LiDAR - DTM
É possível, mediante algoritmos de computador, separar os pontos que atingiram o terreno daqueles que foram refletidos por árvores ou prédios, o que permite estimar a variação do terreno mesmo em áreas cobertas por vegetação, como bosques. Porém, Se o bosque for muito denso, a penetração do laser é mínima e poucos pontos chegam no terreno. Uma forma de estimar a viabilidade do uso de laser scanner para esta finalidade é verificar se a luz solar penetra na floresta. Na fotografia abaixo é mostrada uma região do bosque do centro Politécnico da UFPR. Nota-se que existem clarões entre a vegetação, então espera-se que alguns feixes de um levamtamento laser atinjam o terreno. Porém, na outra fotografia, é visto que também existem outros obstáculos além do topo da vegetação, como troncos e folhas, que podem fornecer informações erradas.
Nesta serão apresentados métodos de classificação dos pontos disponíveis em duas classes: solo e não-solo. Como os pontos apenas tem suas coordenadas (x,y,z) e não temos informação da cor do objeto atingido, a classificação destes pontos se baseia principalmente no aspecto geométrico e a relação entre pontos vizinhos.
Estes processos também são chamados de métodos de filtragem, porque nele os pontos que não pertencem ao terreno são "filtrados", retirados.
Agora você pode voltar ao menu principal, ou ao menu desta aula ou continuar para o próximo módulo .
Jorge Centeno: centeno@ufpr.br