A HISTÓRIA DA PROPAGANDA NO BRASIL

A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel.

A partir de 1860 começaram a surgir os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda.

No final do século XIX as propagandas já eram publica0das em jornais, praças públicas e instituições.

Com a chegada do século XX surge a primeira revista brasileira - Revista da Semana e o primeiro outdoor. Este trazia a publicidade do xarope Bromil.

As peças de propagandas de remédios foram então se tornando cada vez mais comum veiculando mensagens com forte apelo milagroso e utilizando imagens de pessoas conhecidas com o intuito de valorizar os produtos anunciados.

Já na década de 20 surge o rádio no Brasil. Em 1926, os Laboratórios Fontoura contratam Monteiro Lobato para desenvolver as campanhas publicitárias da empresa utilizando o seu personagem Jeca Tatu. A imagem desse personagem transmitia a idéia do “caboclo de família magra, pálida, triste que se transformava em saudável ao experimentar o Biotonico.

Com a Revolução Constitucionalista no governo de Getúlio Vargas em 1932 houve uma paralisação na veiculação de propagandas.

Somente no final da Segunda Grande Guerra deu-se início às primeiras tentativas de disciplinar a ética da propaganda.

Com a chegada da Televisão no Brasil em 1950, bastou a primeira propaganda ir ao ar para que as empresas reconhecessem o potencial daquele novo meio de comunicação. 

 

 

 

Além de tentar reduzir a exposição da população à propaganda abusiva e enganosa, verificando o cumprimento da Legislação Sanitária e adotando as medidas corretivas, a Anvisa aborda no projeto questões relevantes à saúde coletiva e estimula a discussão do tema na comunidade acadêmica. Para minimizar os riscos à saúde da população, são trabalhados temas como: automedicação, intoxicações e uso inadequado de medicamentos.

Referência:

 

ANVISA. Almanaque de Vigilância Sanitária. Edição 01,  2007.

Imagens retiradas do site: www.casadoposter.com.br.

Projeto de Monitoração de Propaganda

Propagandas de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária