Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de História
Laboratório de Pesquisa e Ensino de História do Brasil (HH108)
Professor responsável: Luiz Geraldo Silva.



Proposta
O Laboratório de Pesquisa e Ensino de História do Brasil (HH108), ofertado neste segundo semestre de 2008, destina-se a coligir, analisar e disponibilizar eletronicamente fontes históricas sobre temas específicos.

Sua atividade fim consiste na elaboração, ao longo do semestre, de um website, através do qual disponibilizar-se-á fontes primárias manuscritas e impressas, literatura historiográfica, imagens e guias para consulta do material coligido. O website constituirá um produto final de autoria coletiva das atividades da disciplina.

Nele privilegiar-se-á dois temas:
* Africanos livres no Paraná oitocentista;
* Família escrava no Paraná oitocentista.

Acredita-se que esta prática laboratorial atenderá a distintas demandas práticas dos Alunos referentes à sua formação:
* Pesquisa histórica (leitura paleográfica, transcrição
e análise de fontes documentais, leitura e interpretação de artigos, livros, dissertações e teses);
* Ensino de História (elaboração de página web como
ferramenta didática para utilização em sala de aula, com recursos textuais, visuais e documentais);
* Gestão de acervos (criação de guia
e divulgação eletrônica de fontes históricas).


Programa
1. Os temas
A) Africanos livres no Paraná e no Brasil imperial.
Textos para consulta:
BETHELL, Leslie. A abolição do comércio brasileiro de escravos. A Grã-Bretanha, o Brasil e a questão do comércio de escravos, 1807–1869. Trad. Luís A. P. Souto Maior. Brasília: Senado Federal/Conselho Editorial, 2002. Acesse o texto aqui.
CONRAD, Robert. Neither slave nor free: The emancipados of Brazil, 1818-1868. The Hispanic American Historical Review. Vol. 53, nº 1, feb., 1973,, pp. 50-70. Acesse o texto aqui.
MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Do que o "preto mina" é capaz: etnia e resistência entre africanos livres. Afro-Ásia. Nº 24, 2000, pp. 71-95. Acesse o texto aqui.
MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Revisitando o problema da “transição para o trabalho livre” no Brasil: a experiência de trabalho dos africanos livres. Texto apresentado no Grupo de Trabalho Mundos do Trabalho – Jornadas de História do Trabalho. Pelotas, agosto, 2002. Acesse o texto aqui.
B) Família escrava no Paraná.
Textos para consulta;

FRANCO NETTO, Fernando. População, escravidão e família em Guarapuava no século XIX. (Tese de Doutorado). Curitiba: PGHIS, 2005. Acesse o texto aqui.

GRAÇA FILHO, Afonso de Alencastro, PINTO, Fábio Carlos Vieira e MALAQUIAS, Carlos de Oliveira. Famílias escravas em Minas Gerais nos inventários e registros de casamento o caso de São José do Rio das Mortes, 1743-1850. Varia História. Vol. 23, nº 37, jan./jun. 2007, pp.184-207. Acesse o texto aqui.
GUTIERREZ, Horácio. Donos de terras e escravos no Paraná: padrões e hierarquias nas primeiras décadas do século XIX. História. Vol. 25, nº.1, 2006, pp. 100-122. Acesse o texto aqui.
LIMA, Adriano Bernardo Moraes. Trajetórias de crioulos. Um estudo das relações comunitárias de escravos e forros no Termo da Vila de Curitiba (c. 1760 - c. 1830). (Dissertação de Mestrado). Curitiba: PGHIS, 2001. Acesse o texto aqui.
PORTELA, Bruna Marina. Caminhos do cativeiro: a configuração de uma comunidade escrava (Castro, São Paulo, 1800-1830). (Dissertação de Mestrado). Curitiba: PGHIS, 2007. Acesse o texto aqui.
VASCONCELLOS, Márcia Cristina de. Casar ou não, eis a questão: os casais e as mães solteiras escravas no litoral sul-fluminense, 1830-1881. Estudos Afro-Asiáticos. Vol. 24, nº 2, 2002, pp. 291-316. Acesse o texto aqui.

2. Os documentos históricos
A) Fontes manuscritas:
registros de batismo, róis de paroquianos e cartas avulsas;
B) Fontes impressas:
Coleção das Leis do Império do Brasil, 1810-1864, e Relatórios dos Presidentes da Província do Paraná, 1853-1888.
C) Criando um guia de divulgação de fontes históricas on-line.

3. Elaborando um website com finalidades didáticas
A) Programas gratuitos disponíveis: Mozilla Composer e Mozilla Editor;
B) Criando webpages: textos, imagens, links e conversão de arquivos em PDF (Portable Document Format);

C) Inserindo literatura historiográfica em PDF na web: ética e responsabilidade;
D) Inserindo fontes para consulta em PDF: documentos manuscritos a partir de fotografias (registros de batismo, róis de paroquianos e cartas) e documentos impressos (Coleção das Leis do Império do Brasil e Relatórios dos Presidentes da Província do Paraná);
E) Publicando o website: programa WS_FTP 95 e os procedimentos de FTP (File Transfer Protocol).
F) Utilizando a página: facilidade de consulta, praticidade e elegância.


Avaliação
A avaliação das práticas de laboratório basear-se-á exclusivamente na participação do Aluno ao longo do semestre no trabalho de elaboração do website (transcrição de fontes históricas, criação de documentos em PDF, criação de verbetes para o guia de divulgação e publicação de imagens, de fontes primárias manuscritas e de fontes impressas).


Observação
Considerando a natureza das tarefas a serem desenvolvidas e dos recursos disponíveis no Departamento de História e no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR, limita-se a 12 (doze) o número de vagas neste Laboratório.