Expressão Gráfica no Ensino

Home Objetivos Disciplinas Cronograma Seleção Linhas de Pesquisa

 

 

Inscrições: 26 de maio a 30 de junho de 2008

 O departamento de Desenho vem ao longo dos últimos 5 anos, estabelecendo uma política de atualização e melhoria na qualidade de ensino e dos serviços que oferece à comunidade. Desta forma, além de colocarmos em prática a (re)qualificação de nossos professores, viemos paralelamente melhorando nossas instalações, criando ambientes mais apropriados para o trabalho e para as aulas, discutindo junto às coordenações dos cursos que nosso departamento atende, sobre a reformulação dos conteúdos ministrados em nossas disciplinas, temos também oferecido cursos de extensão à comunidade que complementam e enriquecem a aprendizagem de nosso estudantes.

            Além disso, implantamos um laboratório informatizado para o ensino do Desenho e organizamos seminários para discutirmos sobre as linhas de pesquisa do departamento, contando com a presença de professores de outras instituições de ensino superior, de renome e com experiência suficiente para orientar as diretrizes de nossas decisões.

            Nossos questionamentos, análises e considerações convergiram para a constatação de que devemos promover gratuitamente um curso mais direcionado para a área de Desenho, que atenda às necessidades colocadas pela comunidade acadêmica e que supra inicialmente, a lacuna de pós-graduação em nível de especialização, existente nesta área em nossa Universidade e em nosso Estado.

            O ensino de Desenho tem suscitado nos últimos anos, muitas discussões e críticas, tanto em nível nacional como de forma mais localizada, em nível de coordenações e departamentos. As maiores preocupações estão localizadas no fracasso decorrente, em grande parte, de um processo de ensino que apresenta a linguagem gráfica dentro de uma visão obtusa, concebendo-a como um código isolado do contexto social.

            O desenho é a linguagem gráfica natural. Confúcio dizia que um desenho vale por mil palavras. E nisto há concordância unânime, pois a linguagem aplicada no desenho é muitas vezes mais clara e significativa do que a linguagem falada. Ela pode ser compreendida por todos, seja em qual idioma esteja expressa ou interpretada, dando-lhe com isso cunho de linguagem universal, assumindo, assim, lugar relevante na vida cultural, científica, artística e industrial de todos os povos.

            As pesquisas e reflexões feitas nas últimas décadas, no campo da linguagem do ensino do desenho, permitem repensar a prática da escola e questionar os pressupostos vigentes.

            Por fim, o departamento de Desenho quer com esta proposta contribuir de forma coerente e concreta no processo de integração da Universidade com o ensino fundamental, médio e superior, para corresponder às necessidades e expectativas da clientela alvo. Este projeto propõe uma resposta à necessária contribuição da Universidade no processo de aperfeiçoamento dos docentes e dos interessados em abraçar a carreira do magistério.

 

Departamento de Desenho: (0xx41) 3361 3039 / www.desenho.ufpr.br / ddes@ufpr.br
Última atualização: 30 março, 2007.