simpósio de pesquisa em música 2008
08 e 09 de novembro de 2008
Departamento de Artes | UFPR

Rua Cel. Dulcídio, 638 Batel
Curitiba PR

 

 

Trabalhos aprovados para apresentação oral e para apresentação em pôster (por área)

 

Musicologia

A transformação física do prédio e a busca de estabilidade na incorporação pela universidade Autores: Leonardo L. Winter (UFRGS) Luiz Fernando Barbosa Junior (UFRGS)

“Música é uma caçada ao tesouro”: world music e Buena Vista Social Club Autor(a): Andrey Garcia Batista (UDESC)

Os Instrumentos da Dança Um enfoque organológico sobre o tratado Orchésographie (1589) de Thoinot Arbeau Autor(a): Camilo Hernandez Di Giorgi (UNICAMP)

Sugestão, representação e interpretação musical Autor(a): Renata Soares Cáceres (Universidade Federal do Paraná)

Prática de Música Japonesa em Vitória (ES) Autor(a): Marcelo Donatilio Pratti (UFES)

Da composição ao arranjo vocal: o papel do arranjador na música popular brasileira Autor(a): Rogério Carvalho (Escola de Música da UFRJ )

Reflexões sobre música popular e erudita para o estudo da Fronteira Autor(a): Marcela Perrone (UNIRIO-CAPES)

A presença do Diak ucraniano no Paraná Autor(a): Lara Janek Babbar (UFPR)

Programação musical no Teatro Santa Isabel em Desterro Autores: Prof. Dr. Marcos Tadeu Holler (UDESC) Gustavo Weiss Freccia (UDESC)

José Lino de Almeida Fleming: Compositor Brasileiro Autor(a): Fernando José Silveira (UNIRIO)

Música na Umbanda Autor(a): Renata Schmidt de Arruda Gomes

Atuação das sociedades musicais e bandas civis em Desterro durante o império Autores: Prof. Dr. Marcos Holler (UDESC) Débora Costa Pires (UDESC)

Radamés Gnattali e Pixinguinha: Carinhoso no Choro da Suíte Retratos Autor(a): Luciano Chagas Lima

Samba de roda em Curitiba desde a década de 1960 Autor(a): Flávia Cachineski Diniz (Faculdade de Artes do Paraná)

A harpa na sociedade carioca − século XIX (1817/1890) Autor(a): Vanja Ferreira

As contribuições dos Festivais de Música de Curitiba e dos Cursos Internacionais de Música do Paraná no desenvolvimento artístico-musical do estado no período de 1965 a 1977 Autores: Taianara Goedert, Álvaro Carlini (UFPR - PPGMUS)

Uma questão de gosto Considerações sobre ornamentação e articulação na obra de Francesco Geminiani Autor(a): Teresa Cristina Rodrigues Silva (UNICAMP)

Os estatutos das sociedades de canto dos imigrantes alemães em Blumenau (SC) Autor(a): Roberto Fabiano Rossbach (UDESC)

A influência do Ensaio sobre a música brasileira de Mário de Andrade na obra da compositora Eunice Katunda: a canção Moda da Solidão Autor(a): Solitude Melina de Lima Peixoto (UFMG-PPGMúsica)

Antônio Carlos Gomes e Theodore Thomas Autores: Marcos da Cunha Lopes Virmond (Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP) Lenita Waldige Mendes Nogueira (UNICAMP)

A Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (scabi) e a promoção de concertos musicais: apresentações com intérpretes de origem germânica e do leste europeu em Curitiba, Paraná, entre 1945-1954 Autores: Alan Rafael de Medeiros (UFPR) Álvaro Carlini (UFPR)

Trabalhos aprovados para apresentação em pôster

Programas de Concerto como fontes para a pesquisa musicológica: O caso do Centro de Documentação Musical da UFPel Autores: Isabel Porto Nogueira (UFPel) e Yimi Walter Premazzi Silveira Junior (UFPel).

Dos primórdios do samba e do choro ou da produção de discursos sobre a música popular urbana brasileira Autor(a): Dmitri Cerboncini-Fernandes (Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Sociologia)

Contra-Indústria Autores: Estrela Leminski e Téo Ruiz (Faculdade de Artes do Paraná)

Orquestra Sinfônica da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (Scabi): a divulgaçação da música orquestral em Curitiba, entre 1946-1950 Autores: Alan Rafael de Medeiros; Álvaro Carlini (UFPR)

 

Cognição e Filosofia da Música

Atos compositivos: atividades musicais através de esquemas brincacionais combinatórios das potencialidades expressivo-vocais: investigação cognitivo-musical Autor(a): Dalner Barbi

A teoria da autodeterminação e a motivação em música Autor(a): Edson Figueiredo (UFPR)

Tecnologia e sintaxe as implicações na concepção de música e reflexos na educação musical Autor(a): José Estevão Moreira (USP)

Voz...uma concepção fenomenológica Autor(a): Daniele de Luca Rosa Franco (UFPR)

A contribuição do estudo do sistema Laban para o gestual do regente Autor(a): Heloiza de Castello Branco – (Universidade Estadual de Londrina)

O princípio da totalidade e a aprendizagem musical conforme a proposta do sistema Orff/Wuytack Autor(a): Luís Bourscheidt (UFPR)

