Sensoriamento Remoto II, Prof. Dr.Ing. Jorge Centeno - UFPR

Transformações espectrais

Multiplicação e divisão é possível, mas para que serviria?

Da mesma forma que se pode calcular a soma ou diferença pixel a pixel entre imagens torna-se possível também efetuar outras operações aritméticas como a multiplicação ou divisão, mas ... para que? O que pode ser obtido de interessante?

OBS: Uma das operações mais usadas é a divisão pixel a pixel. Bem, tome cuidado quando programar uma divisão, pois os dados de imagens estão armazenados como unsigned int de oito bits (uint8) e este formato não permite armazenar frações. Por isso, antes de nada deve transformar os valores a valores reais, tipo float ou double. Também considere que o produto de duas imagens pode variar de zero a +infinito e ainda pode ocorrer a divisão por zero, pois zero é um valor possível na imagem. BANDAX= BANDA1/BANDA2

A divisão de duas bandas de ima imagem pode ser útil para salientar as diferenças entre as bandas. Por exemplo, se se divide a banda do infravermelho próximo pela banda do vermelho pode se obter as seguintes situações:

  • vermelho > infravermelho ... 0-1
  • vermelho = infravermelho ... 1
  • vermelho < infravermelho ... maior que 1
  • Para pode armazenar estes valores em uma imagem de oito bits seria necessário mudar a escala do resultado, o que significa somar uma constante e multiplicar o resultado por outra constante, para depois adotar o valor inteiro. O melhor mesmo, seria mudar o formato usado e armazenar o resultado como double.

    Exercício
    - Carregue a imagem da Ilha do Mel ( mel600.lan). Ao lado você está vendo as duas imagens do vermelho e do infravermelho próximo (NIR). Como espera que seja o resultado de dividir NIR/RED para os pixels de vegetação? e para os de água? e os de areia?


    Para continuar voce pode voltar ao menu principal ou continuar para a próxima aula.


    Copyright © 2020
    Jorge Centeno: centeno@ufpr.br