Transformação IHS
Sistema R G B: Na escolinha nos ensinaram que a combinação de todas as cores daria o preto. Porém, alguns de nós fizeram o experimento e não resultou em preto. Alguma explicação?Na verdade, as cores que nos deram não eram as cores básicas puras, então não tinha como dar certo. Uns anos depois nos disseram que a soma de todas as cores dá o branco. Mas como? Não era o preto?
Bem, as duas afirmações estão certas, mas se feferem a dois fatos diferentes. A combinação de pigmentos segue o princípio da combinação subtrativa de cores. Já a combinação aditiva é aplicada à combinação de luz colorida.
combinação subtrativa: se aplica à combinação de pigmentos. As cores básicas são o ciano, amarelo e o magenta. A suma destas três cores daria o preto. Este sistema é encontrado nos pigmentos usados nas impressoras. Os cartuchos contêm essas cores. Note que, quando criança você não usava ciano nem magenta, por isso não conseguia o preto... :(
combinação aditiva Isso não vale quando se combina luz, como ocorre no monitor do computador. Neste caso, valem as regras da combinação aditiva, onde a soma de todas as cores produz o branco e as cores básicas são vermelho, verde e azul. Ao longo deste curso usamos apenas este tipo de combinação, pois trabalhamos no monitor do computador.
Assim sendo, as três cores básicas (R G B) definem um espaço tridimensional onde todas as cores que podem ser mostradas na tela estão incluídas. Na figura ao lado é mostrado este espaço, que forma um cubo, o cubo RGB. Na origem (0,0,0) se localiza o preto. No canto mais afastado da origem (255, 255, 255) branco, contendo o máximo de luz de todas as cores básicas. Ao longo da linha que liga estes pontos, todas as cores têm a mesma proporção de R, G e B, logo esta é a linha de cinzas. Nos extremos dos eixos se encontram as cores pura, R,G e B. Nos outros vértices podemos achar amarelo (Y= combinação de E e B), ciano (C=G + B) e magenta (M= R + B).
Para continuar voce pode voltar ao menu principal ou continuar para a próxima aula .
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br