Predição de aspectos da emoção constatada em música por descritores cognitivos musicais Autor(a): Jose Fornari

Da leitura de partituras musicais à transcrição/arranjo para conjuntos de câmara Autor(a): Denise Silvia Borusch - (Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP)

Motivação e prática musical: uma investigação sobre o estudo cotidiano do piano por crianças Autor(a): Agnes Eliane Leimann Illescas (EMBAP)

Música e musicoterapia na educação infantil: a contextura de sentidos e espaços de escuta Autores: Patrícia Wazlawick (UFSC) Kátia Maheirie (UFSC)

Canja de viola: uma comunidade de prática musical em Curitiba Autor(a): Grace Filipak Torres (UFPR)

Apreciação, familiaridade e gosto: inclusão da música contemporânea no ensino de flauta transversal para crianças iniciantes — Resultados parciais de pesquisa Autor(a): Valentina Daldegan (UFPR)

Trabalhos aprovados para apresentação em pôster

Identidade ecológica de uma escola de música: as marcas da trajetória profissional de uma professora Autores: Débora de Fátima Einhardt Jara (FURG/UFPEL) Dra. Cleuza Maria Sobral Dias (FURG)

Abordagem fenomenológica em educação musical Autor(a): Patrícia Mertzig (PPE/ UEM)

Projeto Coral das Conchas Uma proposta de musicalização infanto-juvenil no litoral paranaense Autores: Beatriz Helena Furlanetto Joelma Zambão Estevam

 

Teoria, Criação e Interpretação Musical

A composição por segmentação em Morton Feldman: Análise de Crippled Symmetry Autor(a): Dantas Neves Rampin (UNICAMP)

Acaso e indeterminação como ferramentas composicionais em Cage Autor(a): Valério Fiel da Costa (UNICAMP)

“Em memória de um amigo”: considerações sobre Camargo Guarnieri pós-tonal Autores: Acácio Tadeu de Camargo Piedade (UDESC) Allan Medeiros Falqueiro (UDESC)

Sonata n. 2 para Piano de José Penalva: análise e interpretação Autores: Alexandre Gonçalves (UDESC) Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC)

Arvo Pärt, a técnica tintinabular e os processos aditivos Autor(a): Alfredo Votta Jr (UNICAMP)

Correspondências musicais e visuais em Prometeu de Scriabin: abertura, temporalidade e tradução intersemiótica Autor(a): Alexandre Freitas (USP)

Abordagem dos estudos de corda solta e meia posição no primeiro volume do método de contrabaixo de Franz Simandl com vistas à execução de obras do repertório orquestral Autor(a): Mayra Stela Dunin Pedrosa (UFPR)

O serialismo na Sonata 1942 de Claudio Santoro: movimento Lento Autor(a): Adriano Braz Gado

Música adaptativa e articulação narrativa em jogos eletrônicos Autor(a): Felipe Hickmann (UFPR)

Música espectral: o som como referência composicional Autores: Guilherme de Cesaro Copini (UNICAMP) Silvio Ferraz (UNICAMP)

Justaposição e Estratificação Autor(a): Antenor Ferreira Corrêa (ECA-USP)

Poema sonoro/ música poética uma arte de fronteira Autor(a): Daniel Quaranta (UFPR)

Reflexões Sobre Sistemas Sonoros e Auto-Organização Autor(a): Cesar Adriano Traldi (UNICAMP/UFU) Jônatas Manzolli (UNICAMP)

O timbre da flauta transversal: aspectos experimentais Autor(a): Fabiana Moura Coelho (UFMG)

Análise e Sugestões para a Prática Interpretativa das Obras Brasil 2000 e Meio Bossa para Piano Solo de Dimitri Cervo Autores: Dra. Maria Bernardete Castelán Póvoas (UDESC) Guilherme Ferreira Amaral (UDESC)

Crítica genética e composição musical: o “trio 1953” de armando albuquerque Autor(a): Celso Giannetti Loureiro Chaves (UFRGS)

Análise de Lontano e Continuum de Gyorgy Ligeti aplicada à composição musical Autor(a): Sólon de Albuquerque Mendes (UFPR/CAPES)

Pontos de contato entre a Sonata para Piano, op.1, de Alban Berg e a Primeira Sinfonia de Câmara, op.9, de Arnold Schoenberg Autor(a): Carlos de Lemos Almada (UNIRIO)

Técnicas Expandidas na Obra para Piano de Henry Cowell Autores: Vânia Eger Pontes (UDESC) Maria Bernardete Castelan Póvoas (UDESC)

Medição acústica e metodologia de prevenção de perdas auditivas em ambiente escolar Autor(a): Prof. Dr. Anselmo Guerra (UFG)

Trabalhos aprovados para apresentação em pôster

Fatores significativos para a realização da leitura à primeira vista por pianistas Autores: Aillyn Unglaub Schmitz (UDESC) Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC)

O processo de edição do som em filmes: do retrato à concepção Sonora Autor(a): Débora Regina Opolski (UFPR)

Uma análise temática dos prelúdios para violão de Villa-Lobos Autores: Jylson J. Martins Jr. (UDESC) Acácio Tadeu de Camargo Piedade (UDESC)