Sensoriamento Remoto II, Prof. Dr.Ing. Jorge Centeno - UFPR

Split & Merge (Dividir e depois juntar)

Este método busca as fronteiras dos objetos por divisões sucessivas e consiste de duas partes.
Divisão
Na primeira etapa se verifica se cada região é uniforme ( item 4 das leis da segmentação). Caso isto seja verdade, então o processo é detido. Caso contrário (existam regiões não uniformes), elas devem ser divididas. A divisão é dita sistemática, pois ela é sempre igual: divide a região em quatro retângulos iguais. A divisão sucessiva em quatro partes gera uma árvore quaternária (Quadtree), que permite descrever a topologia, a relação espacial entre regiões. Por isso, as regiões são sempre retangulares neste método.
A princípio, é considerado que a imagem toda é uma região. De preferência a imagem original deve ter tamanho (linhas e colunas) 2^n, para facilitar a divisão em quatro partes.
O resultado depende muito do critério de uniformidade. Pode-se usar, por exemplo, a variância da região, ou a diferença entre seus valores máximos e mínimos. Uniformidade(a,b)= | maximo(Regiao_A) - minimo(Regiao_A) | Fusão
Na segunda parte, uma vez obtidas regiões uniformes, o seguinte passo é verificar a condição 5 das leis da segmentação. Para isto, as médias das regiões adjacentes são comparadas. Caso a distância entre as médias seja inferior a um limiar pré-determinado, elas são consideradas como iguais e são fundidas. D(a,b)= | media(Regiao_A) - media(Regiao_b) |
exemplo: Considerando região uniforme aquela no qual a diferença entre o valor máximo e mínimo não supere 20.
A imagem original (a) é dividida em 4 partes (b). É verificado se estas regiões são uniformes, como algumas não são, elas são subdivididas (c). Repetindo o processo se chaga a (d) uma situação onde todas as regiões são uniformes. Porém, algumas regiões vizinhas têm valores iguais, então procede-se a juntar estas regiões (d), considerando a diferença entre médias de 10 unidades, até se chegar ao resultado final (f).


Agora você pode voltar ao menu principal, ou ao menu desta aula ou continuar para o próximo módulo .
Copyright © 2020
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br