Universidade Federal do Paraná

Departamento de Estatística

Disciplina CE075: Análise de Dados Longitudinais

Curso: 16A – Estatística

2° semestre de 2019

 

Prof. José Luiz Padilha da Silva

 

 

 

1.    Objetivos

Dados longitudinais ou medidas repetidas acontecem com frequência na prática da estatística.  O objetivo desta disciplina é apresentar as técnicas e modelos mais utilizadas nesta área.

 

2.   Ementa

Conceitos básicos e exemplos de dados longitudinais. Análise exploratória. Estruturas de correlação. Modelo linear normal com erros correlacionados. Modelo de efeitos aleatórios. Equações de estimação generalizadas.

 

3.   Programa

1.     Introdução a Dados Longitudinais

2.    Desenhos de Estudos Longitudinais

3.    Técnicas Tradicionais:  Perspectiva Histórica

4.    Modelos Lineares para Dados Longitudinais

5.    Análise Exploratória de Dados Longitudinais

6.    Modelos Lineares Mistos.

7.    Modelos Marginais: Equações Generalizadas de Estimação (GEE)

8.    Medidas Repetidas

9.    Tratamento de Dados Perdidos

10.                   Tópicos Especiais

 

4.   Procedimentos Didáticos

Aulas expositivas com uso de quadro negro e/ou outros recursos didáticos; resolução de listas de exercícios.

 

5.   Horário e Local

Segunda, 19:00 – 20:30, sala LABEST B

Quarta,  20:45 – 22:15, sala LABEST B

 

 

6.   Critérios de Avaliação

·       Prova 1 (33 pontos):  02/10

·       Prova 2 (33 pontos):  13/11

·       Trabalho + Seminários (34 pontos):  18/11 e 20/11. Apresentação em dupla de um artigo científico com tema relacionado ao conteúdo visto em sala. O tempo de apresentação será de  aproximadamente 20 minutos por dupla. Definir o artigo e as duplas até o dia 31/10. Para aqueles que não apresentarem a definição dos grupos e artigo até o dia 31/10, o trabalho será avaliado em no máximo 25 pontos. A data das apresentações será definida por sorteio.

o   Grupo e temas.

o   O Trabalho consiste em um relatório de cerca de 3-4 páginas sobre o artigo apresentado. No relatório o grupo deve explicitar o problema adotado, os métodos usados/comparados, as principais conclusões obtidas, e realizar uma análise crítica do trabalho.

o   Metade da nota será a avaliação do trabalho e a outra metade a avaliação da apresentação.

·       Exame Final: 09/12 (prova com todo o conteúdo da disciplina)

·       Notas

 

7.   Arquivos das Aulas

Histórico e material das aulas ministradas

 

 

8.   Conjuntos de Dados

Dados

 

 

9.   Listas de Exercícios

Listas

 

 

10.                  Bibliografia

1.   Fitzmaurice, Laird e Ware (2011). Applied Longitudinal Analysis. Segunda Edição.

2.   Diggle, Heagerty, Liang e Zeger (2002). Analysis of Longitudinal Data. Segunda Edição.

3.   Fitzmaurice, Davidian, Verbeke e Molenberghs (2009). Longitudinal Data Analysis.

4.   Verbeke e Molenberghs (2000).  Linear Mixed Models for Longitudinal Data.

5.   Pinheiro e Bates (2000). Mixed-Effects Models in S and S-plus.

6.   Molenberghs e Verbeke (2005). Models for Discrete Longitudinal Data.

7.   Molenberghs e Kenward (2007). Missing Data in Clinical Studies.

8.   Szklo e Javier Nieto (2014). Epidemiology Beyond the Basics. Terceira Edição.