Curso de Treinamento (iniciação)
INRAPORC: Sistema de análise de desempenho e elaboração estratégias nutricionais para suínos
CURSO GRATUITO - vagas limitadas
inscrições encerradas
Data: 22 e 23 de novembro de 2010
Ministrantes: Dr. Jaap Van Milgen (INRA - UMR SENAH, Saint Gilles, França) e Prof. Dr. Paulo Alberto Lovatto (UFSM, Santa Maria, RS, Brasil)
Participação especial: Prof. Dr. Candido Pomar (Agriculture and Agri-food Canada, Sherbrook, Quebec)
Publico Alvo: Nutricionistas, Modelistas, Pesquisadores e Professores de Empresas, Cooperativas ou Institutos de Ensino e Pesquisa, além de estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Local: Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba, PR
Coordenação: Prof. Dr. Marson Bruck Warpechowski
Promoção: Departamento de Zootecnia e Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR
Apoios: INRA-UMR SENAH, AJINOMOTO Animal Nutrition, PPGCV-UFPR, SCA-UFPR, CRMV-PR, ModelAnimal-UFSM
Inscrições, vagas, programação e demais informações no sitio http://www.ufpr.br/~labsiszoot
Atividade integrada ao Programa CAPES-COFECUB “Biologia integrativa na produção animal: modelagem de processos e de sistemas de produção de suínos e Aves”
APRESENTAÇÃO:
O INRAPORC é um programa computacional desenvolvido no INRA (instituto nacional de pesquisa agronômica da França), pela UMR SENAH (unidade mista de pesquisa em sistemas de produção, nutrição animal e humana), sediada em Saint Gilles, Rennes, Bretanha.
O INRAPORC é um modelo e uma ferramenta de análise do desempenho zootécnico e de avaliação de estratégias nutricionais para suínos em crescimento e porcas em reprodução, adaptável a diferentes sistemas de produção, genéticas e manejos alimentares.
Um dos diferenciais do sistema é que o mesmo integra diferentes modelos dinâmicos que incluem variáveis de ambiente e instalações, manejo geral e alimentar, composição nutricional, comportamento e potencial genético animal, entre outros, e que fornecem resultados dinâmicos ou acumulados, totais ou nas fases elaboradas pelo usuário, relativos ao desempenho zootécnico, deposição e composição de carcaça, excessos e deficiências de ingestão de macro e micro nutrientes e excreção de resíduos, entre outros. Com tudo isso a ferramenta é útil na avaliação da situação corrente e na predição de impacto zootécnico, econômico e ambiental de alterações nos fatores de produção.
Informações e artigos científicos, incluindo disponibilidade de versão de avaliação e compra de versão completa do programa estão disponíveis no sitio: http://w3.rennes.inra.fr/inraporc
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias - Rua dos Funcionários, 1540 - Curitiba/PR - CEP 83035-050
Fone: (41) 3350-5779 / 5669