As aulas ocorrerão todas as terças e quintas, das 17h30 às 19h30 na sala CT 0217 (bloco de ciências da terra).
Como faz parte do rol dos "tópicos", essa disciplina não possui uma ementa fixa. Para esse ano, podemos definir a ementa como sendo mais ou menos o seguinte:
Uma abordagem histórica das equações algébricas e solubilidade por radicais.
É importante frisar que o foco da ementa é tratar
equações polinomiais a uma variável, iniciando nas de grau 2 e
avançando na história da busca de critérios para a solubilidade por
radicais de uma equação de grau n.
The Exact Sciences in Antiquity, de Otto Neugebauer. Neste livro encontramos uma apresentação da matemática babilônica e, sobretudo, do papel do sistema sexagesimal na solução das equações quadráticas. O autor é certamente uma das maiores autoridades no assunto, sendo responsável por uma vasta tradução de tabletes babilônicos matemáticos.
Galois Theory, de Ian Stewart. Além de apresentar a o tema em linguagem moderna há uma preocupação do autor em apresentar o contexto histórico das descobertas. Por isso, um capítulo é dedicado a uma análise histórica bastante interessante, incluindo fatos novos, que levam a conclusões mais conscientes.
Abel's Proof: An Essay on the Sources and Meaning of Mathematical Unsolvability, de Peter Pesic.
Apresenta o caminho trilhado por Abel ao apresentar sua prova da
impossibilidade de solução geral por radicais para equações com grau
maior ou igual a 5.
Galois Theory, de Harold Edwards. O objetivo do livro é apresentar a Teoria de Galois. Entretanto, o autor dedica todo o capítulo inicial a uma análise dos fatos históricos que culminaram com os resultados de Abel e Galois. Outras referências omitem muitos desses fatos, apesar de estarem ligados a descortas importantes de Newton, Lagrange, dentre outros.
Finalmente, há uma série de artigos que serão
utilizados ao longo de cada módulo do curso. Eles serão citados e
disponibilizados juntamente com as notas de aula, a medida que essas
forem sendo inseridas nessa página.
A avaliação consistira de relatórios, feitos em
grupos de até 3 pessoas, que deverão ser entregues nas datas acordadas
previamente em aula. Referências adicionais a artigos podem ser baixadas diretamente do servidor da UFPR. Veja aqui como. A seguir temos a lista dos relatórios:
Atenção! Nem tudo que consta da internet é digno de crédito. Por isso, cópias e/ou colagens de textos ou figuras da internet invalidam o trabalho. Por isso, não perca tempo com essa prática, pois será conferido trabalho a trabalho.
O atual coordenador do curso é o Prof. Alexandre Kirilov. Entre em contato com ele para esclarecer dúvidas sobre o curso de matemática (prazos, matrículas, etc.). Mas lembre-se, a página do curso é sua amiga.
Alexandre Trovon , Departamento de Matemática - UFPR, Curitiba, PR 81531-990
Atualizado em 06/12/2012