Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de História
História do Brasil II (HH061)
Professor responsável: Luiz Geraldo Silva.

Pano de boca executado para a representação extraordináriano Teatro da Corte (J. B. Debret, 1822)





D) A iconografia da Guerra do Paraguai


Madame Lynch e Solano López (c. 1865)


Combate de São Borja, de 14 de outubro de 1865, segundo a L’Illustration.



Partida ao início da guerra. L’Illustration, 9 de setembro de 1865.



Voluntário desconhecido pousa para foto em estúdio.



Representações românticas da imprensa em torno do chamamento dos Voluntários da Pátria
(Semana Ilustrada, 19 de fevereiro e 12 de março de 1865).



Designação da Guarda Nacional (Casado e com filhos). Cena doméstica. Semana Ilustrada, 17 de março de 1867.



Guarda pessoal de Duque de Caxias. Todos negros. S/d.



Patriotismo do senhor de escravos. Semana Ilustrada, 11 de novembro de 1866.



Padronização das fardas dos Voluntários da Pátria sob o comando do Duque de Caxias.
Os modelos combinavam pouco com a realidade.



Representações de oficial, sargento e soldado do 1° Regimento de Artilharia a Cavalo, o Boi de Botas.
Atuaram decisivamente na batalha do Tuiuti, e era comando por Mallet.



Vista do interior da Fortaleza de Curuzu em 20 de setembro de 1866, por Candido Lopes (1840-1902).



Coronel argentino Pipo Giribone e sua banda. S/d.



Rendição de Uruguaiana, 18 de setembro de 1865. Por Victor Meireles.



El encorazado “Rio de Janeiro” echado a pique por un torpedo paraguayo, frente a Curuzu, el 8 de setembiembre de 1966, por Fortuny.
O Paraguai também elaborava sua iconografia gloriosa.



Prisioneiros paraguaios do General Flores. Os uruguaios incorporavam ao seu exército prisioneiros paraguaios em seu poder. S/a., s/d.



Detalhe de Trincheira de Curupaiti., por Candido Lopes.
Do alto de uma trincheira, cavada no topo de um barranco, os paraguaios tinham um alvo fácil nas tropas aliadas que avançavam por terreno descampado e coberto de banhados. Os poucos soldados que chegaram aos abatises que protegiam as trincheiras foram mortos.



 S. M. o Imperador em Porto Alegre – de volta de Uruguaiana, por Luiz Terragno.



Estado de penúria da população paraguaia depois da guerra e chistes da imprensa periódica. Vida Fluminense, 20 de janeiro de 1870



Destruição da população civil. Família paraguaia no pós-guerra. S/a.



Oficial paraguaio aprisionado por oficial argentino.



A elite imperial brasileira nos campos de batalha..
O conde d’Eu e oficiais de seu estado maior no Paraguai. Conselheiro Paranhos tem a mão na cintura. S/a.



Procissão de N. S. da Conceição em 30 de maio de 1868 no acampamento brasileiro no Tayi. S/a. A religiosidade presente em campo de batalha.



Prisioneiro paraguaio em janeiro de 1868.
Antes da queda de Humaitá, crianças combatiam no exército paraguaio. Este foi incorporado para prestar serviços ao oficial da foto. S/a.



Mulheres e crianças paraguaias recebem cuidados médicos. S/a.



Queda e captura de Lopez. Representação popular da missão civilizatória brasileira da guerra.



Batalha do Avaí, por Pedro Américo (Museu Imperial).
A guerra foi objeto de demandas artísticas patrocinadas pelo Estado imperial e por suas forças armadas.



Batalha Naval do Riachuelo, por Vitor Meireles (Museu Histórico Nacional): o mesmo espírito grandioso de Américo.



Soldado paraguaio, por V. Meireles (esboço).



Chefes de Estado do Brasil, Argentina e Paraguai (Semana Ilustrada, 1865).



Dom Pedro, o primeiro dos heróis, por H. Fleuiss (Semana Ilustrada, 1865).



"Quer ser condecorado porque perdeu um braço? E eu, que perderei 4?", por Victor Molla (O Arlequim, 1867).



"Encomendaram-me este quadro, pagaram bem, e a final borrei a pintura!"
 (Francisco Otaviano de Almeida Rosa), por J. Mill (Bazar Volante, out. 1866).



Caxias domando seu novo Carumbé e Um paraguaio vale por 6 negros (El Cabichuí, c. 1867).



Assim se caçam os negros (El Cabichuí, n° 34, 1867).



O enterro da tríplice aliança (El Centinela, 9 de maio de 1867).




São Sebastião guiando o Brasil contra os inimigos da Pátria, por Henrique Fleuiss.


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