Forme-se professor de Computação e transforme o futuro da educação tecnológica no Brasil
O curso de Licenciatura em Computação da UFPR Palotina tem como objetivo principal preparar professores para formar cidadãos com competências e habilidades necessárias para conviver e prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e global.
Com duração de 4 anos e oferta de 50 vagas no período noturno (19h - 23h), nosso curso prepara profissionais qualificados tanto para a docência quanto para o desenvolvimento de soluções computacionais voltadas à educação.
Avaliação, especificação e desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais com foco educacional.
Preparação para lecionar disciplinas de computação para turmas do ensino fundamental e médio.
Desenvolvimento de recursos cognitivos para resolução de problemas, transversal a todas as áreas do conhecimento.
As ferramentas de educação assistida por computador e os sistemas de educação à distância tornam a interação ensino-aprendizagem prazerosa, autônoma e efetiva, pois introduzem princípios e conceitos pedagógicos na interação humano-computador. Essas ferramentas são desenvolvidas com a participação de Licenciados em Computação.
Genericamente, todo sistema computacional com funcionalidade pedagógica ou que necessita de assistência para seu uso, requer a participação dos Licenciados em Computação.
A Licenciatura em Computação tem como objetivo a formação de professores para o exercício da docência em Computação na Educação Básica Regular, Profissional, Tecnológica e Corporativa e em outras etapas e modalidades de educação; e para atuar no projeto, no desenvolvimento, na avaliação e na gestão de sistemas educacionais e de tecnologias contemporâneas, relacionadas à Computação articulada à Educação.
Espera-se que o Licenciado em Computação domine os conhecimentos básicos da Computação a partir dos seus fundamentos matemáticos, mas com a visão de que eles possuem origem e contexto históricos, e de que os seus diversos modos de realizabilidade técnica, aqueles já existentes e aqueles ainda por vir, lhes são intrínsecos.
Esses licenciados atuam na avaliação, especificação e desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais, além de terem a capacidade técnica de lecionar para turmas do ensino fundamental e médio.
A introdução do pensamento computacional e algorítmico na educação básica fornece os recurso cognitivos necessários para a resolução de problemas, transversal a todas as áreas do conhecimento.
As ferramentas de educação assistida por computador e os sistemas de educação à distância tornam a interação ensino-aprendizagem prazerosa, autônoma e efetiva.
4 anos
Noturno (19h - 23h)
50 vagas anuais