso Guia para o Futuro Digital

A BNCC é a base para formar cidadãos críticos, criativos e tecnologicamente capacitados. Professores de Computação desempenham um papel fundamental na implementação de atividades que desenvolvam competências como robótica, pensamento computacional e coding.

Chamada à Ação: "Planeje sua próxima aula com a BNCC e transforme o aprendizado!"

Referências

BNCC Oficial: Ministério da Educação
Complemento de Tecnologia Educacional: Acesse aqui