Prezados(as) alunos(as),
É com grande entusiasmo que apresentamos o projeto final da disciplina DEE355 - Sistemas Operacionais. Para consolidar o conhecimento adquirido ao longo do semestre e estimular sua criatividade, vocês terão a oportunidade de desenvolver um Recurso Educacional Aberto (REA) como material de apoio didático para o ensino dos conceitos fundamentais de Sistemas Operacionais.
Este trabalho representa não apenas uma avaliação acadêmica, mas também uma contribuição real para a comunidade educacional, pois os materiais produzidos poderão ser utilizados por outros estudantes e educadores em suas jornadas de aprendizado. Através desta atividade, vocês terão a chance de aprofundar seu entendimento sobre um tópico específico e desenvolver habilidades de comunicação e criação de conteúdo educacional.
A proposta será realizada individualmente por cada dupla e apresentada aos colegas na semana final da disciplina, compondo uma parte significativa da avaliação final.
Ver DetalhesUm Recurso Educacional Aberto (REA) consiste em qualquer tipo de material didático que esteja sob domínio público ou licenciado de maneira aberta, permitindo que outras pessoas possam utilizá-lo, adaptá-lo e distribuí-lo gratuitamente.
Estes recursos podem assumir diversos formatos, como vídeos educativos, apresentações interativas, textos didáticos, softwares, jogos, simulações, infográficos e outros materiais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.
Os REAs representam um movimento global pela democratização do conhecimento e pelo acesso equitativo à educação de qualidade. Ao desenvolver um REA, você estará contribuindo para este movimento e criando um legado que poderá beneficiar inúmeros estudantes e educadores.
Os principais benefícios dos REAs incluem:
Cada dupla deverá escolher um dos seguintes tópicos centrais da disciplina de Sistemas Operacionais para desenvolver seu REA. O objetivo é aprofundar o conhecimento em uma área específica e criar um material que facilite a compreensão dos conceitos por outros estudantes.
Explore os conceitos fundamentais, ciclo de vida, estados, criação e destruição. Compare processos e threads, discutindo seus usos, vantagens e desvantagens no contexto dos sistemas operacionais modernos.
Investigue como diferentes sistemas operacionais implementam estes conceitos e as implicações práticas para o desenvolvimento de aplicações.
Apresente os objetivos do escalonamento, diferentes algoritmos (FIFO, SJF, Round Robin, Prioridades, etc.), funcionamento, métricas de avaliação (throughput, turnaround time, waiting time, etc.) e cenários de aplicação.
Demonstre como as escolhas de escalonamento afetam o desempenho do sistema e a experiência do usuário em diferentes contextos computacionais.
Detalhe as diferentes formas de comunicação entre processos e threads (memória compartilhada, passagem de mensagens, pipes, sockets), seus mecanismos de funcionamento e desafios (condição de corrida, deadlock, starvation).
Analise como os padrões de comunicação entre tarefas influenciam a arquitetura e o desempenho de sistemas computacionais complexos.
Aborde os conceitos de alocação contígua e não contígua, paginação, segmentação, memória virtual, swapping, algoritmos de substituição de páginas e a hierarquia de memória.
Explore como as técnicas de gerenciamento de memória evoluíram ao longo do tempo e como diferentes sistemas operacionais implementam estas estratégias.
Explique as estruturas de diretórios, sistemas de arquivos (FAT, NTFS, ext4, etc.), operações básicas (criar, ler, escrever, deletar), métodos de acesso, proteção e segurança de arquivos.
Investigue como os diferentes sistemas de arquivos atendem a requisitos específicos de desempenho, confiabilidade e segurança em diversos ambientes computacionais.
Apresente os dispositivos de E/S, controladores, drivers, técnicas de programação de E/S (polling, interrupção, DMA), buffering, caching e o papel do sistema operacional no gerenciamento de operações de entrada e saída.
Analise como as estratégias de E/S influenciam o desempenho do sistema e como as tendências tecnológicas estão moldando esta área.
Explique os conceitos de virtualização de hardware, hypervisors (Tipo 1 e Tipo 2), máquinas virtuais, containers (Docker, LXC), vantagens/desvantagens da virtualização e seus diferentes tipos (servidor, desktop, rede).
Discuta o impacto da virtualização na computação em nuvem, microserviços e na transformação digital das organizações.
Compare e contraste as características, arquiteturas, modelos de segurança e casos de uso de diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux, macOS, Android, iOS, sistemas embarcados, etc.).
Analise como cada sistema operacional se adapta às necessidades específicas de seu público-alvo e como evoluíram para enfrentar os desafios contemporâneos.
O formato do REA é livre, permitindo que vocês explorem sua criatividade e utilizem as ferramentas que melhor se adequem ao tópico escolhido. O principal objetivo é criar um material educativo eficaz, acessível e engajador, que facilite o aprendizado dos conceitos abordados.
Considerem cuidadosamente as características do seu público-alvo, os objetivos de aprendizagem e as limitações tecnológicas ao escolher o formato do seu recurso. Independentemente do formato escolhido, o REA deve apresentar clareza, precisão conceitual, organização lógica e elementos visuais que facilitem a compreensão.
Utilize ferramentas como PowerPoint, Google Slides, Prezi ou outras plataformas que permitam incorporar elementos multimídia (vídeos, áudios, animações) e interatividade (botões, hiperlinks, quizzes integrados).
