Pesquisa - SELEÇÃO DE PÓS-DOC 2014 Edital - Resultado (09/04/14)


Registro no Sistema Banpesq/Thales UFPR:2012026096

Título:AVALIAÇÃO DO MODELO NUTRICIONAL INRAPORC PARA PRODUÇÃO DE SUÍNOS PESADOS

Projeto aprovado no Edital CAPES PNPD Institucional 2011 (link para o resultado)

Movido para o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia em Junho/2014.

Equipe

a) Coordenador Proponente: Marson Bruck Warpechowski, Prof. Adjunto, Depto. Zootecnia , UFPR

b) Pós-Doutorandos: Lucélia Hauptli (Bolsista PNPD-CAPES, PPGCV (dez/2011 - março/2013); Aderbal Cavalcante Neto (ago/2013 - maio/2014); Márcia de Souza Vieira (jun/2014-out/2014).

c) Pesquisadores Colaboradores: Lucélia Hauptli (Prof. Adjunto, Depto Zootecnia e Desenv. Rural, UFSC); Antonio João Scandolera (Prof. Adjunto, Depto. de Zootecnia, UFPR); Teresinha Marisa Bertol (Pesquisadora da EMBRAPA CNPSA); Vladimir de Oliveira (Prof. Adjunto, Depto. Zootecnia, UFSM); Jacob van Milgen (Pesquisador do INRA UMR PEGASE, Saint Gilles, França); Ludovic Broossard (Pesquisador do INRA UMR PEGASE, Saint Gilles, França); Paulo Alberto Lovatto on memoriam (Prof. Associado, Depto. Zootecnia, UFSM); Remi José Sterzelecki (Coordenador do Programa de Suinocultura, EMATER-PR); Luiz Bisewski (Associação Paranaense de Suinocultores, SuinoSul-APS)

d) Alunos de pós-graduação (PPGCV-UFPR): Emanuella Aparecida Pierozan (Mestre pelo PPGCV-UFPR, março/2014); Eduardo Alexandre Oliveira (doutorando PPGCV); Melisa Fructuoso Machado (mestranda PPGCV, bolsista CAPES); Sebastião Ferreira Magagnin (mestrando PPGCV); Simona Mileo Siqueira (mestranda PPGZoot-UFPR)

e) Alunos de graduação: Jaqueline Aline de Quadros (grad. zootecnia, IC ago/2012-jul/2013); Emanuele Cristiny Goes (grad. zootecnia, IC ago/2012-jul/2013, ago/2013-jul/2014); Danieli Nascimento Muchalak (grad. Med. Vet., IC ago/s012-jul/2013); Paulo Roberto Castellen (grad. agronomia, IC ago/2013-jul/2014), Joseph Mbakam Mingina (grad. agronomia, IC ago/2013-jul/2014).

RESUMO

O INRAPORC® consiste em uma ferramenta de auxílio para nutrição de suínos em crescimento e porcas, desenvolvido pelo INRA UMR SENAH (Institute de la Recherche Agronomique, Unité Mixte de Recherche Systémes d’Elevage, Nutrition Animale et Humaine) – França. O software possui um modelo de crescimento de suínos (15 a 150 kg de peso vivo) baseado na transformação dos nutrientes da dieta em proteína e lipídio corporais, que são usados para estimar peso vivo, tecido magro corporal e espessura de toucinho. Além disso, o modelo permite calibração com dados reais de campo, de forma a se ajustar aos fatores locais que afetam o potencial produtivo e, portanto, as necessidades nutricionais dos animais em cada situação prática. Existem poucos trabalhos que avaliam o ajuste de dados empíricos para esse modelo, sendo apenas um trabalho de doutorado defendido no Brasil, porém com experimento realizado no Canadá, e ainda com suínos abatidos em faixa de peso vivo dentro dos padrões tradicionais brasileiros, isto é em torno de 90-100 kg. O interesse em estudar o aumento do peso de abate de suínos tem crescido no Brasil e grandes cooperativas e empresas integradas já abatem animais com pesos acima de 115 kg. Estudos recentes realizados em cooperação entre a EMBRAPA, a EMATER-PR, a Associação Paranaense de Suinocultores e a UFPR têm apontado para vantagem zootécnica e econômica no abate de suínos com pesos ainda mais elevados, o que já ocorre em outros países. Entretanto esses estudos realizados no Brasil não possuem referencia adequada para a formulação das dietas e para o manejo alimentar dos suínos criados nesse sistema. Logo, o objetivo do projeto é avaliar o modelo nutricional INRAPORC® no contexto da suinocultura brasileira, para a situação específica de produção de suínos para abate com pesos elevados (100 a 150 kg de peso vivo).

Ver alguns resultados disponíveis em Publicações

Sugestões ou dificuldades no acesso ao site, favor entrar em contato com os monitores!

s