Transformação IHS
Sistema IHS: Se a luz chega a nossos olhos como luz vermelha, verde e azul, então, dependendo da intensidade de cada uma destas componente, os cones irão perceber as cores. Se chega apenas luz vermelha e verde perceberemos a cor amarela, conforme visto no cubo RGB. Veja, por exemplo, a figura abaixo onde uns jogadores vestem de vermelho enquanto os reservas usam um colete cinza para se diferenciar dos titulares. O uniforme vermelho tem as cores [R=195,G=49,B=50] (Você pode ler estes valores usando o paint, por exemplo). Já o colete tem valores em torno de [R=108,G=165,B=52]. O uniforme tem a componente do vermelho bem alta em relação às outras, logo está claro que é vermelho. O colete tem a componente verde maior, mas o vermelho também é significativo. Por isso, este verde tenderia um pouco ao amarelo.Um time poderia jogar de verde e outro de vermelho, que você distinguiria as equipes na sua TV. mas, no tempo de seus avôs, a televisão era preto/branco. Na impossibilidade de transmitir a cores a única opção era enviar uma imagem preto e branco. Claro que transmitir apenas uma banda R, G ou B, não seria muito bom, pois se usamos apenas o canal azul, as duas cores se confundem, como visto abaixo, pois em ambos os casos os valores do azul são baixos. Então a opção foi transmitir o total de energia registrado nas três bandas, ou seja, uma imagem pancromática cobrindo R,G e B.
Podemos dizer então que o total de energia incidente é a soma das parcelas R, G e B. Isto é chamado de Intensidade. No exemplo dos jogadores, a camiseta teria intensidade I=195+49+50=294, e o colete I=108+165+52=325. Conclusão, o colete é mais claro que a camiseta. Pero no mucho....
Bem, temos definido a intensidade. Agora veja, na figura ao lado, o mesmo cubo RGB, mas levemente girado. Reconhece a linha de cinzas? O plano perpendicular a esta diagonal principal (Plano amarelo na figura), pode ser descrito usando coordenadas polares (ângulo e raio).
A origem do ângulo pode ser arbitrária, digamos na direção da cor vermelha, como mostrado na figura. Note que variando o ângulo a seta aponta para cores diferentes? valores bem baixos apontam ao vermelho, ângulos próximos a 50 graus apontam para o amarelo, maiores para verde, ciano, azul, magenta e, por último, os ângulos mais altos apontam de novo para regiões de vermelho. A direção, então da informação a respeito da cor predominante na luz, ou seja, o Hue ou matiz.
Por outro lado, o centro da circunferência mostrada à direita está localizado na linha de cinzas. bem, sendo cinza nenhuma cor predomina neste local, independentemente da Intensidade.
Podemos então dizer que no centro da circunferência a Saturação é baixa, nenhuma cor predomina.
Na medida em que o raio cresce e nos afastamos do centro, a cor se torna mais pura, mais saturada. Por isso, este raio é descrito como Saturation.
Bem, agora temos como descrever as prováveis posições dentro do cubo de cores, mas com termos mais fáceis de entender: Intensidade, Matiz e Saturação (Intensity, Hue, Saturation - IHS).
Para continuar voce pode voltar ao menu principal ou continuar para a próxima aula .
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br