Este formato é ideal para explicar conceitos complexos de forma visual e gradual, permitindo que o estudante navegue pelo conteúdo no seu próprio ritmo.
Crie um vídeo curto e objetivo (5-10 minutos) utilizando animações, screencasts, apresentações visuais ou demonstrações práticas para explicar o tópico escolhido de forma dinâmica e envolvente.
Os vídeos são particularmente eficazes para demonstrar processos, simulações e casos práticos, além de atenderem a diferentes estilos de aprendizagem.
Desenvolva uma pequena simulação utilizando ferramentas como simuladores de SO online, scripts simples ou softwares de simulação que permitam ao usuário visualizar e interagir com os conceitos abordados.
As simulações oferecem uma experiência prática e hands-on, ideal para conceitos como escalonamento, gerenciamento de memória ou sistemas de arquivos.
Crie um infográfico dinâmico que permita ao usuário explorar o conteúdo em diferentes níveis de detalhe, combinando elementos visuais, textos explicativos e pequenas interações.
Este formato é excelente para apresentar relações entre conceitos, classificações e comparações de forma visual e intuitiva.
Desenvolva uma página web simples com explicações, exemplos práticos, quizzes interativos e outros elementos que enriqueçam a experiência de aprendizado do usuário.
As páginas web são altamente acessíveis, podem combinar diversos tipos de mídia e permitem diferentes níveis de interatividade.
Crie um pequeno jogo ou atividade gamificada que ensine os conceitos do tópico escolhido de forma lúdica e engajadora, estimulando o aprendizado ativo.
A gamificação pode aumentar significativamente o envolvimento do estudante com o conteúdo, especialmente para tópicos complexos ou abstratos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece as competências e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Ela orienta os currículos escolares e serve como referência para práticas pedagógicas mais equitativas e significativas.
Ao elaborar o seu Recurso Educacional Aberto (REA), é fundamental refletir sobre como o conteúdo produzido pode contribuir para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC, especialmente aquelas relacionadas à Educação Digital, Pensamento Computacional, Resolução de Problemas e Autonomia no Aprendizado.
Recomenda-se que cada dupla inclua, na documentação do trabalho, uma seção breve destacando:
Essa reflexão fortalece a relevância pedagógica do seu trabalho e amplia suas possibilidades de aplicação em contextos reais de ensino.
Para garantir a qualidade e eficácia do seu REA, considere as seguintes orientações:
O trabalho final consistirá em dois componentes principais:
O REA finalizado deverá ser disponibilizado em um formato acessível (link para um site, arquivo de apresentação, arquivo de vídeo, etc.) a ser combinado com o professor durante a semana final da disciplina.
Junto com o recurso, deve ser entregue uma breve documentação contendo:
Cada dupla terá um tempo determinado (entre 15-20 minutos) para apresentar seu REA aos colegas na semana final da disciplina. A apresentação deve abordar:
A apresentação será avaliada quanto à clareza, domínio do conteúdo, qualidade dos materiais de apoio e capacidade de responder às perguntas da turma e do professor.
O trabalho será avaliado considerando os seguintes critérios:
Critério | Descrição | Peso |
---|---|---|
Conteúdo Técnico | Precisão, profundidade e abrangência dos conceitos abordados | 20% |
Qualidade Pedagógica | Clareza, organização lógica e eficácia didática do recurso | 20% |
Criatividade e Inovação | Originalidade da abordagem e uso eficiente dos recursos multimídia | 15% |
Usabilidade e Acessibilidade | Facilidade de uso, navegação intuitiva e inclusão de recursos de acessibilidade | 10% |
Apresentação | Qualidade da apresentação oral, domínio do conteúdo e capacidade de responder a perguntas | 20% |
Documentação | Completude e clareza da documentação que acompanha o recurso | 15% |
Para organizar adequadamente o desenvolvimento do trabalho, observe o seguinte cronograma:
Final de Abril de 2025
Apresentação da proposta, esclarecimento de dúvidas e formação das duplas.
Primeira semana de Maio de 2025
Definição do tópico e formato do REA por cada dupla.
Segunda semana de Maio de 2025
Primeira rodada de orientação com o professor para alinhar ideias, esclarecer dúvidas e revisar os primeiros esboços dos projetos.
Final da terceira semana de Maio de 2025
Entrega parcial contendo estrutura inicial, protótipo do REA e início da documentação.
Última semana de Maio de 2025
Revisão final com o professor para ajustes, validação do conteúdo e recomendações finais.
Primeira semana de Junho de 2025
Cada dupla apresentará seu REA para a turma. As apresentações compõem parte da avaliação final.
Este trabalho é uma oportunidade única de aplicar seus conhecimentos de Sistemas Operacionais de forma prática, criativa e significativa. Ao desenvolver um REA, você não apenas consolida seu aprendizado, como também contribui ativamente para a construção de um ambiente educacional mais colaborativo e acessível.
Explore sua criatividade, busque inspiração em boas práticas e não hesite em inovar. Conte com o apoio do professor durante todo o processo e aproveite a experiência como parte do seu crescimento acadêmico e profissional.
Vamos juntos transformar conhecimento em recursos que inspiram e ensinam!