Responsive image

Luciene Stamato Delazari

http://lattes.cnpq.br/1639683550099156

Research Gate Profile

ORCID iD iconhttps://orcid.org/0000-0003-0018-085X

Professora Associada IV
Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas
Departamento de Geomática/UFPR
Sala CT-17 - Edificio Camil Gemael - Centro Politécnico
Fone: +55 (41) 3361 3498 | E-mail: luciene@ufpr.br


Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nível 1D. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia e SIG. Seus principais trabalhos estão relacionados ao desenvolvimento de implantação de SIG; avaliação de interfaces para produtos cartográficos, especificamente nos aspectos de interatividade e proposição de interfaces cartográficas considerando os diferentes usos e usuários de mapas; generalização cartográfica. Atualmente coordena o Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação - CEPAG (www.cepag.ufpr.br). Membro do Comitê de Assessoramento de Geociências do CNPq (2020-2023). Vice-Chair of the User Experience Commission - International Cartographic Association.

  • 2013-2014 - Pós-Doutorado - University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.
  • 2000-2004 - Doutorado em Engenharia de Transportes - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
  • 1994-1996 - Mestrado em Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
  • 1989-1993 - Graduação em Engenharia Cartográfica - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
  • Disciplinas Ministradas


    Graduação
    Pós-Graduação - Ciências Geodésicas

    Projetos de Pesquisa e Extensão


    UFPR CAMPUSMAP - PROPOSTA DE BASE DE DADOS GEOESPACIAL PARA GESTÃO INTELIGENTE

    O UFPR CampusMap : este projeto tem por objetivo o estudo de métodos e técnicas de coleta, tratamento e uso de dados geoespaciais nas atividades de gestão universitária, utilizando como base a tecnologia VANT. A proposta tem como arcabouço o conceito de Smart City e será realizada por meio de um estudo de caso no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, a disponibilidade de grandes volumes de dados espaciais requer novas formas de tratamento, representação e apresentação destes dados em uma IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais). Como objetivos específicos são propostos: análise da precisão relativa da nuvem de pontos do VANT em para uso em aplicações de mapeamento topográfico; análise da acurácia posicional de dados do VANT para uso em aplicações de mapeamento fotogramétrico; geração de "ortomosaicos verdadeiros" utilizando nuvem de pontos do VANT e feições tridimensionais; integração de informações Indoor & Outdoor para gerenciamento do espaço e auxílio à navegação. Com o desenvolvimento dessa pesquisa serão disponibilizadas diversas informações sobre o espaço através de um dataset que engloba imagens brutas e processadas, modelos digitais 3D, bases de dados para uso em ambiente SIG, dados cadastrais do interior dos edifícios, além de diversos produtos derivados. Tais informações serão úteis para que o gerenciamento dos recursos na universidade seja feito de modo sustentável e racional seguindo os princípios de gestão de Smart Cities.

    Este projeto contempla pesquisas nos niveis de Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Geodésicas.


    Where am I?

    O projeto tem por objetivo desenvolver uma interface gráfica interativa na qual o usuário e capaz de interagir com o sistema para descrever sua posição atual, resolver as possíveis ambiguidades e obter do sistema um mapa com a sua localização espacial. Propõe-se um método para automaticamente interpretar as descrições do usuário em linguagem natural (em Inglês e Português) por meio de uma ontologia, usando abordagens empíricas e geométricas.