Funções vetoriais de uma variável real. Cálculo diferencial de funções de mais de uma variável. Integração múltipla. Cálculo vetorial. Teoremas de Green, Gauss e Stokes. Tópicos de Cálculo.
|
Cálculo de Várias Variáveis, de William G. MacCallum, Deborah Hughes-Hallett Andrew M. Gleason, et al. Editora Blucher.
Cálculo Vol. II, 5a edição, de James Stewart, publicado pela Editora Thomson.
Há diversos livros de cálculo que poderíamos estar seguindo. Entretanto, a grande maioria constrói a teoria ancorados em situações tradicionalmente muito teóricas. Os livros acima citados são de uma nova safra, construídos com base em pesquisas orientadas pela Universidade de Harvard. Eles constróem a teoria através de investigação de problemas, a maioria reais.
O primeiro livro apresenta todo o
conteúdo de uma forma sucinta, com base na
exploração de inúmeras
situações reais. Nesse link
você encontra a solução dos exercícios. O segundo contém todo
o conteúdo, em uma forma um pouco mais aprofundada. Na
biblioteca há vários volumes dele, facilitando
bastante a consulta.
Em um curso de ciência aplicada, como é o caso de
Engenharia Cartográfica, a matemática não
é “um fim em si mesma” mas uma
ferramenta para se tirar conclusões, fazer
previsões e analisar fenômenos.
É nesse contexto de “modelagem
matemática” que o cálculo aparece como
ferramenta. Isso pode ser esquematizado assim:
Da interpretação da solução tiramos conclusões ou fazemos previsões sobre o fenômeno.
É sob essa ótica que trataremos os conteúdos: partindo de uma situação real apresentaremos as ferramentas necessárias do cálculo.
Nas aulas, e nas provas, utilizaremos calculadoras. Por isso, é interessante desde já providenciar uma calculadora científica simples.
A avaliação no curso consistirá de 02 provas, todas com igual peso, e um trabalho opcional. A seguir temos as datas das provas e o conteúdo (aproximado) referente a cada uma:
Prova |
Data |
Conteúdo |
Primeira |
29 de outubro sexta-feira |
Funções de
várias variáveis, diferenciação. |
Segunda |
03 de dezembro sexta-feira |
Integraçao de
funções de várias variáveis. |
Final |
17
de dezembro sexta-feira |
Todo o
conteúdo. |
A seguir temos a descrição do trabalho (opcional) que deverá ser entregue até 03/12/2010.
Jogos e Entropia: Imagine que n times estejam concorrendo em um campeonato. No início da temporada, utilizando-se de diversos métodos, um torcedor experiente estimou que a probabilidade de o time i ganhar é algum número pi onde 0 ≤ pi ≤ 1 e p1+ p2+...+ pn = 1. Observe que exatamente um time vai ganhar, de modo que as probabilidades devem somar 1. Se um dos times, digamos o time i, tem certeza de ganhar então pi = 1 e todos os outros pj devem ser iguais a 0. Outro caso extremo ocorre se todos os times tem igual probabilidade de ganhar, de modo que os pi são iguais a 1/n e o resultado da temporada é completamente imprevisível. Dessa forma, a incerteza do resultado depende das probabilidades p1, p2,..., pn. Neste problema medimos a incerteza quantitativamente utilizando a seguinte função de entropia (que vem da teoria da informação):
Observe que, como pi ≤ 1 temos − log2(pi) ≥ 0 e portanto, S ≥ 0.
Verifique que limp→0p⋅log2(p) = 0. Isso mostrará que S pode ser definida como uma função contínua dos pi, se colocarmos p⋅log2(p)|p=0 igual a zero. Assim, S será uma função contínua em uma região fechada e limitada, atingindo um valor máximo e um valor mínimo nessa região.
A atual coordenadora do curso é a Profa. Maria Aparecida Zehnpfennig Zanetti. Entre em contato com ela para esclarecer dúvidas sobre o curso de Engenharia Cartográfica (prazos, matrículas, etc.). Mas lembre-se, a página do curso é sua amiga.
Alexandre Trovon , Departamento de Matemática - UFPR, Curitiba, PR 81531-990