GEPETI

Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares e Interdisciplinares

       

uma atividade formativa da Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Rural Sustentável”

OBJETIVO: o GEPETI consiste num grupo de professores e estudantes ligados ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal da UFPR, que desenvolvem atividades científicas relacionadas à temática do desenvolvimento rural sustentável. Visa, em primeiro plano, propiciar um espaço privilegiado para a construção do conhecimento científico, mediante leituras individuais e discussões coletivas, numa perspectiva transdisciplinar, com vistas a colaborar na qualidade dos trabalhos acadêmicos dos pós-graduandos. A partir das discussões e consolidação do conhecimento gerado, é objetivo também do grupo elaborar e divulgar textos e trabalhos científicos, bem como organizar eventos relacionados ao tema. Como objetivo tem-se também a formação de recursos humanos qualificados e aptos a inserirem-se socialmente e atuarem na promoção do desenvolvimento gerador de qualidade de vida, principalmente nos segmentos da sociedade que se encontram à margem do desenvolvimento preconizado pelo economicismo exagerado.

 

FUNDAMENTAÇÃO: a linha de pesquisa “desenvolvimento rural sustentável” em nosso Programa de Pós-Graduação tem como diretriz “estudar interdisciplinarmente o desenvolvimento sustentável, com foco no espaço agrário, nas dimensões social, econômica, ecológica, política, ética e cultural, tendo em vista um modo de vida digno e justo”. Assim, respeitando este direcionamento, o grupo busca colaborar no atendimento à grande demanda da atualidade de se encontrar modelos e alternativas de desenvolvimento capazes de enfrentar os desafios sociais, ambientais e econômicos da contemporaneidade, destacando-se os problemas relacionados à agricultura e ao mundo rural. Para tanto, busca-se conhecer e debater as principais teorias e trabalhos sobre o tema, em suas diversas dimensões, de forma cooperativa, buscando-se consolidar diretrizes e metodologias próprias de pesquisa e intervenção.

 

 DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO: o grupo se reúne quinzenalmente, em sessões que duram em média 4 horas cada, para as apresentações e discussões coletivas sobre temas previamente planejados. Além disso, o grupo troca idéias e material, por meio de lista eletrônica de discussão criada especificamente para este fim. Nos períodos entre as reuniões, cada membro se ocupa de buscar, ler, refletir e preparar o material solicitado.

 

 TEMAS DISCUTIDOS: em algumas reuniões, cada participante do grupo tem a oportunidade de apresentar seu próprio projeto de pós-graduação em execução, para submetê-lo à discussão coletiva. Em outras sessões são discutidos temas como desenvolvimento (rural, local, regional, humano, social, econômico etc), meio ambiente, agroecologia, educação, metodologias de pesquisa e de intervenção (particularmente metodologias participativas), sustentabilidade entre outros, utilizando-se de livros, artigos científicos e demais fontes de informação disponíveis.

voltar