Números reais e operações. Funções, composição de funções, função inversa e gráficos de funções. Funções
polinomiais, racionais, modulares, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações e inequações envolvendo funções.
|
![]() |
Coleção Fundamentos da Matemática Elementar, de Gelson Iezzi e Osvaldo Dolce, publicada pela Atual editora.
Cálculo
e Aplicações- Volume 1 (primeiro capítulo), de Deborah
Hughes-Hallett et al,,
publicado pela Blucher. Ele está disponível para acesso virtual na "minha biblioteca"
da UFPR. O primeiro capítulo de ambas
contém parte do conteúdo da disciplina
Pré-Cálculo, de Valéria Zuma Medeiros et al,
publicado pela Cenage. Ele está disponível para acesso virtual na "minha biblioteca"
da UFPR.
Livros de pré-cálculo ou do ensino médio que cubram os conteúdos.
Não há em português um único livro que cubra o conteúdo da forma que se espera na disciplina. A coleção de Iezzi e Dolce contém quase tudo, porém distribuído pelos vários volumes. O primeiro capítulo do livro da Deborah, e os capítulos 1 a 9 do livro da Zuma serão cobertos em sua totalidadade. Uma versão digital de ambos está disponível na "minha biblioteca" da UFPR, com acesso a todos. Ao longo do curso vamos pouco a pouco deixar clara a perespectiva matemática adequada no tratamento dos temas da emeonta. Dê uma olhada nos livros do Ensino Médio que você já tem. Entretanto, fique atento, já que o tratamento dos conteúdos será mais profunda que a do ensino médio.
O objetivo do curso é por à disposição do aluno as ferramentas básicas, necessárias aos cursos de cálculo que se seguirão. Numa primeira olhada, o conteúdo da disciplina parece o mesmo do ensino médio. De fato é. Entretanto a maneira de tratá-lo será diferente. Espera-se que o aluno expresse suas idéias corretamente através de uma escrita matemática organizada, precisa e clara. Por isso é sensato, logo de início, abandonar "macetes" e "decorebas" em geral - eles não ajudarão muito. Não vamos usar "truques" na solução do problemas abordados, mas raciocínio estruturado e comunicado de forma adequada.
Em um curso de ciência aplicada a matemática não
é “um fim em si mesma” mas uma
ferramenta para se tirar conclusões, fazer
previsões e analisar fenômenos.
É nesse contexto de “modelagem
matemática” que o cálculo aparece como
ferramenta. Isso pode ser esquematizado assim:
Da interpretação
da solução tiramos conclusões ou
fazemos previsões sobre o fenômeno. É sob essa ótica
que trataremos os conteúdos: partindo de uma
situação real apresentaremos as ferramentas
necessárias do cálculo.
Não deixe para estudar nas vésperas da prova. Também só assistir às aulas pode não ser suficiente. É necessário trabalhar no ritmo do curso. Aproveite os espaços na semana em que não há aulas. Reservei horários exclusivos para atendimento. Aproveite esse momento para conversar sobre algo em que você já pensou. As dúvidas fazem parte do processo de estudo e aprendizagem, e é preciso refletir e conversar sobre elas. Converse também com os colegas. A discussão em grupo costuma render bons resultados.
Nas aulas, e nas provas, as calculadoras serão utilizadas. Por isso, é interessante desde já providenciar uma calculadora científica simples.
A avaliação no curso consistirá de 02 provas, todas com igual peso. A seguir temos o calendário de provas e o conteúdo (aproximado) referente a cada uma. As datas em breve serão definidas e colocadas aqui:
Prova |
Data |
Conteúdo |
Primeira |
14/05 |
Generlidades
sobre conjuntos e Números
reais, potenciação e polinômios; generalidades sobre funções, funções
elementares e seus gráficos. |
Segunda |
30/06 |
Funções
exponenciais, logarítmicas, trigonométricas e racionais;
inequações. |
Substitutiva |
02/07 |
Todo o conteúdo, substituindo a menor das três notas. |
Final |
07/07 |
Todo o conteúdo, substituindo a menor das três notas. |
O curso, por hora, conta com um monitor, que atenderá da seguinte maneira:
Monitor |
Horário |
Local |
Matheus |
2as e 4as das 18h00 às 19h00 |
Sala de monitoria Bloco PC |
Além desse monitore haverá atendimento também pelo docente nos horários definidos.
Apesar de ser avisado em sala, visite a página regularente pois ela pode conter atualizações.
A seguir temos as listas de exercícios que cobrirão
cada bloco de conteúdo do curso. Você pode baixar cada arquivo em PDF e
imprimí-lo.
Lista 1: generalidades sobre funções; funções lineares, exponenciais, potências e inversas.
Lista 2: logarítmos; o número e; modelos de crescimento e decaimento; composição de funções e mudanças de escala.
Lista 3: funções trigonométricas; polinômios e funções racionais.
Entre em contato com sua coordenação para esclarecer dúvidas sobre questões administrativas envolvendo o curso, como prazos, matrículas, etc. Seguem os links para contatos com a Coordenação do curso de Engenharia Mecânica e a Coordenação do curso de Eengenharia de Bioprocessos.
Alexandre Trovon
,
Departamento de Matemática - UFPR, Curitiba, PR 81531-990
Atualizado em 19/03/2025