5. IMPACTOS PREVISTOS

5.1 IMPACTO CIENTÍFICO

  1. PRH/ANP: Consolidação dos Programas de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás Natural na UFPR, financiado pela ANP: o PRH/ANP (24) da UFPR .
  2. Recursos Humanos: O projeto está proposto com o suporte de um PRH/ANP UFPR que formará engenheiros do petróleo, em nível de graduação e pós-graduação atendendo demanda de mão-de-obra especializada da REPAR e SIX/PETROBRÁS e outras empresas da área de petróleo;
  3. Doutorado: Consolidação dos Programas de doutoramento com a criação de uma linha de pesquisa dedicada ao setor de petróleo e gás natural;
  4. Dissertações e Teses: Os temas a serem desenvolvidos através dos objetivos específicos listados no projeto, serão conduzidos inicialmente por alunos de mestrado financiados pelo PRH/ANP, tendo como resultado final a publicação de Dissertações de mestrado;
  5. Publicações: No curso dos dois anos do projeto, serão produzidos artigos técnicos e científicos com os resultados parciais do projeto, pelos professores e alunos, a serem submetidos para revistas especializadas e congressos científicos.
  6. Grupo de Eletroquímica Aplicada: A consolidação do Grupo de Eletroquímica Aplicada - GEA, através do envolvimento de pesquisadores das diversas instituições participantes e aquisição de equipamentos de estudo fundamental na caracterização de revestimentos e monitoramento de corrosão.


5.2 IMPACTO TECNOLÓGICO

  1. Desenvolvimento de técnicas que possibilitem definir parâmetros ótimos de monitoramento de corrosão criando uma condição mais favorável para uma ampla aplicação de técnicas de monitoramento "on-line".
  2. O monitoramento "on-line" em tempo real de unidades de processamento de petróleo aumentando significativamente a confiabilidade e disponibilidade do sistema com significativa redução do potencial de risco às pessoas, ao meio ambiente e às instalações.

5.3 IMPACTO ECONÔMICO

  1. A adoção de procedimentos de monitoramento de corrosão "on-line" em tempo real possibilita a inibição instantânea de processos de corrosão reduzindo, sensivelmente, os custos de manutenção.
  2. O desenvolvimento da técnica de caracterização de descontinuidades de revestimentos possibilitará a aplicação da técnica de monitoramento "on-line" em tempo real em outros processos.

5.4 IMPACTO SOCIAL

  1. A consolidação de pesquisas na área de petróleo e gás natural na Região de Curitiba cria um ambiente favorável à participação de pesquisadores recém formados ampliando oportunidades para um melhor aproveitamento de recursos humanos altamente capacitados.
  2. A implementação de cursos de formação na área de petróleo e gás natural amplia perspectivas de colocação no mercado de trabalho de Engenheiros recém formados.

5.5 IMPACTO AMBIENTAL

  1. Com um monitoramento mais eficiente de processos de corrosão há uma redução nos riscos de acidentes provocados por vazamentos.
  2. Otimização do consumo de materiais de reposição reduzindo a quantidade de resíduos sólidos.