Funções - CMI011 e CMM012 - Turmas MI e MAT1
Primeiro Semestre de 2025
Seg e Qua e Sex 13:30 - 15:30, Sala PA08

Página da disciplina para cada curso: Matemática, Matemática Industrial
Informações sobre os Cursos de Matemática e Matemática Industrial

Números reais e operações. Funções entre conjuntos. Gráficos de funções. Equações e inequações envolvendo funções. Funções: polinomiais, módulo, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Funções compostas e inversas. Transformações de gráficos. Números complexos.

Professor: Alexandre Trovon

Sala: 315 - 3o andar

Departmento: Matemática

Setor: Ciências Exatas

e-mail: trovon@ufpr.br

Fone: (41) 3361 3041

Atendimento

Textos e Leituras Recomendadas

        Um Curso de Cálculo - Volume 1                      

Não há em português um único livro que cubra o conteúdo da forma que se espera na disciplina. A coleção de Iezzi e Dolce contém quase tudo, porém espalhado pelos vários volumes. O primeiro e segundo capítulos do livro do Guidorizzi, e os capítulos 1 a 9 do livro da Zuma serão coberto em sua totalidadade. Uma versão digital de ambos está disponível na "minha biblioteca" da UFPR, disponibilizando acesso a todos. Talvez a referência que melhor concentrasse o conteúdo do curso, na perspectiva esperada, sejam os três primeiros capítulos do livro Cálculo Diferencial e Integral, de Roberto Romano. Ele data de 1983, e está há muito esgotado. Livros do ensino médio, em geral, também trazem o conteúdo porém, às vezes, de forma equivocada. Ao longo do curso vamos pouco a pouco deixar clara a perespectiva matemática adequada no tratamento dos temas abordados. Dê uma olhada nos livros que você já tem. Entretanto, fique atento, já que a perspectiva com que os conteúdos serão tratados mais sofisticada que a do ensino médio.

Descrição do Curso

O objetivo do curso é por à disposição do aluno as ferramentas básicas, necessárias aos cursos de cálculo que se seguirão. Numa primeira olhada, o conteúdo da disciplina parece o mesmo do ensino médio. De fato é. Entretanto a maneira de tratá-lo será completamente diferente. Espera-se que o aluno prove os resultados com rigor e expresse suas idéias através de uma escrita matemática estruturada. Por isso é sensato, logo de início, abandonar os "macetes" e "decorebas" em geral - eles não ajudarão muito. Não vamos usar "truques" na solução do problemas abordados, mas raciocínio estruturado e comunicado de forma adequada. Estaremos interessados no significado dos objetos matemáticos, apresentados nas aulas com exemplos e exercícios resolvidos. Isso não substitui o trabalho fora da aula nas listas de exercícios. Há links nessa página para baixá-las. Dê uma olhada mais abaixo. Não deixe para estudar nas vésperas da prova. Também só assistir às aulas pode não ser suficiente. É necessário trabalhar no ritmo do curso. Aproveite os espaços na semana em que não há aulas. Eles foram programados para que os alunos estudem e discutam entre si. Reservei horários exclusivos para atendimento. Aproveite esse momento para conversar sobre algo em que você já pensou. As dúvidas fazem parte do processo de estudo e aprendizagem, e é preciso refletir e conversar sobre elas. Converse com os colegas também. A discussão em grupo costuma render bons resultados.

Avaliação

A avaliação no curso consistirá de 03 provas, todas com igual peso. A seguir temos o calendário de provas e o conteúdo (aproximado) referente a cada uma. As datas em breve serão definidas e colocadas aqui: 

Prova

Data

Conteúdo

Primeira

25/04

Números reais, generalidades sobre funções, funções elementares e seus gráficos.

Segunda

02/06

Funções exponenciais e logarítmicas, trigonométricas e trigonométricas inversas.

Terceira

02/07

Funções polinomiais, funções racionais, e números complexos.

Substitutiva

a definir

Todo o conteúdo, substituindo a menor das três notas.

Final

07/07

Todo o conteúdo.

Listas de Exercícios

Como temos apenas três provas (sem a substitutiva) o conteúdo está dividido em 3 listas de exercícios. Elas estarão aqui antes do início do bloco de conteúdos correspondente ser trabalhado em aula. Você pode baixar cada arquivo em PDF e imprimí-lo. 

Monitoria

O curso, por hora, conta com um monitor, que atenderá da seguinte maneira:

Monitor

Horário

Local

Matheus

  2as e 4as das 18h00 às 19h00

  Sala de monitoria Bloco PC

Além desse monitore haverá também atendimento pelo docente nos horários definidos.

Atualização desta Página

Apesar de ser avisado em sala, visite a página regularente pois ela pode conter atualizações.

Coordenações dos Cursos

Entre em contato com sua coordenação para esclarecer dúvidas sobre questões administrativas envolvendo o curso, como prazos, matrículas, etc. Seguem os links para contatos com a Coordenação do Curso de Matemática e a Coordenação do curso de Matemática Industrial


Alexandre Trovon , Departamento de Matemática - UFPR, Curitiba, PR 81531-990


Atualizado em 18/03/2025