Imagens
Rituais: Reis e Rainhas Negros
1.
Carlos
Julião.
Coroação de um rei negro no festejo de Reis no Rio de
Janeiro, c. 1776.
Fonte:
Carlos Eugênio Marcondes de Moura. A travessia da calunga grande. Três
séculos de imagens sobre o negro no Brasil. São
Paulo, Edusp, 2000, p. 299. Comentário: Rei negro, sob o
costumeiro guarda-sol, participa da solenidade de sua
coroação. Note-se as vestimentas masculinas e os
instrumentos musicais: uns de matriz européia, como a viola, e
outros de matriz africana, como o atabaque e a marimba. Note-se
também os trejeitos corporais representados por Julião,
revelando uma certa dinâmica dos movimentos dos membros do
cortejo.
2.
Jean-Baptiste
Debret. Coleta para a manutenção da igreja de Nossa
Senhora do Rosário em Porto Alegre, c. 1828.
Fonte: Nelson Aguillar
(Org.). Mostra do
redescobrimento: negro de corpo e alma. São Paulo,
Fundação Bienal de São Paulo, 2000, p. 239.
Comentário: Rei, rainha e outros membros das hierarquias de uma
uma irmandade do Rosário, todos vestidos solenemente, fazem
coleta para a manutenção da igreja. À esquerda,
músicos executam alguma peça para a ocasião.
Situada no extremo Sul do Brasil, Porto Alegre era cidade bastante
pobre por aqueles anos. Vai daí, talvez, os aspectos jocosos da
imagem, como os cães em volta da mesa.
3.
H.
Lewis/Maria Graham. Traje de festa, c. 1820.
Fonte: Nelson Aguillar
(Org.). Mostra do
redescobrimento: negro de corpo e alma. São Paulo,
Fundação Bienal de São Paulo, 2000, p. 255.
Comentário: Esta imagem da década de 1820 mostra uma
mulher negra trajando roupas especiais. Há vários sinais
de distinção: à cabeça traz uma coroa;
à mão, um guarda-sol; aos pés, sapatos de saltos
altos. Poderia ser uma rainha negra em dia solene.
4.
Johann Moritz
Rugendas. Festa de Nossa Senhora do Rosário, Patrona dos negros,
c. 1835.
Fonte: Johann Moritz
Rugendas. Viagem Pitoresca Através do Brasil
(Editora Itatiaia Limitada, Editora da Universidade de Sao Paulo,
1989). Comentário: Caption, "fete de ste. rosalie, patrone
des negres" (Festival of Our Lady of the Rosary, patron [saint] of the
blacks); shows large group in procession, dancing, costumed; musical
instruments.
5.
Carlos
Julião. Coroação de uma rainha
negra na Festa de Reis, c. 1776.
Fonte:
Carlos Eugênio Marcondes de Moura.
A travessia da calunga grande. Três séculos de imagens
sobre o negro no Brasil. São Paulo, Edusp, 2000, p. 297.
Comentário: Ritual público de coroação de
uma rainha negra. Note-se as diferentes vestimentas utilizadas pelo
cortejo, bem como seus instrumentos musicais, todos de matriz africana.
A umbrela, sombrinha ou guarda-sol, é outro aspecto firmemente
presente na iconografia sobre reis na África.
6.
Carlos
Julião. Vestimentas de escravas pedintes da festa d
Rosário, c. 1776.
Fonte:
Carlos Eugênio Marcondes de Moura. A travessia da calunga grande. Três
séculos de imagens sobre o negro no Brasil. São
Paulo, Edusp, 2000, pp. 294-295. Comentário: A imagem mostra
mostra escravas vestidas com roupas específicas para as
festividades dedicadas a Nossa Senhora do Rosário no Rio de
Janeiro em fins do século XVIII. Destaque-se o uso de sapatos de
salto, algo raro entre os escravos da Afro-América. Há
diferentes adereços em suas cabeças, talvez remetendo a
sinais de distinções entre as diferentes pedintes, bem
como o uso de cajados. Duas delas portam objetos onde as esmolas
são depositadas.
7.
Carlos Julião.
Cortejo da rainha negra na Festa de Reis.
Fonte:
Carlos Eugênio Marcondes de Moura. A travessia da calunga grande. Três
séculos de imagens sobre o negro no Brasil. São
Paulo, Edusp, 2000, p. 296. Comentário: Nesta imagem se vê
cortejo de rainha já coroada. Há instrumentos musicais
não apenas de matriz africana na imagem, mas também
européia, como uma viola, uma flauta e uma trompa.
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