A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma lei obrigatória no Brasil desde 2017 e implementada integralmente a partir de 2020. Ela define os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica.
Para os futuros professores de Computação, a BNCC enfatiza competências essenciais em áreas como robótica, pensamento computacional e coding, preparando alunos para os desafios do século XXI.
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A Licenciatura em Computação forma professores que atuarão na Educação Básica, e a BNCC integra a tecnologia como competência essencial – especialmente a Competência 5: Cultura Digital.
Habilidades como pensamento computacional, programação e robótica são indispensáveis para preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.
Competência 5 – Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, ética e reflexiva.
Exemplos Práticos:
Ensino Fundamental :
(EF02MA10) – Descrever padrões (repetições de formas, cores, movimentos) em sequências e representá-los por meio de desenhos, palavras ou símbolos.
Atividade: Criar padrões visuais usando blocos de programação no Scratch, como sequências de cores ou movimentos.
(EF09MA10) – Identificar regularidades em sequências numéricas ou geométricas e expressar uma regra de formação.
Atividade: Desenvolver um algoritmo em Python ou Blockly para gerar sequências numéricas (como Fibonacci) ou padrões geométricos.
Definição: Decomposição, abstração, algoritmos e reconhecimento de padrões.
Atividade Prática: "Jogo do Labirinto": os alunos criam instruções passo a passo para sair de um labirinto desenhado.
Habilidade desenvolvida: Resolução de problemas e lógica sequencial.
A robótica educacional integra tecnologia, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Atividade: Montar e programar um robô para seguir uma linha.
Habilidades trabalhadas: Cultura Digital (Competência 5) e Trabalho Colaborativo (Competência 9).
O coding ensina lógica e criatividade através da programação. Ferramentas como o Scratch permitem que os alunos desenvolvam animações e jogos.
Atividade: Criar uma animação em Scratch sobre preservação ambiental.
Habilidade trabalhada: Explorar tecnologias digitais em produções artísticas (EF15AR26).
Passos para Planejar sua Aula:
Dica: Utilize ferramentas gratuitas como Scratch, Code.org e Tinkercad para enriquecer sua aula.
Instruções: Escolha a alternativa correta para cada questão.
Estas habilidades, definidas na BNCC, são fundamentais para desenvolver o pensamento computacional, a capacidade de criar algoritmos e o uso consciente da tecnologia. Professores de Computação precisam conhecer e trabalhar essas competências para preparar alunos críticos e tecnologicamente capacitados.
Referência: BNCC – MEC
Exemplos de atividades: Jogos de sequenciamento, desenho de fluxogramas simples e atividades de classificação de dispositivos.
Instruções: Escolha a alternativa correta para cada questão.
Atividade sugerida: Analisar gráficos reais e identificar padrões, relacionando-os a contextos como saúde ou trânsito.
Visual: Gráficos, tabelas e uma lupa para reforçar a ideia de “reconhecimento de padrões”.
Atividade sugerida: Desenvolver um algoritmo em pseudocódigo para resolver um desafio prático.
Visual: Ícones de código e uma tela de computador.
Atividade sugerida: Realizar um debate ou roda de conversa sobre privacidade e segurança digital.
Visual: Ícones de cadeado e ética.
Atividade sugerida: Projetos em grupo que investiguem questões locais e proponham soluções utilizando tecnologias digitais.
Visual: Ícones de pessoas colaborando e gráficos de trabalho em grupo.
Atividade sugerida: Uso de software de processamento de imagens para identificar padrões ou diagnosticar situações.
Visual: Imagem de uma câmera digital ou de processamento de imagens.
Atividade sugerida: Realizar uma atividade de decodificação simples e discutir as implicações éticas do reconhecimento facial.
Visual: Ícones de cadeado e de um rosto com contornos digitais.
Atividade sugerida: Comparar e testar diferentes dispositivos (teclado, mouse, touchscreen) em atividades práticas.
Visual: Imagem de uma variedade de dispositivos de entrada.
Atividade sugerida: Debate sobre segurança em transações bancárias online e análise de casos reais.
Visual: Ícones de banco e representações de transações online.
Atividade sugerida: Atividade prática de checagem de informações e debate sobre as consequências das fake news.
Visual: Ícone de alerta, lupa e representações de notícias.
A BNCC é a base para formar cidadãos críticos, criativos e tecnologicamente capacitados. Professores de Computação desempenham um papel fundamental na implementação de atividades que desenvolvam competências como robótica, pensamento computacional e coding.
Chamada à Ação: "Planeje sua próxima aula com a BNCC e transforme o aprendizado!"
BNCC Oficial: Ministério da Educação
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