Fusão de imagens
Avaliação do produto:Se um dia for comprar o resultado de uma fusão de imagens, então você gostaria de saber se o produto é bom e se sua qualidade é satisfatória. Da mesma forma, se quiser comparar vários métodos de fusão e escolher o mais adequado, como poderia proceder? Bem, uma primeira análise visual pode lhe ajudar, mas não seria bom poder medir o sucesso com parâmetros numéricos?
Primeiro, verifique se existe coerência espacial entre as duas fontes, multiespectral e pancromática. Se o registro imagemximagem não foi bem executado, as imagens não se superpõem exatamente, como é mostrado na figura ao lado. Veja os seguintes erros:
a) o campo escuro criou uma área vermelha devido ao deslocamento
b) o campo com solo parece maior
c) as margens do rio ocorrem duas vezes.
Por isto, é importante verificar a qualidade do registro com pontos de verificação bem distribuídos em toda a imagem e garantir erros inferiores a um pixel.
Como medir se houve perda de informação?
Bem, um bom começo para a análise e a comparação das médias das bandas antes e após a fusão. Se as médias estão parecidas, então pode-se dizer que a cor média da imagem não foi alterada significativamente, o que é um bom começo.
Desvio padrão
É esperado que o desvio padrão da imagem híbrida seja parecido, um pouco maior, que o da imagem original. Claro, isto porque a imagem pancromática tem mais textura e o desvio padrão descreve a dispersão dos dados em torno da média. Assim sendo, uma imagem com alta resolução espacial terá maior textura e, por conseguinte, maior desvio padrão. Porém, a diferença não deve ser exagerada. A pior situação é quando o desvio padrão da imagem final é menor que o da original. Nesta situação, pode-se concluir que o contraste diminuiu e, por conseguinte, a textura não foi realçada e houve perda de informações.
Correlação
É esperado que a imagem após a fusão, híbrida, tenha mais textura, mas ela deve ser parecida, em geral, com a imagem original. Isto quer dizer que áreas escuras na imagem original devem permanecer escuras na imagem final. Caso contrário, ocorrerá alteração das cores na composição colorida. Então, vale a pena conferir se estas duas imagens, antes e após a fusão, são correlacionadas.
Pergunta: E se... a correlação for negativa, porém alta?
Para continuar voce pode voltar ao menu principal ou continuar para a próxima aula .
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br