Conteúdos trabalhados

Sujeito à alterações

Etapas Atividades Categoria Nota Ativ. CH. Prevista
Trâmites administrativos
  • Termo de Colaboração de Estágio
Assíncrono 0 6
  • Relatórios legais de Estágio
Assíncrono 0 6
Debates
  • Debates pré-observação
Síncrono 5 6
  • Debates pós-observação e pré-regência
Síncrono 5 6
  • Debates pós-regência
Síncrono 5 6
Atividades de Observação
  • Presença nas aulas de Observação
Presencial 0 12
  • Elaboração de Registro da Observação
Assíncrono 15 12
Atividades de Regência
  • Plano de Aula da Regência
Assíncrono 10 24
  • Execução da Regência
Presencial 25 12
  • Elaboração de Registro da Regência
Assíncrono 10 12
Relatório Final Elaboração do Documento final, composto de:
  • Introdução
  • Objetivos iniciais do Estágio
  • Fundamentação Teórica
  • Registro das Observações
  • Plano de Aula proposto
  • Registro da Regência
  • Discussões do Estágio
  • Considerações
Assíncrono 25 24

CH prevista: Frequência atribuída para entrega no prazo.
CH atraso: Frequência atribuída para entrega em atraso de:

  • Até 3 dias, para atividades dos módulos;
  • Até 6 horas, para provas.
Não serão aceitas entregas de atividades com atraso superior aos indicados, importando em ausência total na semana. Os prazos ficam disponíveis na própria plataforma.

Voltar ao topo

Forma de Avaliação

O conteúdo está dividido em etapas e categorias. São previstas as seguintes etapas:

  • Trâmites administrativos: Obrigações legais para a realiza&cceil;ão do estágio, não submetidas à avaliação mas imperiosas para que o estágio aconteça.
  • Debates: Momentos de orientação e discussão dos temas abordados tanto na observação quanto na preparação para a regência.
  • Atividades de Observação: Atividades junto à turma de Ensino Médio, observando o desenrolar dos temas.
  • Atividades de Regência: Preparação e aplicação de aula, sobre temas debatidos.
  • Relatório Final: Preparação de documento final de registro de todo o decorrer do estágio
A execução das etapas pode ocorrer de forma concomitante, de acordo com as condições práticas.
Cada etapa terá sua avaliação na produção e entrega do material próprio.
A nota final da disciplina será a soma de todas as notas.
Os critérios de aprovação, reprovação e exame são os previstos na Resolução 37/97-CEPE.
Voltar ao topo

Referências Bibliográficas

Bibliografia Principal

CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage, 2012.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SILVA, W. R.; FAJARDO-TURBIN, A. E. Como fazer relat&oactue;rio de estágio supervisionado: formação de professores nas licenciaturas. Brasília: Liber Livro, 2012

Bibliografia Complementar

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e posições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.
BARLOW, M. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SCARPATO, MARTA (org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Voltar ao topo

Arquivos

Arquivo Atualização
Ficha 2 - Plano de ensino Início do semestre
Voltar ao topo