LiDAR - Laser scanner: Sistemas aerotransportados
Neste caso, o sistema é instalado em uma plataforma aérea, geralmente um avião, que o carrega para sobrevoar a superfície do terreno e assim obter um modelo digital da superfície da terra.
O sistema de varredura é instalado no interior do avião e apontado para baixo, medindo na direção vertical.
Nesta situação, a posição e atitude (ângulos de rotação) do sistema são variáveis e dependem
da trajetória e condições do voo.
A questão da posição
Como a posição do avião muda a cada instante, é necessário determinar a posição instantânea do sensor com ajuda de receptores GPS/GNSS.
A questão da atitude
É impossível manter a plataforma aérea perfeitamente nivelada, pois ela sofre vibrações e rotações devido ao deslocamento, vibrações dos motores, vento, etc.
Por isso, é necessário determinar a atitude do sistema a cada instante, o que é feito, na prática, usando um dispositivo auxiliar, um sistema de medição inercial (Inertial Measurement Unit - IMU) , que mede os ângulos de rotação em torno dos três eixos.
Como estes dispositivos auxiliares são relativamente grandes, existem deslocamentos entre os três dispositivos de medição: scanner/GPS, Scanner/IMU; GPS/IMU.
A determinação das coordenadas de cada ponto, então, deve levar em consideração estas novas variávies
Como a determinação d aposição do ponto medido depende dos sistemas auxiliares (GPS/IMU), a acurácia de todo o sistema também é afetada pela acurácia destes dispositivos e pela correta medida do deslocamento entre dispositivos e seu correto alinhamento. Por este motivo, uma etapa de calibração do sistema precede cada missão, com o objetivo de diminuir os erros.
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Jorge Centeno: centeno@ufpr.br