Setor de Ciências Humanas,
Letras e Artes
Departamento de História
Laboratório de Pesquisa e Ensino de História do Brasil
(HH108)
Professor
responsável: Luiz Geraldo Silva.
Proposta
O Laboratório
de Pesquisa e Ensino de História
do Brasil (HH108), ofertado neste segundo semestre de 2008,
destina-se a coligir, analisar e disponibilizar eletronicamente fontes históricas sobre temas
específicos.
Sua
atividade fim consiste na elaboração, ao
longo do semestre, de um website,
através do qual disponibilizar-se-á fontes
primárias manuscritas e impressas, literatura
historiográfica, imagens
e guias para consulta do material coligido. O website constituirá um
produto final de autoria coletiva
das atividades da disciplina.
Nele privilegiar-se-á dois
temas:
* Africanos livres no Paraná
oitocentista;
* Família escrava no
Paraná oitocentista.
Acredita-se
que esta prática laboratorial atenderá a distintas
demandas práticas dos Alunos
referentes à sua formação:
* Pesquisa histórica
(leitura paleográfica, transcrição
e análise de fontes documentais, leitura e
interpretação de artigos, livros,
dissertações e teses);
* Ensino de História
(elaboração de página web como ferramenta
didática para utilização em sala de aula, com
recursos textuais, visuais e documentais);
* Gestão de acervos
(criação de guia e
divulgação eletrônica de fontes históricas).
Programa
1. Os
temas
A) Africanos
livres no Paraná e no Brasil imperial.
Textos para consulta:
BETHELL, Leslie. A abolição do
comércio brasileiro de escravos.
A Grã-Bretanha, o Brasil e a questão do comércio
de escravos,
1807–1869. Trad. Luís A. P. Souto Maior. Brasília: Senado
Federal/Conselho Editorial, 2002. Acesse o texto aqui.
CONRAD,
Robert.
Neither
slave nor free: The emancipados of Brazil, 1818-1868. The Hispanic American Historical Review.
Vol. 53, nº 1, feb., 1973,, pp. 50-70. Acesse o texto aqui.
MAMIGONIAN, Beatriz
Gallotti. Do que o "preto mina" é capaz: etnia e
resistência entre africanos livres. Afro-Ásia. Nº 24, 2000,
pp. 71-95. Acesse
o texto aqui.
MAMIGONIAN, Beatriz
Gallotti. Revisitando
o problema da “transição para o trabalho livre” no
Brasil: a experiência de
trabalho dos africanos livres. Texto apresentado no Grupo de
Trabalho Mundos
do Trabalho – Jornadas de História do Trabalho. Pelotas,
agosto, 2002. Acesse o texto aqui.
B)
Família
escrava no Paraná.
Textos para consulta;
FRANCO NETTO, Fernando. População, escravidão e família
em Guarapuava no século XIX. (Tese
de Doutorado). Curitiba: PGHIS, 2005. Acesse o texto aqui.
GRAÇA FILHO, Afonso de Alencastro, PINTO, Fábio
Carlos Vieira e MALAQUIAS, Carlos de Oliveira.
Famílias escravas em Minas Gerais nos inventários e
registros de casamento o caso de São José do Rio das
Mortes, 1743-1850. Varia História. Vol.
23, nº 37, jan./jun. 2007, pp.184-207. Acesse o texto aqui.
GUTIERREZ, Horácio. Donos de terras
e escravos no Paraná: padrões e hierarquias nas primeiras
décadas do século XIX. História.
Vol. 25, nº.1, 2006, pp. 100-122. Acesse o texto aqui.
LIMA, Adriano Bernardo Moraes. Trajetórias
de crioulos. Um estudo das relações
comunitárias de
escravos e forros no Termo da Vila de Curitiba (c. 1760
- c. 1830).
(Dissertação de Mestrado). Curitiba: PGHIS, 2001. Acesse o texto aqui.
PORTELA, Bruna Marina. Caminhos
do cativeiro: a configuração de uma comunidade escrava
(Castro, São Paulo, 1800-1830). (Dissertação
de Mestrado). Curitiba: PGHIS,
2007. Acesse o texto aqui.
VASCONCELLOS, Márcia Cristina de.
Casar ou não, eis a questão: os casais e as mães
solteiras escravas no litoral sul-fluminense, 1830-1881.
Estudos Afro-Asiáticos. Vol. 24, nº 2, 2002,
pp. 291-316. Acesse o texto aqui.
2. Os
documentos históricos
A) Fontes manuscritas: registros
de batismo, róis de paroquianos e cartas avulsas;
B) Fontes impressas: Coleção
das Leis do Império do Brasil, 1810-1864, e Relatórios dos Presidentes da
Província do Paraná, 1853-1888.
C) Criando um guia de divulgação de fontes
históricas on-line.
3. Elaborando
um website com finalidades didáticas
A) Programas gratuitos disponíveis: Mozilla Composer e Mozilla Editor;
B) Criando webpages: textos,
imagens, links e
conversão de arquivos em PDF (Portable
Document Format);
C) Inserindo literatura historiográfica em PDF na web: ética e
responsabilidade;
D) Inserindo fontes para
consulta em PDF: documentos manuscritos a partir de fotografias
(registros de batismo, róis de paroquianos e cartas) e
documentos
impressos (Coleção das
Leis do Império do Brasil e Relatórios dos Presidentes da
Província do Paraná);
E) Publicando o website: programa WS_FTP 95 e os
procedimentos de FTP (File Transfer
Protocol).
F) Utilizando a página: facilidade de consulta, praticidade e
elegância.
Avaliação
A avaliação das práticas de
laboratório basear-se-á
exclusivamente na participação do Aluno ao longo do
semestre no
trabalho de elaboração do website
(transcrição de fontes históricas,
criação de documentos em PDF,
criação de verbetes para o guia de
divulgação e publicação de imagens,
de fontes primárias manuscritas e de fontes impressas).
Observação
Considerando a natureza das tarefas a serem desenvolvidas
e dos recursos disponíveis no Departamento de História e
no Setor de
Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR, limita-se a 12 (doze) o
número de vagas neste Laboratório.