A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel.
A partir de 1860 começaram a surgir os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda.
No final do século XIX as propagandas já eram publica0das em jornais, praças públicas e instituições.
Com a chegada do século XX surge a primeira revista brasileira - Revista da Semana e o primeiro outdoor. Este trazia a publicidade do xarope Bromil.
As peças de propagandas de remédios foram então se tornando cada vez mais comum veiculando mensagens com forte apelo milagroso e utilizando imagens de pessoas conhecidas com o intuito de valorizar os produtos anunciados.
Já na década de 20 surge o rádio no Brasil. Em 1926, os Laboratórios Fontoura contratam Monteiro Lobato para desenvolver as campanhas publicitárias da empresa utilizando o seu personagem Jeca Tatu. A imagem desse personagem transmitia a idéia do “caboclo de família magra, pálida, triste que se transformava em saudável ao experimentar o Biotonico.
Com a Revolução Constitucionalista no governo de Getúlio Vargas em 1932 houve uma paralisação na veiculação de propagandas.
Somente no final da Segunda Grande Guerra deu-se início às primeiras tentativas de disciplinar a ética da propaganda.
Com a chegada da Televisão no Brasil em 1950, bastou a primeira propaganda ir ao ar para que as empresas reconhecessem o potencial daquele novo meio de comunicação.
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